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Livro Caixa: O que é, para que serve e como preencher

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Se você é dono de uma empresa, com certeza já deve ter ouvido falar de uma ferramenta que auxilia no registro contábil, chamada de livro caixa.

Este documento ajuda no controle dos fluxos financeiros de entradas e saídas do caixa e ainda auxilia na escrituração contábil, com todos os registros de atos e fatos administrativos do negócio.

O livro caixa pode ser feito por profissionais liberais e autônomos, e também por empresas devidamente regularizadas.

No post de hoje vamos explicar o que é e para que serve o livro caixa, além de te ensinar a preencher esse documento. Continue a leitura!

O que é livro caixa?

livro caixa conferencia close

Como falado rapidamente acima, o livro caixa é um documento que pode ser utilizado nas atividades de qualquer tipo de empresa em que se efetuam os registros de entradas e saídas de dinheiro, e que proporciona um auxílio na escrituração contábil.

Isso significa que no livro caixa ficam registrados os recebimentos e pagamentos de um período diário, mensal ou anual. E as empresas optantes pelo Simples Nacional, de acordo com a Lei 9.317/96, são obrigadas a declarar esses valores.

Na hora de montar um livro caixa, você pode utilizar planilhas em papel ou em Excel, exibindo as informações que identificam este documento. As principais colunas que devem estar presentes neste documento são:

  • Data: é necessário identificar as datas para o melhor controle do fluxo de caixa da empresa ou ainda separar em diferentes planilhas diárias caso o fluxo diário seja muito intenso;
  • Histórico: espaço reservado para que sejam identificados os motivos da transação, como por exemplo: “Pagamento ao fornecedor A”;
  • Entradas: identificam os recebimentos que a empresa possui no período, em dinheiro ou débito em conta;
  • Saídas: identificam os valores que são pagos por parte da empresa no período indicado, em dinheiro ou crédito em conta;
  • Saldo final: indica a diferença entre as entradas e as saídas, que corresponde ao valor que a empresa tem em caixa no momento.

Para que serve o livro caixa?

O livro caixa serve para registrar as entradas e saídas de dinheiro em uma empresa. Por isso é fundamental registrar todos os pagamentos, como água, energia elétrica, telefonia e todos os fornecedores da mesma.

Também é importante arquivar os comprovantes em um local seguro para facilitar o processo de manutenção do livro de forma correta.

Todo esse controle evita problemas contábeis e, na hora da demonstração de resultados (DRE) e de um balanço patrimonial do negócio, fica mais fácil com um livro caixa bem estruturado.

Como escriturar um livro caixa?

livro caixa conferencia

De modo geral podemos dizer que é necessário prestar atenção a alguns itens. Cada página, geralmente, cobre um mês de atividade e isso depende muito da quantidade de transações processadas pela empresa.

Dependendo do tipo de empresa, pode haver variações na estrutura, porém os itens que não podem faltar são: data, histórico, entrada, saída e saldo final.

Para o saldo final, você pode utilizar a seguinte fórmula:

saldo anterior + recebidos – pagamentos = saldo atual

Como preencher o livro caixa?

A maneira mais simples de preencher o livro caixa é de forma cronológica, já que fica mais claro identificar as transações de acordo com os dias em que foram realizadas na empresa.

O ideal é que você coloque cada operação em uma linha, mesmo que seja uma entrada e saída de um mesmo fornecedor, pois isso facilita a visualização.

Em relação às compras pagas com cheques pré-datados ou vendas à prazo, você deve registrá-las somente no dia que forem efetuadas.

Dicas para preencher de forma correta

Não tem muito segredo na hora de preencher o livro caixa de forma correta. Sendo assim, os recebimentos em dinheiro devem ser registrados como débitos porque aumentam a conta de caixa que recai no lado ativo do balanço.

E os pagamentos em dinheiro, que diminuem a conta de caixa, devem ser registrados como créditos.

O que é deve e haver no livro caixa?

livro caixa anotacao

Sabemos que a escrituração do livro caixa deve ser efetuada por receita e despesa, individualmente, em ordem cronológica de dia, mês e ano, não podendo conter rasuras, emendas ou borrões.

Sendo assim, nas páginas do livro Caixa, onde constam as expressões DÉBITO e CRÉDITO, são lançados, respectivamente, os recebimentos e os pagamentos. Contudo o débito pode ser substituído pela expressão DEVE e o crédito por HAVER.

Ainda vale ressaltar que:

  • Todo livro-caixa deve conter um termo de abertura e um de fechamento;
  • Não podem haver nem linhas em branco e nem rasuras;
  • Todas as páginas devem ser numeradas;
  • Os registros devem ser colocados em ordem crescente de data.

O que pode ser deduzido do livro caixa?

É possível que os trabalhadores não assalariados possam deduzir despesas das receitas relacionadas ao exercício da atividade profissional, desde que estejam escrituradas corretamente. Para isso, os lançamentos devem ser feitos, obrigatoriamente, de forma individual.

Existem ainda outras despesas que podem ser deduzidas do livro caixa. São elas:

  • Remuneração destinada a serviços terceirizados, com vínculo empregatício, incluindo encargos trabalhistas;
  • Emolumentos (lucros) pagos a terceiros, referentes à retribuição pelos serviços prestados;
  • Despesas voltadas para a manutenção de custeio das atividades profissionais;
  • Pagamentos a terceiros, sem vínculo empregatício, desde que se caracterize como necessário ao exercício da sua empresa;
  • Despesas com equipamentos, como livros técnicos ou roupas especiais para o desempenho das atividades;
  • Honorários pagos a contabilistas;
  • Custos relacionados ao comparecimento em eventos, como os encontros científicos, que são necessários ao desempenho da profissão ou à especialização;
  • Gastos com propagandas, relacionadas à sua atividade.

É importante ressaltar que todos os pagamentos realizados pelos profissionais autônomos a serviços terceirizados são dedutíveis apenas no mês de sua quitação, mesmo que sejam referentes a prestação em meses ou anos anteriores.

Ainda podemos citar como despesas não dedutíveis: gastos com máquinas e equipamentos e despesas por locomoção e transporte, com exceção do exercício da profissão de representantes comerciais autônomos.

Diferença entre livro caixa e fluxo de caixa

livro caixa anotacao close

Existe, sim, diferença entre livro caixa e fluxo de caixa. E para que você possa entender melhor, vamos explicar logo abaixo.

O livro caixa é o documento em que são registrados os recebimentos e pagamentos realizados em dinheiro durante um período, auxiliando na contabilidade da empresa e nos controles de gestão financeira.

Já o fluxo de caixa considera as transações financeiras da empresa, ou seja, atividades operacionais, financiamentos, investimentos e outros. Sendo assim, podemos dizer que este tem uma função mais gerencial, acompanhando as formas de pagamento e sendo um plano de previsão futura para o caixa do negócio.

Isso significa que o fluxo de caixa permite que o gestor tenha total controle sobre qual será o valor a ser pago pelas obrigações mensais, valores a receber e, também, o saldo disponível. Ele permite a compreensão da situação econômica e financeira com precisão e em tempo real.

Contabilidade para livro caixa

Apesar de não ser algo difícil de fazer, é importante que a empresa tenha ao seu lado uma equipe de consultoria de contabilidade para ajudar no preenchimento do livro caixa.

Isso porque, este documento não pode conter nenhuma rasura, e ainda assim, caso você anote algo errado, deve fazer uma correção via estorno em um novo valor no documento.

Além disso, é importante que todos os documentos citados no registro sejam armazenados para que possa apresentá-los quando for necessário.

Assensus

Se você busca uma assessoria em contabilidade, então precisa conhecer a Assensus, uma empresa com sólida experiência em contabilidade e com processos ágeis e eficientes, por meio de tecnologias.

A Assensus Contabilidade disponibiliza para os seus clientes ferramentas para que todas as etapas sejam simplificadas, facilitando a operação cotidiana, proporcionando mais transparência e eficiência.

O principal diferencial é a qualidade dos serviços prestados, sempre com comprometimento e alta performance, além de fornecer um atendimento consultivo, próximo e dinâmico.

De modo geral, a Assensus Contabilidade efetua as escriturações dos setores contábil, fiscal e pessoal, bem como realiza o cumprimento das suas obrigações acessórias, prestando um atendimento consultivo.

Na área de Departamento Pessoal, atuamos com obrigações acessórias; cálculo da folha e tributos; relatórios e métricas para acompanhamento; e rotinas de admissão, demissão, férias e afastamentos.

Já na área fiscal, realizamos análise e estudo do negócio para adoção de uma estratégia e processos mais eficientes; cálculo dos tributos; elaboração de obrigações acessórias; e desenvolvimento de demonstrativos contábeis e financeiros.

Conclusão

livro caixa sorriso

Como vimos ao longo do texto, é muito importante manter todas as movimentações do livro-caixa em dia para ter controle de todos os gastos e também saber como está a situação financeira da sua empresa.

Hoje em dia, existem softwares de gestão financeira que permitem que você faça essas anotações com mais agilidade. Além disso, eles ainda ajudam na projeção de caixa, dando segurança através dos sistemas de criptografia e backups.

E para facilitar ainda mais a sua vida, já que sabemos que o dia a dia dos empresários é sempre muito corrido, você pode contratar uma empresa de contabilidade, como a Assensus, para organizar seu livro caixa de forma correta e eficiente.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre os nossos serviços!

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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