Com a chegada do “novo normal”, pós-pandemia do coronavírus, a retomada da economia segue em ritmo acelerado, em especial para o setor de vendas on-line. Quer conhecer 10 ideias de negócios promissores em 2021?
Empreender é a palavra chave do momento e saída para milhares de pessoas que buscam renda e qualidade de vida.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE), estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avance 2,6% em 2021. Dados do Ministério da Economia mostraram que somente entre maio e agosto de 2020 foram abertos mais de 782 mil negócios no país.
Alta de 6% em relação aos primeiros quatro meses do ano. Portanto, investir está em alta e impulsionando o desenvolvimento da economia brasileira, mudando o cenário positivamente.
Neste texto traremos algumas dicas e ideias de negócios para empreender nesse momento de boas expectativas comerciais. E-commerce de informática, desenvolvimento de games para celulares, comércio de alimentos e de vestuário ou clube de assinatura estão entre as opções mais viáveis.
Como ter boas ideias de negócios para empreender?
Quando se fala em abrir qualquer tipo de negócio, inovar é sempre a melhor opção.
Serviços dinâmicos e a presença digital são fundamentais para quem busca um lugar ao sol. Mas, boas ideias de negócios e inovação apenas não bastam. É preciso gerar resultados, seguindo alguns passos importantes:
1 – Entender e identificar o princípio do problema. A estratégia é analisar e mapear possíveis soluções;
2 – Conhecer muito bem o público alvo, o mercado e as tendências de consumo;
3 – Criar e desenvolver o produto ou serviço que será comercializado, considerando algumas variáveis, como maquinário, planta da fábrica e embalagem;
4 – Implementar, momento onde a ideia se transforma em inovação. Fase onde se aplica tudo o que se aprendeu. Para inovar existem vários caminhos, desde treinar a equipe até uma simples mudança na embalagem do produto. Ações que podem gerar grandes resultados.
Faça uma análise do seu perfil como empreendedor
Conhecer muito bem o perfil de um empreendedor é um passo importante para se obter bons resultados no trabalho desejado.
Imaginação, determinação, organização, liderança,conhecimento técnico, são algumas de suas principais características de quem busca ideias de negócios.
Responder a algumas perguntas pode ajudar nesse autoconhecimento.
O que pensa em momentos de crise e sobre influenciar ou ajudar pessoas? Você se considera uma pessoa avançada?
Respondido a estas questões é hora de colocar em prática suas ideias, lembrando que para empreender é preciso muito mais que iniciativa. Deve-se ter planejamento, persistência, liderança, comprometimento e comunicação.
Selecione atividades compatíveis com o seu perfil
Bons resultados somente são gerados quando se conhece muito bem as habilidades para desenvolver as atividades almejadas.
Imagine um biólogo que não gosta do contato com insetos ou um jornalista que não se informa. Claro que estarão fadados ao fracasso profissional.
Por isso, é essencial escolher atividades compatíveis com o seu perfil e suas habilidades. Conhecimento sobre as características da atividade profissional escolhida deve ser priorizada também.
Por exemplo, para atuar em administração, negócios e serviços, o profissional deve ter iniciativa, espírito de liderança, querer empreender, ser organização e ter facilidade com cálculos.
Já quem pretende ingressar na área da saúde deve gostar de ajudar, ser detalhista, se interessar por questões científicas e sociais, além de saber lidar com situações de alto estresse.
Tenha em mente sua necessidade de retorno rápido ou a longo prazo
Quando o assunto é retorno financeiro é preciso primeiro lidar e identificar as necessidades e seu grau de urgência. Assim, é possível planejar se os lucros devem ser rápidos ou em longo prazo.
Fuja das fórmulas milagrosas de enriquecimento nas buscas por ideias de negócios. O tema dinheiro exige cautela, segurança, tempo, paciência, disciplina e resiliência.
Pensar em longo prazo é priorizar investimentos sólidos, privilegiando momentos futuros, como se casar, ter filhos ou se aposentar.
Situações que exigem segurança financeira para acontecer. Já as necessidades de curto prazo geralmente são as básicas, como pagamentos de contas (aluguel, energia, telefone, um financiamento etc).
Portanto investir em um novo negócio requer conhecimento do tempo de retorno financeiro que ele trará para poder suprir suas demandas.
Investir em uma loja virtual pode gerar recursos imediatos, ao passo que investimento em ações na Bolsa de Valores, por exemplo, trará retorno em prazo maior de tempo. Essas são algumas ideias de negócios.
Aprenda estratégias de como começar a trabalhar com pouco dinheiro
Iniciar um negócio com pouco dinheiro é uma das melhores estratégias. Hoje em dia, existem muitas opções viáveis de trabalho com retorno estimado de R$ 100,00 por dia.
Ter conhecimento de suas habilidades e boas estratégias fará a diferença nos rendimentos.
Por exemplo, se a pessoa tem boa redação e noções de marketing digital, é possível ganhar dinheiro sem sair de casa, apenas trabalhando pela internet.
Ganhar dinheiro começando do zero é possível realizando cursos on-line, criando um canal no YouTube ou uma loja virtual, gerenciando contas sociais para empresas e até mesmo participando de pesquisas na internet.
Algumas estratégias podem ajudar a começar um trabalho com pouco recurso:
- Diversifique seu portfólio e, consequentemente, a entrada de capitais;
- Aplique pelo menos 20% da renda anual;
- Faça uma lista das soluções para resolver os maiores problemas;
- Estabeleça metas, criando um planejamento para alcançar esse propósito;
- Trabalhe com algo que goste e tenha aptidão;
- Pesquise por negócios inovadores.
Pesquise por negócios inovadores
Empreendimentos inovadores nem sempre são modelos de ideias de negócios.
Eles podem ter recebido inovações nos processos produtivos, investimentos em novas tecnologias ou até mesmo mudanças na caracterização ou apresentação do produto. Um negócio inovador apresenta a solução para uma necessidade do cliente.
Um negócio inovador também precisa apresentar um fim econômico e social.
Para se construir um negócio inovador é preciso, por exemplo, definir um modelo de negócio, pôr a ideia à prova, buscar um mentor, reunir um bom time de trabalho e saber de forma clara onde os recursos estão sendo aplicados.
Aprenda a trabalhar em plataformas e mídias digitais, como o Instagram e lojas e-commerce
Com a presença digital cada vez maior em nossas vidas, ter conhecimentos para trabalhar em plataformas e mídias digitais, como Instagram e lojas e-commerce faz toda diferença.
Especialistas apontam que 80% das vendas no varejo recebem influência direta do meio digital.
Isso pode acontecer por meio de ferramentas instaladas nas lojas físicas, como totens ou tablets de pesquisa on-line, ou mesmo por meio de sites que acabam integrando os canais de vendas e de atendimento.
Pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas identificou que 86% das pessoas conectadas compraram ao menos em uma loja online em 2019.
Mas para ganhar visibilidade nesse meio leva tempo e investimentos. O uso das mídias sociais amplia a interação com o consumidor. Segundo país que mais acessa redes sociais (média diária de 3h34 on-line) o Brasil só perde para Filipinas.
Redes como Facebook atraem 3,7 horas dos brasileiros por dia, YouTube (3h1) e Instagram (3h4). Nesse último, das mais de duas bilhões de contas ativas no mundo, mais de 130 milhões são brasileiras.
Um mercado comercial tão promissor que em 2017 o Instagram criou a função shopping e, em 2019, lançaram um botão de compra direto na página do produto no aplicativo.
Outra rede, o Pinterest que estava estagnado, retomou o crescimento. O mesmo vem acontecendo com o Linkedin e o B2B.
Diante desse cenário, manter a constância nas postagens com conteúdo relevante é importante para ampliar a visibilidade da loja ou serviços oferecidos, e, consequentemente, obter melhores resultados financeiros.
Ideias de negócios promissores em 2021
Como vimos, no momento, o mercado digital é uma das melhores opções de investimento e trabalho.
Para 2021 as ideias de negócios mais promissoras estão ligadas a setores como tecnologia, delivery, produtos naturais ou vida saudável. Separamos aqui algumas alternativas viáveis para o “novo normal”:
Comércio de alimentos voltados para perfis específicos de consumidor
Uma das ideias de negócios é a venda de produtos para públicos consumidores específicos, como os vegetarianos e os veganos pode ser uma opção vantajosa de investimento.
O segmento registra altas constantes, impulsionadas pela mudança de hábitos alimentares. No Brasil estima-se uma população vegetariana de 30 milhões de pessoas.
Produção de conteúdo audiovisual
Esse trabalho engloba qualquer produto de comunicação artística, cultural, educativa, técnica, informativa ou publicitária.
Podem ser clipes musicais, filmes, vídeos, teatro, coreografias, divulgadas nas plataformas digitais, como o YouTube.
A produção impecável de conteúdo digital exige cuidados como a criação de um roteiro, linguagem acessível, ambiente adequado, edição primorosa, entre outros itens.
Clubes de assinatura
Clube de assinatura. Essa é uma tendência forte em 2021, para negócios que adotam o modelo de assinatura é uma boa ideia de negócios a, como a venda de bebidas, livros e alimentos.
Setor que registrou quatro mil clubes do tipo em 2019 e um faturamento de R$ 1 bilhão.
Comércio de produtos voltados ao universo pet
O Brasil é o segundo mercado consumidor de produtos pet no mundo. Afinal, quem tem um amigo de patas em casa, precisa alimentá-lo, comprar roupas, levá-lo para passear e tomar banho, entre outras atividades.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o segmento pet movimenta, em média, R$ 11 bilhões ao ano no Brasil. Somente em 2020 foram R$ 16,4 bilhões e os números não param de crescer.
Atividades voltadas à área da beleza e bem estar
Outro mercado promissor no Brasil é o de estética. Entre as áreas de destaque estão beleza, bem-estar, saúde, imagem pessoal, perfumaria, massagens, entre outros.
O Ranking Mundial de Consumo de HPPC da Abihpec/Euromonitor, coloca o Brasil como o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas para os Estados Unidos, China e Japão.
Entre março e junho de 2020 a agência paulista Corebiz, apontou que o faturamento do comércio eletrônico de cosméticos cresceu 68%.
O GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços na América Latina, contabilizou mais de 200 mil solicitações de contratações no setor em 2020. Alta de 54% em comparação ao ano anterior.
Cursos e aulas online
Impulsionado pela flexibilização de horários e preços, os cursos e aulas on-line só crescem no país.
De pilates à desenho técnico, plataformas nacionais e estrangeiras oferecem cursos e também abrem oportunidades para novos investidores nas mais variadas áreas de ensino.
A Catho Educação mostra alta de 68% nas inscrições para cursos na modalidade EAD ou semipresenciais logo nos primeiros meses da pandemia.
Desenvolvimento de games para celular e apps diversos
Esse setor faturou R$ 851 bilhões em 2020, segundo dados da Newzoo. Os apps podem ser publicados pelo Google Play, App Store e Windows Phone Store.
Investimentos em negócios imobiliários
Mesmo durante a pandemia do coronavírus, o setor cresceu 8,4%, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) detectou alta de 70,1% nos financiamentos imobiliários em setembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019.
Serviços de entrega (delivery)
O Sebrae identificou que o ramo de alimentação fora de casa só cresce. De acordo com a pesquisa da Mobilis, os principais aplicativos de entrega, ou delivery como Rappi, Ifood e Uber registram alta de 103% nos pedidos realizados de janeiro a junho de 2020. Alta que vem se repetindo em 2021.
Serviços de TI
Empresas de tecnologia da informação são outra boa opção de negócio, que cresceu 4,1% em 2020, segundo dados do IDC. Tendência de alta em 2021, em especial para serviços em nuvem, projetos e consultoria.
Precisa de assessoria contábil para auxiliar no desenvolvimento da sua ideia de negócio?
Especializadas em contribuir para a eficácia da gestão e na tomada de decisões estratégicas, as assessorias contábeis auxiliam no desenvolvimento de ideias de negócios.
Munidas de conhecimento de normas, métodos e procedimentos em atividades profissionais, oferecem informações precisas sobre o panorama empresarial e novas oportunidades de mercado.
Com a retomada da economia, o setor contábil se faz necessário, em especial pela alta demanda de ideias de negócios e mudanças nas legislações tributárias.
Dados recentes da Serasa Experian mostram que diariamente, em torno de 9,3 mil novos empreendimentos são registrados no Brasil.
Porém, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60% das empresas fecham com menos de cinco anos de atividade.
Em especial pela falta de planejamento e de gestão financeira eficiente. Cenário que poderia ser revertido se estes gestores fossem mais bem assessorados por empresas como a Assensus Contabilidade que asseguram longevidade e a saúde financeira dessas organizações.
Uma contabilidade eficiente oferece diversas vantagens, como prevenção de falhas e prejuízos, ajuda na obtenção de dados, reduzindo sensivelmente o fechamento das empresas.
O papel de uma assessoria contábil vai muito além de fornecer informações para bancos, fornecedores ou órgãos governamentais. Entre suas principais atribuições destacamos:
- O registro dos fatos ocorridos que podem representar valor monetário;
- Organização de um sistema de controle adequado ao perfil do negócio;
- Exposição por meio de demonstrativos sobre a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa;
- Analisar financeira e econômica para apurar os resultados obtidos;
- Acompanhar os pagamentos e os recebimentos alertando para eventuais problemas;
- Realizar auditoria dos registros, documentos, livros para verificar se estão de acordo com a legislação;
- Análise financeira e econômica: aqui a contabilidade é incumbida de avaliar a situação patrimonial de um negócio após análise dos relatórios de uma organização;
- Avaliação da rotina e da gestão financeira;
- Contribuir para a realização de contabilidade social, analisando os possíveis impactos da empresa na sociedade.
Assensus Contabilidade
Com profissionais especializados e gabaritados na área de contabilidade, a Assensus Contabilidade atua para assegurar o crescimento contínuo de seus clientes, através de uma assistência singular, com atendimento dinâmico e consultivo.
Usando a tecnologia a seu favor, reúne análises completas e agilidade nos processos.
Com isso, o empresário tem em mãos todas as informações burocráticas no tempo em que precisa.
Os serviços de consultoria flexíveis e dedicados oferecidos pelo escritório, ajudam os gestores a cuidar de grandes projetos dentro do seu próprio ritmo.
Focada em atingir os resultados esperados, a Assensus conta com profissionais especializados que atuam desde o processo de instauração do modelo contábil do negócio até os âmbitos mais complexos.
A Assensus planeja o modelo contábil diversificando o atendimento e expandindo serviços por diferentes regiões. Essa estratégia fez com que o escritório crescesse impulsionado por clientes no Brasil.
É importante salientar que em tempos de crise, a contabilidade, é sempre chamada a colaborar com os clientes para resolver dificuldades e a superar obstáculos de toda ordem.
Para isso, a diversificação dos serviços também é uma crescente na marca. O cuidado com a parte contábil é primordial em todos os tipos de operação. Por isso, o trabalho deve ser conduzido por quem tem expertise no assunto.
O profissional terceirizado vai cuidar para que todas as operações sejam cumpridas enquanto o gestor toca o negócio com tranquilidade e mais possibilidade de fazer balanços e crescer mais a cada ano.
Conclusão
Como vimos acima, são nos momentos mais críticos que os brasileiros, com sua criatividade, dinamismo e vocação para o trabalho, descobrem novas ideias de negócios.
Em meio a uma crise econômica gerada por uma pandemia, como a do coronavírus, o perfil empreendedor da população ganhou destaque ainda maior, impulsionando diversos segmentos comerciais.
Em especial àqueles ligados ao mundo digital e às vendas on-line. O setor de serviços foi um dos que mais vem crescendo, registrando alta em torno de 1% ao mês. Pesquisa do IBGE aponta que entre janeiro e maio de 2021, o setor cresceu 7,3%.
A criação de novos empreendimentos foi fundamental para esse cenário positivo. E as expectativas são ainda melhores para o segundo semestre e início de 2022.
Desenvolver boas ideias, colocando em prática antigos ou novos sonhos já é uma realidade para 782 mil empresários no país, que abriram suas empresas entre maio e agosto de 2020.
Impulsionados pelos novos hábitos de consumo pós-pandemia, estes novos negócios estão ligados a setores como tecnologia, entregas e vida saudável.