Visão de mercado, liderança de equipe, empreendedorismo, foco em resultados, competitividade, autogestão. Estas são algumas palavras que fazem parte do universo dos negócios e não é segredo para ninguém o quanto o mercado está exigente na busca de soluções e estratégias que resultem em lucratividade.
Portanto, decisões assertivas exigem a capacidade de ficar atento às oportunidades, bem como possíveis ameaças. Para isso, monitorar e analisar o ambiente para se adaptar estrategicamente é uma boa saída aos executivos.
Algumas ferramentas tornam-se aliadas dos empresários para este olhar geral na saúde dos negócios. Mas, nem sempre isso é possível, então, a solução encontrada foi terceirizar os processos por meio do Business Process Outsourcing que, traduzido do inglês, significa “Terceirização de Processos de Negócio”, ou BPO Financeiro.
Essencial para o funcionamento do negócio, a ferramenta traz vantagens relevantes para profissionais da área contábil que vão desde o aumento da receita até a diferenciação do mercado. Em outras palavras, o BPO Financeiro é um serviço de alto valor que pode impulsionar o crescimento do negócio por meio da atuação do escritório contábil e expandir seus horizontes.
Quem já cuida de questões fiscais, societárias e trabalhistas dos clientes tem no BPO um apoio estratégico para a tomada de decisões financeiras de determinada instituição, estreitando, ainda mais o relacionamento com o cliente.
Escritórios que gerenciam grandes empresas brasileiras já contam com essa ferramenta que, por sua vez, contam com a confiança de um trabalho bem executado que, futuramente, tem o potencial de prospectar lucros e vantagens comerciais.
Entre elas, Bodytech, Brasilcap, Bureau Viritas, SEBRAE, Tour House, Cadam e Uptec, podem contar com a eficiência e transparência no controle de processos internos e, ainda, ter em mãos, processos automatizados e serviços compartilhados.
Com a competitividade do mercado empresarial, contadores viram a oportunidade de oferecer um serviço de consultoria que oferecesse ao cliente uma parceria na gestão do negócio, possibilitando o crescimento e prospecção lucrativa.
Outra vertente que jogou luz ao BPO foi o desenvolvimento de diversas tecnologias que trouxe uma mudança nas exigências relacionadas à atuação dos especialistas contábeis, neste caso, para evitar a obsolescência no mercado de trabalho, alguns conhecimentos são indispensáveis.
O que é o BPO Financeiro?
O BPO financeiro está ligado diretamente à área de finanças de uma empresa que passa a ser gerenciada externamente com foco na tomada de decisão. A sigla BPO vem do inglês Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio: uma tendência global de transferir áreas administrativas para empresas terceiras.
Logo, o BPO é uma solução encontrada para a terceirização da gestão financeira da empresa. Neste caso, um escritório contábil é o melhor indicado para trabalhar com este procedimento, pois tem proximidade com as contas, informações sobre patrimônio, fluxo de caixa e conhece a rotina financeira dos clientes.
Tendência de negócio, o BPO está sendo, cada vez mais, oferecido pelos escritórios que usam a ferramenta em seu portfólio de serviços incluídos na categoria premium, ajudando as empresas a manterem a saúde financeira do negócio e trazendo oportunidades futuras de rentabilidade.
Na realidade, se antes as empresas procuravam por profissionais especializados na área financeira, por sua vez, estas pessoas devem ser especialistas também na gestão de negócios.Nesse sentido, ocorre uma valorização de características que permitam que o profissional contribua com diversos departamentos e tenha uma visão mais ampla da organização.
Como funciona o BPO Financeiro e quais os seus serviços?
Assim como o BPO Financeiro pode contribuir para a gestão financeira da empresa, é um serviço altamente valorizado pela capacidade de impulsionar o crescimento do escritório contábil e expandir horizontes.
Com a retomada das atividades e a flexibilização da quarentena imposta pela crise do novo Coronavírus, a gestão tributária por meio do BPO surge como tendência, uma vez que as corporações dedicam mais de 1.500h por ano na apuração de impostos.
Este é o momento de colocar a casa em ordem para dar início ao planejamento de 2021 e, no segmento fiscal, postergar as obrigações se tornou ainda mais desafiador para gerir a agenda tributária brasileira.
Vários serviços podem ser oferecidos com o BPO financeiro: geração das obrigações fiscais, classificação e reorganização de dados viabilizando novas entradas de maneira inteligente, automação de cálculo de impostos, gerenciamento de documentos fiscais, entre outras possibilidades.
Além disso, o especialista contábil pode também atuar na negociação de prazos e o pagamento gradual das obrigações fiscais reorganizando as contas, reduzir riscos com a retomada e aumento das vendas e, ainda, focar na eficiência de custos e solução organizacional.
Qual a diferença entre BPO Financeiro, Consultoria e Assessoria?
Com grande destaque no mercado, o profissional que atua com BPO se tornou um facilitador nas contas empresariais atualmente. Entretanto, devido à sua atuação com as contas financeiras ainda há dúvidas entre sua função quando comparado ao serviço do consultor e assessor.
O BPO é o serviço terceirizado que irá trabalhar diretamente com a área financeira da empresa, ou seja, é ele quem irá reduzir custos e aumentar a produtividade dos negócios.
Já a Consultoria é o serviço oferecido pelo especialista em determinado assunto para expressar sua opinião diretamente a empresário e sua atuação dentro da empresa. É ele quem irá aprimorar as tarefas, indicando o que é melhor também para cada colaborador.
Por fim, a assessoria atua na assistência direta auxiliando em projetos que visam melhorar os processos na empresa, bem como na execução dos serviços. Vale ressaltar que as três atuações estão interligadas e são complementares para o sucesso dos negócios.
Quais as vantagens de fazer um BPO Financeiro?
Na fase de retomada das atividades depois da quarentena imposta pela disseminação do Coronavírus, muitos empresários estão em renegociação das responsabilidades fiscais. É aí que entra o profissional que atua com o BPO Financeiro.
O serviço garante, entre outras coisas, que a empresa tenha a oportunidade de melhorar, de forma gradual, a produtividade dos funcionários, bem como a qualidade de determinadas atividades administrativas.
Além disso, o BPO Financeiro permite também que o empresário conte com a expertise de profissionais qualificados e renomados no mercado com know how em hardwares e softwares projetados para executar processos específicos otimizando o tempo e a rotina da empresa.
Ainda assim, quem contrata os serviços de profissionais que atuam com o BPO Financeiro evitam a utilização desnecessária de recursos próprios e, muitas vezes, inadequados à realidade do negócio, reduzindo custos e obtendo maiores margens de lucro.
Para quem o BPO Financeiro é recomendado?
Normalmente, o BPO financeiro é recomendado para empresas de médio e pequeno porte, porém, startups e negócios menores também podem usá-lo. Ao contratar os serviços de um BPO Financeiro o gestor deve ter em mente que este profissional deverá utilizar ferramentas específicas que trarão, entre outras vantagens, a organização do seu negócio.
A contratação de um escritório com especialização em BPO pode atender às demandas de todas as empresas, geralmente, nas áreas de contabilidade e departamento pessoal. Facilitado pela reforma trabalhista, este tipo de atuação permitiu que os empreendedores utilizassem o BPO em diferentes áreas do negócio ou de forma setorizada.
As indústrias também podem contratar esse serviço para determinado departamento e o mesmo vale para outras áreas também, como a varejista e de serviços. Por sua vez, essa atividade de gestão de controladoria é capaz de agregar às médias e grandes empresas, a profissionalização que na grande maioria das empresas com origens familiares é tão essencial.
Um executivo com conhecimentos nas áreas de controladoria e contabilidade agrega aos empresários uma visão de gestão de recursos e principalmente de grau de alavancagem financeira/endividamento sadia. De modo geral, não existe uma área de negócio que não seja possível empregar o BPO com foco na otimização da atividade empresarial, seja ela de serviços, indústria ou comércio.
Quando o gestor decide contratar os serviços do BPO Financeiro, geralmente, é porque já não tem mais a capacidade de cuidar das estratégias do negócio e passa muito tempo gerenciando equipes, resolvendo problemas financeiro ou prospectando novos clientes e fidelizando os atuais.
Uma opção para garantir também o sucesso do BPO financeiro é escolher planos e pacotes personalizados para garantir uma remuneração compatível com a demanda e serviço de cada empresa.
Existem alguns sinais claros que indicam a necessidade dos serviços de BPO Financeiro. O primeiro deles é a ausência de uma equipe interna especializada na área financeira quando o empreendedor possui pessoal reduzido ou receita de contratação enxuta.
A dificuldade em manter um processo de gestão financeira eficiente, muitas vezes porque o próprio gestor não tem tempo ou interesse na área é outra realidade comum no meio empresarial que indica a necessidade desse serviço.
Outra evidência é quando a empresa começa a crescer e a estrutura de gestão financeira deixa de acompanhar, seja por ausência de processos, seja por equipe inadequada, tornando assim a avaliação dos resultados uma verdadeira agonia.
Quanto custa em média o BPO Financeiro?
Em um ano desafiador como 2020 e de acontecimentos financeiros históricos para as empresas, não contar com esse tipo de serviço que visa a organização das contas, bem como a prospecção e aumento do lucros, pode trazer sérias dificuldades à definição de estratégias e novas formas de atuação.
Sendo assim, a máxima entre o custo e o benefício de se ter esse tipo de serviço na organização é sempre vantajosa. Os valores variam em função do volume de transações da empresa, em média, R$ 500,00 mensais.
O investimento precisa ser avaliado sob o ponto de vista do custo-benefício: a gestão financeira fica por conta do profissional especializado, o empresário tem, em mãos, relatórios relatórios estruturados e análises de indicadores, o que proporciona decisões mais embasadas e assertivas e redução de mão de obra interna.
Uma opção para analisar a viabilidade da contratação desse tipo de serviço é comparar o custo anual da terceirização com o custo de contratação de funcionários administrativos e/ou financeiros, incluindo salários e encargos previdenciários.
Quem pode fazer BPO Financeiro?
Para o serviço de terceirização ser efetivo, o profissional deve ter acesso à rotina financeira da empresa, desde contratação de equipe, materiais e processos de negócio, portanto, para a contratação desse serviço é preciso um especialista na área contábil que seja de confiança.
Ao contratar esse serviço o empresário fornece todas as informações ao profissional e dá a ele o controle de todos os dados confidenciais e de responsabilidade do departamento financeiro, ou seja, o coração da empresa nas mãos de um contador.
Por outro lado, sem a ajuda desse profissional a empresa pode ter problemas como erros constantes nos registros e movimentações, falta de informação sobre a saúde financeira do negócio, multas e penalidades desnecessárias por atrasos em pagamentos e descumprimentos de leis e até ocorrência de fraudes.
A parceria com a contabilidade é fundamental, uma vez que toda a orientação com informações legais, emissão de guias, revisão de alíquotas de impostos e análise tributária validará o trabalho do BPO financeiro.
Assensus Contabilidade
Detentora do Selo Gold de Qualidade IOB, que atesta à empresa a utilização de ferramentas adequadas para apoiar e assessorar os clientes em suas rotinas, de forma segura e dentro da conformidade tributária, trabalhista e contábil, a Assensus Contabilidade possui profissionais especializados para gerir a saúde financeira das empresas.
Com sólida experiência e profissionais com carreira consolidada, possuem processos seguros e eficientes por meio das mais novas tecnologias da área. Atuantes em toda cadeia contábil, tributária, folha de pagamento e financeira de forma integrada e individualizada, os especialistas possuem total expertise para atuar também com BPO Financeiro.
Uma boa gestão financeira, alinhada com uma expertise contábil, é a fórmula certa para o sucesso empresarial e faz com que o cliente ainda tenha todo o controle financeiro de forma integrada e compartilhada ao negócio otimizando processos e melhorando resultados.
Conclusão
Segundo o Sebrae, o planejamento prévio, comportamento empreendedor e gestão empresarial são as três principais “causa mortis” das empresas brasileiras nos cinco primeiros anos de existência.
Do total de empreendedores que chegam a fechar as empresas, 37% não sabiam a melhor localização, 33% não tinham informações sobre fornecedores, 32% não conheciam os aspectos legais do negócio, 31% não sabiam o investimento necessário para o negócio e 18% não levantaram a qualificação necessária da mão de obra.
O planejamento dos gestores tanto na abertura quanto no cotidiano da empresa é fundamental para sua saúde e vida longa, portanto, a parte financeira e contábil deve estar contemplada em todas as etapas e períodos da empresa.
Diante disso, uma má gestão pode impactar no desempenho e até mesmo na falência das empresas quando os gestores, de forma geral, não se preocupam com a gestão financeira e se esquecem que ela é obrigatória.
Fazer uma boa gestão financeira com uma boa gestão contábil, que é exatamente isso que as empresas de BPO Financeira ofertam, faz com que a probabilidade de sucesso aumente consideravelmente.
Neste cenário, encontrar alternativas para otimizar o tempo é fundamental e uma delas, por exemplo, pode ser recorrer a terceirização de alguns setores da empresa. Aliás, muitos empreendedores já entenderam isso e passaram a terceirizar a contabilidade, o setor fiscal e a folha de pagamento e passaram a contratar os serviços do BPO Financeiro.
A Assensus Contabilidade pode ser uma ótima parceira que irá oferecer o posicionamento estratégico da empresa e abrir espaço para expandir os serviços e obter mais lucro e visibilidade ao negócio.
O serviço de B.P.O da Assensus é oferecido com total tecnologia e ferramentas de acompanhamento para gestão da carteira financeira, por meio de uma estratégia ágil que possibilita a redução de custos coligada a economia de tempo, bem como a melhoria da gestão financeira (cobrança, contas a receber, contas a pagar e conciliação bancária).
Ainda assim, os clientes podem obter dados sobre sua performance por meio de relatórios e análises efetivos.
Precisa organizar a rotina e manter a saúde financeira da empresa? Conte conosco!