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Dropshipping: o que é, como funciona, quanto ganha e como começar

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O sistema conhecido como dropshipping facilita as vendas de um ou mais fornecedores, sem a necessidade de armazenamento dos produtos.

Nesse modelo de negócio, é o fornecedor que fará todos os trâmites de logística, desde o recebimento do pedido, o empacotamento e entrega para o cliente final.

O mercado de vendas online está em crescente expansão, as projeções são de 28,8% de crescimento e devem movimentar aproximadamente US$ 557,9 bilhões até 2025, segundo projeções da Grand View Research.

Um setor impulsionado por lojas virtuais, que nem sempre precisam ter estoque próprio.

Por meio do dropshipping o vendedor é parceiro de um fabricante e as vendas são feitas por meio de uma loja virtual, que requer um controle rigoroso sobre todos os processos.

Mesmo com investimento razoavelmente baixo, os dropshippers assumem riscos, devem investir pesado na divulgação dos produtos e das marcas que representam.

Nesse sistema o contato com os clientes é essencial, especialmente por meio das mídias digitais.

Um novo negócio que se mostra atrativo e promissor no Brasil. Entre os fornecedores de dropshipping mais conhecidos estão a AliExpress, SaleHoo, Doba, Central do Atacado, Sunrise Atacado, entre outros.

O que é dropshipping?

dropshipping mulher caixa

Considerado um método de atendimento de terceiros, o sistema de vendas no varejo dropshipping significa vender, sem ter que arcar com os custos dos produtos antes de repassá-los aos clientes.

Mais conhecido como estoque na fonte, é uma técnica de gestão onde os fabricantes se responsabilizam por toda logística de separação e entrega do produto.

Nesse caso, o dropshipper é quem vende, se responsabiliza pela divulgação da marca e da venda propriamente dita. Não mantém produtos e nem estoques, mas oferta e comercializa itens de uma ou mais marcas, por meio de internet, catálogos, promotores ou até mesmo lojas físicas.

Assim que o fornecedor recebe o pedido ele se responsabiliza pela logística de entrega. No dropshipping o revendedor é a figura central da transação comercial. Ele se responsabiliza pelo marketing, vendas, controle de pagamentos, podendo até monitorar o pedido até a entrega final.

Para o fabricante, o método é extremamente rentável, pois se concentra na produção e na entrega, sem se preocupar com a burocracia do processo de vendas, no investimento e no capital humano que seria necessário para isso.

Dropshipping é crime?

Definitivamente não. O dropshipping não é uma prática comercial duvidosa e sim, uma maneira eficiente de se pensar sobre a execução de venda.

A técnica requer investimento técnico e também de tempo, gerando rendimentos seguros e crescentes, na medida que a carteira de clientes cresce.

Os fornecedores podem ser internacionais como Aliexpress, Alibaba e a Oberlo ou nacionais como Vivo na 25, Yakao, Xtreme Atacado, Ponto Mix Import, Atacado das Sacoleiras e muitas outras.

Como funciona o dropshipping?

dropshipping compras online

Em vigor desde a década de 50, um dos precursores do dropshipping foi Richard Sears, com suas vendas por catálogo.

A partir daí esse modelo de vendas só cresce, em especial pela internet, por meio do e-commerce. É na loja virtual, que o dropshipper cuida da divulgação dos produtos, da venda, dos pagamentos e também do atendimento ao cliente.

O fabricante ou fornecedor foca na produção, no estoque e no sistema de entrega. Os lucros são gerados pela diferença entre o custo do produto no atacado, acrescido pelo frete e o preço de venda no varejo. Podendo ainda ser definido por meio de porcentagem pré-definida.

Preço, qualidade e reputação são os principais pontos fortes do dropshipping. Nesse modelo de negócio o cliente concretiza o pedido na plataforma de e-commerce.

Em seguida o vendedor envia a ordem de compra para o fornecedor, tudo de forma on-line. E esse, por sua vez, se torna responsável pela entrega.

Por que fazer dropshipping?

O baixo custo de investimento, sem mão de obra e matéria-prima, são algumas das principais vantagens do dropshipping. Porém é preciso aprofundar os conhecimentos sobre as ferramentas na web, porque as vendas são concretizadas por meio de plataformas sociais, sites ou aplicativos.

O início das operações é relativamente rápido. Basta criar e colocar a loja virtual no ar e começar a vender, seja pelo computador ou por telefone, em qualquer lugar. Porém é preciso avaliar alguns riscos como baixa margem de lucro, controle de estoque, possíveis erros na plataforma de trabalho, custos de envio e até mesmo o perfil do público consumidor.

Quanto se ganha com dropshipping?

dropshipping mulher anotacoes

No sistema dropshipping é possível ganhar dinheiro vendendo qualquer coisa, de joias a carros e até mesmo serviços. O sucesso do negócio depende exclusivamente da dedicação e da abordagem. Porém as margens de lucro em geral são baixas, isso porque os custos com estoques e armazenamento são muito baixos, visto que o dropshipper trabalha como intermediador entre o cliente e o fornecedor.

Em geral os percentuais de lucro podem ser de 15% a 45%, podendo chegar a 100% dependendo do fornecedor.

Mas antes de se pensar na lucratividade é preciso escolher muito bem o nicho de mercado e optar por uma plataforma de trabalho que ofereça suporte para esse tipo de negócio.

Quais são os riscos do dropshipping?

Como em qualquer tipo de comércio, quem pretende investir no dropshipping deve avaliar os riscos do formato de e-commerce, em especial a falta de controle nos processos e na entrega do produto. Isso porque envolve diversas variáveis como a disponibilidade do item e a localidade da entrega.

Em caso de atrasos e do não cumprimento dos prazos definidos, a responsabilidade cairá sobre a loja e não sobre o fornecedor. Falhas na comunicação também prejudicam o processo de venda.

Baixa margem de lucro

Mesmo com baixa lucratividade, o dropshipping é considerado um negócio viável, em especial pelo baixo investimento que o negócio requer. As margens de lucro podem oscilar entre 15% e 45%, porém para bens de consumo duráveis ou artigos de luxo, como joias, carros ou eletrônicos, podem chegar a 100%.

O lucro pode ser maior se o lojista não ficar preso a um único produto ou fornecedor. A diversificação pode ser uma boa alternativa para aumentar as vendas e, consequentemente, a lucratividade.

Controle de estoque

No modelo de negócio dropshipp não existe estoque, porém o investidor precisa centralizar a gestão, entendendo seu e-commerce como uma extensão da loja física. Os processos devem ser automatizados, bem como deve estar treinado e conectado aos fornecedores.

Erros nas plataformas de dropshipping

O site ou a página de vendas precisa ser otimizada para que o cliente tenha o melhor atendimento possível. Um visitante deve ser convertido em um potencial comprador. Para isso é preciso ter mais de uma imagem do produto, com sua descrição correta, avaliações e depoimentos.

A velocidade do site é fundamental para o sucesso da venda. Para deixar a página mais leve e de fácil navegação é preciso usar imagens compactadas. Nesse caso é possível adotar aplicativos de compressão de imagem como TinyIMG ou Image Optimizer no Shopify.

Evite layout de controle deslizante e não se deve instalar muitos aplicativos ao mesmo tempo.

O tempo de carregamento da página deve ser em média de três segundos. Estudo do Google indica que se a página demorar mais que isso, 53% das pessoas saem dos sites buscados.

Carrinhos abandonados e as mensagens não respondidas podem ser problemas. Adicionar códigos de cupons pode ser um empurrãozinho para que a pessoa conclua a compra.

Ferramentas como o SMS Bump permite enviar lembretes de carrinho abandonado, bem como pedir um feedback para o cliente e muito mais.

Problemas com custo de envio

Os custos de envio variam de acordo com o sistema de entrega escolhido (Correios, Transportadora, etc), bem como a localização do comprador. Porém, no dropshipping, estes custos são de responsabilidade do fornecedor.

Mas geralmente o alto custo no frete é um dos principais motivos que fazem o comprador abandonar os carrinhos de compras no meio da transação. Adotar taxas fixas ou frete grátis para determinadas localidades podem servir de incentivo para os clientes.  Prazos longos de entrega também desestimulam os compradores.

Como começar um negócio de dropshipping?

dropshipping carrinho

Fácil e rápido de se começar, um negócio de dropshipping exige dedicação e controle de todos os processos. É preciso:

  • Entender os mecanismos de funcionamento;
  • Saber o que vender;
  • Escolher o nicho de mercado;
  • Ter um nome de domínio;
  • Criar uma loja on-line ou site;
  • Selecionar os fornecedores;
  • Testar e comprovar a qualidade dos produtos escolhidos;
  • Pesquisar os concorrentes;
  • Optar por ferramentas de vendas e de pagamentos eficientes;
  • Criar boas estratégias de publicidade.

Encontre um nicho de mercado

Este é um dos principais itens que podem garantir o sucesso ou não de um novo empreendimento. No dropshipping ele é essencial para definir o perfil do cliente final, facilitando também a divulgação e vendas.

Em 2020 os melhores nichos de mercado para dropshipping foram casa e jardim, beleza, saúde, vestuário, acessórios, esportes, entretenimento, mamãe e bebê, relógios, brinquedos, hobbies, celulares e smartphones.

Estabeleça relação com fornecedores confiáveis

Escolher fornecedores confiáveis é um importante passo para quem vai investir em dropshipping. Trabalhar diretamente com o fabricante do produto pode ser uma boa saída, em especial, em relação ao preço, que poderá ser mais competitivo.

Oferecer preços mais atrativos, pode resultar em aumento nas vendas, porém é preciso avaliar a lucratividade e a consolidação da marca. Preços muito baixos, em relação aos praticados no mercado, podem gerar suspeitas. O tempo de entrega deve ser claro e calculado no momento da compra.

Prazos muito longos geram abandono de carrinho de compras. A política de troca, devolução e reembolso deve ser bem avaliada e descrita de forma clara para o consumidor. Os sistemas de solicitação de pedidos devem ser automatizados para agilizar a compra e evitar erros.

Portanto, conhecer a fundo a reputação da marca e escolher boas ferramentas de trabalho na plataforma escolhida para o dropshipping são essenciais para a consolidação dos resultados.

Crie um domínio para a sua loja virtual

O domínio nada mais é do que escolher o endereço do site ou da loja virtual na internet. Ou melhor, qual será o nome pelo qual será encontrado.

Já o registro de domínio e a renovação dos endereços é o serviço realizado por quem administra esses nomes. A criação de uma loja virtual pode ser feita por empresas especializadas ou adquirir o domínio em sites de hospedagem.

O custo médio para registro de domínio gira em torno de R$ 40,00 por ano, podendo ser pago por até dez anos. No site registro.br é possível fazer o cadastro, pesquisar o nome e realizar o registro de domínio.

Encontre um bom serviço de hospedagem para a sua loja

Encontrar um bom serviço de hospedagem, pode ser uma tarefa não muito fácil. O mercado disponibiliza diversas empresas e preços. A hospedagem é a localidade que irá armazenar na internet, os registros como imagens, códigos, e-mails e textos do site.

Entre os melhores serviços existentes estão Hostinger, Locaweb, Hostgator, Hosting24, Weblink, UOL Host, GoDaddy.O custo médio para hospedar um site ou loja virtual varia de R$ 200,00 a mais de R$ 10 mil mensais, dependendo da complexidade do serviço.

Selecione os produtos que serão comercializados

A diversidade de produtos que podem ser comercializados no sistema dropshipping é praticamente infinita. A seleção dos itens dependerá essencialmente do nicho de mercado e do público consumidor desejado.

A lista é grande para o comércio eletrônico e tem na saúde, no bem-estar, cuidados pessoais e no treino, um dos principais nichos de vendas em 2021. Artigos pet, de tecnologias, linha fitness, utensílios para casa, podem elevar o faturamento.

Entre os melhores produtos estão as máscaras, escovas de dentes elétricas ou de bambu e os tapetes de ioga.

Dropshipping nacional ou internacional? Vantagens e desvantagens

Quando se pensa em vendas on-line a facilidade na comercialização e os lucros relativamente fáceis chegam sempre em primeiro lugar. Baixo custo para iniciar um negócio, isenção de estoque e a variedade de produtos estão entre as principais vantagens do modelo dropshipping.

Porém a margem de lucro pequena e a falta de controle na entrega, na tributação e possíveis trocas ou devoluções podem ser alguns dos problemas no dropshipping nacional ou internacional.

Estudo do PayPal mostrou que em 2020 o Brasil totalizou mais de 1,3 milhão de lojas on-line, com 40,7% de crescimento ao ano.

Expansão do e-commerce favorecida pela modalidade dropshipping, em especial com fornecedores internacionais como o Aliexpress. Entender as diferenças entre as empresas nacionais e as importadas é importante para o sucesso do negócio.

Nos fornecedores de fora o prazo de entrega costuma ser entre 30 e 60 dias, enquanto os fornecedores nacionais conseguem entregar até no mesmo dia, dependendo da logística e da localização do cliente.

Ao escolher um fornecedor internacional é preciso ter ciência do tempo de entrega, da possibilidade de extravio da mercadoria, das taxas alfandegárias e de envio, da perda do lucro e até do reembolso. Entre as vantagens do fornecedor nacional destaque para:

  • Prazos de entrega reduzidos, entre dois e dez dias;
  • Estoques adequados para venda;
  • Maior margem de planejamento;
  • Problemas de entrega e de cancelamentos reduzidos;
  • Garantia na compra e na facilidade para possíveis trocas;
  • Maior proximidade de relacionamento;
  • Redução das taxas e impostos.

Como funciona a questão tributária e a contabilidade em geral em um dropshipping?

dropshipping business

Independente do tipo de fornecedor escolhido é preciso formalizar a empresa também para quem irá atuar nos sistemas dropshipping.

A medida permite pagar menos impostos. Por exemplo, uma pessoa física paga 27,5% se ganhar acima de R$ 4.664,68 por mês. Com certeza, mensalmente um dropshipper irá faturar muito mais que isso.

Como a profissão ainda não é regulamentada no Brasil, a formalização da empresa deve ser feita com apoio de um contador ou de empresas especializadas como a Assensus Contabilidade. A pessoa poderá escolher entre os regimes do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

A abertura de MEI ainda não é possível para dropshipper, porque além da falta de regulamentação da profissão, seu faturamento anual deve ultrapassar o limite de R$ 81.000,00 do MEI. Portanto o regime tributário ideal dependerá do faturamento estimado, podendo variar entre 6% e 16,33%.

Para produtos importados acima de 50 dólares a Receita Federal estipula alíquota única de importação de 60% sobre o valor do produto, mais o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de acordo com a tributação de cada estado.

Além disso, o dropshipper deve estar atento a outras obrigações contábeis, como entrega de declarações ou folha de pagamento, caso tenha funcionários.

Assensus Contabilidade

Optar por empresas que façam contabilidade digital é uma maneira ágil e confiável de lidar com as demandas tributárias, deixando o dropshipper livre para vender.

A Assensus Contabilidade ajuda nas operações de dropshipping, oferecendo assessoria completa e as melhores ferramentas de controle tributáveis e soluções corporativas.

A Assensus possui equipe contábil e jurídica que trabalha focado, sem burocracia, realizando atividades como análise, orientação e controle da aplicação da legislação vigente, entre outras atividades.

Para isso conta com tecnologias e programas, que simplificam a operação, proporcionando ao cliente mais transparência e eficiência.

Outro diferencial da Assensus Contabilidade é fornecer um atendimento consultivo, próximo e dinâmico, tudo de forma personalizada, de acordo com a necessidade do contratante.

Através de processos automatizados de execução e monitoramento, a empresa ajuda na tomada das melhores decisões para a empresa, facilitando seus processos e obrigações.

Conclusão

dropshipping delivery

A crescente demanda, em especial em tempos da pandemia do coronavírus, impulsionou as vendas on-line e por consequência o crescimento de lojas virtuais.

No Brasil o formato dropshipping ganhou força nos últimos anos, em especial por ser uma atividade com baixo investimento, poucas despesas e bons lucros.

O sistema de vendas terceirizadas dispensa estoque físico de produtos e deixa para o fornecedor a responsabilidade da logística de separação e de entrega. O e-commerce funciona mais como uma vitrine para venda, mas merece alguns cuidados e atenção.

O investimento para criar e manter a loja virtual é relativamente baixo, com maior mobilidade de trabalho. Ou seja, o dropshipper pode cuidar da loja de qualquer lugar, por meio de um computador ou celular, pelo tempo que desejar.

Apesar de apresentar alguns riscos como dedicação, atenção e um bom planejamento é possível superar as adversidades, obtendo bons lucros e trabalhando de onde desejar.

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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