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O que são as soft skills e as hard skills? Veja exemplos e descubra

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Atualmente não é mais necessário ser da área de gestão de recursos humanos para ter ouvido falar dos termos hard skills e soft skills. Eles têm sido muito utilizados na tentativa de separar o tipo de aptidão apresentado por cada profissional. Dessa forma, é possível realizar a avaliação de um colaborador de forma mais assertiva.

Entender o conceito dessas expressões é fundamental para avaliar a qualificação de um candidato para uma vaga ou mesmo para mensurar a importância de um colaborador. Entretanto, para que essas metodologias sejam colocadas em prática é preciso compreender o sentido literal dessas palavras.

A palavra “skills”, traduzida do inglês, significa “habilidades”. Assim, o entendimento de que ambos os conceitos falam sobre as aptidões de uma pessoa é intuitivo. Não é possível, porém, traduzir os termos completos de forma literal e, ao mesmo tempo, manter o seu significado.

O fato é que as empresas já perceberam que os colaboradores precisam de muito mais do que competências técnicas para que se tornem uma parte valiosa na instituição.

Desbloquear as habilidades que não constam nos currículos e ajudar os membros das equipes a atingirem a totalidade do seu potencial passou a ser uma tendência ainda mais forte no ano passado e vem conquistando cada vez mais espaço com o “novo normal” em 2021.

Para nos aprofundarmos no assunto, elaboramos este artigo explicando o que são esses termos e quais são suas diferenças. Além disso, vamos apresentar a importância da sua aplicação e como essas competências podem ser desenvolvidas.

O que são as soft skills e as hard skills?

soft skills e hard skills construcao

As soft skills são difíceis de compreender uma vez que envolvem mais que um curso ou um certificado. Elas abrangem toda a experiência psicossocial de uma pessoa, o que também faz com que sejam habilidades mais complexas de serem ensinadas ou assimiladas.

Sua importância na avaliação de um colaborador vem crescendo graças à mudança de paradigma ocorrida dentro das empresas nos últimos anos. De nada adianta contar com profissionais tecnicamente capacitados, mas que tenham dificuldade em lidar com ambientes de pressão ou de trabalho colaborativo.

Já as hard skills, por muito tempo, foram a principal fonte de análise de um profissional. Pois se tratam de habilidades profissionais que podem ser mensuradas de alguma forma. Por conta disso, são facilmente identificáveis, seja pela apresentação de um diploma ou pela proficiência em uma língua estrangeira.

Por isso, podemos entender que as hard skills, são as habilidades que podem ser facilmente aprendidas e ensinadas através de cursos, treinamentos, workshops entre outros. De forma simples, podemos conceituá-las como as aptidões técnicas de um profissional.

Por se tratar de aptidões mentais de um candidato e à capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais, as soft skills são tidas como mais difíceis de quantificar e reconhecer.

Diferenças básicas entre soft skills e hard skills

A grande diferença entre soft skills e hard skills é a capacidade de comprovar suas competências.

As soft skills são perceptíveis após um conhecimento mais profundo do candidato, com testes psicológicos e comportamentais realizados por especialistas e, em algumas ocasiões, com a ajuda da inteligência artificial. Além, claro, da convivência diária, que é quando se conhece melhor uma pessoa.

Já as hards skills são as qualificações que muitas empresas buscam  mais nos profissionais, por serem de fácil constatação. Como, por exemplo, domínio de línguas, novas tecnologias, cursos extras, etc.

Sob a perspectiva da empresa, é importante ressaltar que ambos os tipos de competências precisam ser consideradas, pois compõem o profissional de forma plena — afinal de contas, trabalhar também envolve relacionar-se com outras pessoas.

E é importante salientar que, assim como as hard skills, as soft skills também podem ser desenvolvidas com a ajuda de pessoas especializadas — como psicopedagogos, psicólogos e coachings — que ajudarão o profissional a reconhecer suas fraquezas e potenciais, descobrindo como evoluir nesses sentidos.

Um erro muito comum e que ocorre em muitos processos de seleção das empresas é o foco exclusivo nas hard skills dos candidatos. Isso acontece por motivos como a ausência de maneiras de comprovação das soft skills, bem como uma subvalorização da importância delas no dia a dia profissional.

No decorrer do artigo, você vai compreender porque as soft skills são tão importantes quanto as hard skills.

Exemplos de soft skills

soft skills e hard skills trio

Em um processo seletivo as soft skills tendem a ser observadas por meio de testes comportamentais e/ou psicológicos, dinâmicas focadas para alguma competência específica. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Comunicação interpessoal;
  • Capacidade de persuasão;
  • Proatividade;
  • Resolução de conflitos;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Senso de liderança;
  • Capacidade analítica;
  • Resiliência;
  • Confiança;
  • Criatividade;
  • Organização.

Exemplos de hard skills

No caso das hard skills, em um processo seletivo essas competências tendem a ser observadas por meio de testes específicos, avaliações de conhecimento, dentre outros. Alguns exemplos de hard skill:

  • Conhecimento em uma língua estrangeira;
  • Graduação;
  • Cursos técnicos;
  • Mestrados e doutorados;
  • Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas;
  • Habilidades ligadas à informática;
  • Gestão de projetos;
  • Programação;
  • Contabilidade;
  • Gestão de pessoas.

Importância das soft e hard skills no dia a dia

soft skills e hard skills time

Dentro de uma organização, tanto hard skill como o soft skill são importantes, e os motivos são inúmeros.

O fato é que várias empresas durante a contratação de um colaborador levam em consideração a combinação entre essas habilidades para que haja uma associação entre o que o setor de recursos humanos procura como referência para a empresa e o que o indivíduo busca para seu crescimento pessoal e profissional.

Devido o avanço da globalização nos últimos anos e através das inovações tecnológicas, as soft skills passaram a ganhar maior destaque. Cada vez mais, a componente humana faz a diferença no êxito de um negócio.

Aliás, dependendo da vaga a ser preenchida, as soft skills podem ser consideradas até mais importantes do que as hard skills, já que estamos falando de algo relacionado a comportamento e habilidades, que muitas vezes, são testadas ao longo do tempo.

Por outro lado, em ambientes cada vez mais competitivos, as hard skills passam a ser um requisito básico. Enquanto que as soft skills começam a ser consideradas como um diferencial estratégico.

Ou seja, as habilidades técnicas estão cada vez mais presentes nas empresas, pois por meio delas, o gestor  pode determinar uma área de atuação específica para o colaborador relacionada ao seu nicho de mercado, por exemplo.

Com isso, o próprio profissional acaba sendo beneficiado, uma vez que ele pode se tornar uma referência no mercado por conta dessa habilidade.

Em resumo, a importância de ambas as habilidades está no fato de influenciarem no clima organizacional da empresa, principalmente as habilidades ligadas à personalidade, pois afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe.

E não para por aí, ao desenvolver suas soft skills e hard skills o indivíduo conquista novos hábitos para sua rotina pessoal. Ocasionando uma melhora considerável no seu bem-estar, inteligência emocional e relacionamentos diretos e indiretos.

Portanto, se você busca uma oportunidade no mercado de trabalho, fique atento! É cada vez mais comum encontrar empresas que desejam ter em seu time pessoas que tenham os dois tipos de habilidades.

Dicas para o desenvolvimento das soft e hard skills

soft skills e hard skills notebook

Agora que já ficou claro o que são as soft e hard skills e porque elas são importantes, chegou a hora de compreender quais são as melhores práticas para desenvolver essas habilidades.

A primeira questão é compreender que as hard skills podem ser desenvolvidas a partir da linha de trabalho que cada indivíduo deseja executar. Para isso, é importante investir em cursos de capacitação e estudos.

No caso das soft skills, é possível que uma pessoa desenvolva as competências que irão contribuir para o desenvolvimento de sua carreira, como senso de liderança e proatividade, por exemplo, se forem utilizadas as ferramentas certas.

Primeiro passo: saiba como identificar suas habilidades

Encontrar a sua habilidade pode exigir tempo, e é preciso se conhecer melhor, ou seja, refletir, se fazer perguntas, se questionar e pensar um pouco mais fundo, levar os pensamentos para fora da caixinha. Para isso, o autoconhecimento é indispensável.

Conhecendo seu próprio temperamento você saberá controlar e administrar suas emoções, assim como saberá lidar com o estresse. Caso aconteça algo negativo, saberá como reagir sem exagero e, mais do que isso, oferecerá soluções plausíveis.

Abaixo segue algumas dicas para identificar suas habilidades:

  • Seja curioso;
  • Saiba o que te relaxa e o que te acalma e mantém focado;
  • Descubra o que gosta de fazer;
  • Preste atenção em pequenos sucessos;
  • Dedique-se a fazer auto reflexão sobre seus pontos fortes, fracos e suas posturas e condutas;
  • Não se preocupe com a opinião alheia;
  • Envolva-se com atividades diferentes;
  • Procure aconselhamento profissional.

Depois de descobrir quais são as habilidades que você precisa desenvolver, é hora de partir para a próxima etapa.

Desenvolvendo as soft skills

Sabemos que as soft skills — que são as competências comportamentais necessárias para ser bem-sucedido no trabalho e, consequentemente, na vida pessoal —, estão cada vez mais em evidência e os times de RH estão de olho em como potencializar essas habilidades e revertê-las em sucesso e resultados nos relatórios de desempenho, tanto da instituição quanto dos próprios profissionais.

Todavia, para que elas sejam bem vistas nas avaliações é preciso desenvolvê-las de forma coerente e eficaz. Veja a seguir algumas dicas para desenvolver soft skills.

  • Defina metas para medir seu desempenho: para isso, basta traduzir os resultados em pontuações (dados numéricos). Assim, é possível definir metas de desempenho com base no comportamento.
  • Trabalhe em um tipo de soft skill por vez: algumas pessoas acreditam que trabalhar o desenvolvimento de diversas habilidades no mesmo ambiente e-learning pode acelerar o processo de aprendizagem. No entanto, o resultado, em algumas ocasiões não é satisfatório, pois o indivíduo pode esquecer-se do que realmente importa aprender no processo, deixando a desejar partes importantes do aprendizado.
  • Alie um treinamento online com o mundo real: participar de cursos, materiais, acompanhar estudos são fundamentais para o bom desenvolvimento da sua soft skill, porém é preciso saber como essas habilidades poderão beneficiá-lo no mundo real.
  • Faça treinamentos de soft skills: por mais naturais que sejam, as competências socioemocionais são totalmente treináveis. Você pode proporcionar momentos de treinamento de escrita criativa, oratória e liderança, por exemplo, com palestras internas, sugerindo maior integração entre a equipe.

Desenvolvendo as hard skills

Quanto a esse tipo de habilidade, é preciso investir frequentemente em treinamentos, buscar fontes de conhecimento e, assim, ter o máximo de competências técnicas.

Tudo isso se transformará em uma bagagem profissional competitiva, fazendo com que você se torne um forte candidato e um destaque no meio dos demais profissionais: Algumas alternativas são:

  • Aprender novos idiomas;
  • Realizar cursos de formação;
  • Participar de eventos da área;
  • Busca por especializações;
  • Dominar softwares da área de atuação;
  • Estar sempre atento e atualizado em relação ao mercado.

Para trabalhar as suas hard skills, você dependerá somente de dedicação, esforço e força de vontade para buscar essas atribuições.

Lembre-se de que um currículo é a primeira imagem que o recrutador terá de você, então, quanto mais atrativo, melhores são as suas chances.

Como fomentar o desenvolvimento das soft e hard skills em uma empresa

soft skills e hard skills lampada

Agora que sabemos como desenvolver as habilidades, saiba como fomentá-las dentro de uma empresa. Afinal, os conceitos das soft e hard skills são fatores altamente influenciadores durante o processo de recrutamento e seleção de candidatos.

Durante o processo de contratação de um novo colaborador, as empresas são responsáveis por compreender e administrar os hard e soft skills. Detalhar as competências necessárias para preencher uma determinada vaga facilita muito nesse processo, tanto para o candidato quanto para a equipe de triagem.

Ações promovidas pelo setor de Recursos Humanos para o desenvolvimento das soft e hard skills

Como vimos no decorrer do artigo, tanto as hard skills quanto as soft skills podem ser desenvolvidas. Cabe ao departamento de recursos humanos da empresa adotar práticas com o objetivo de construir e fortalecer as aptidões técnicas e sociais.

Soluções para o aprimoramento de hard skills podem ser feitas por meio de:

  • Palestras educativas;
  • Treinamentos corporativos;
  • Programas de capacitação;
  • Financiamento de cursos e especializações;
  • Disponibilização de material de treinamento.

Já quando o assunto são as soft skills, como trata-se de um conceito mais pessoal e subjetivo, o departamento de Recursos Humanos pode optar pelo desenvolvimento de programas de acompanhamento individual e trilha de carreira.

Isso acontece com a finalidade de identificar o que precisa ser trabalhado e focar em sua resolução para cada colaborador. Além disso, é possível promover palestras e workshops focados no aperfeiçoamento de capacidades como comunicação interpessoal, pensamento proativo e senso de liderança, por exemplo.

Reflexos positivos das soft e hard skills na rotina de trabalho

soft skills e hard skills equipe

Oferecer essas oportunidades traz benefícios tanto para a empresa quanto para seus colaboradores. Enquanto os funcionários se motivam com a oportunidade de aperfeiçoar suas aptidões e expandir seu valor no mercado de trabalho, a companhia passa a contar com equipes mais eficientes, motivadas e equilibradas.

Dentro os inúmeros reflexos positivos estão a melhora dos resultados individuais e coletivos, melhora no clima organizacional e formas eficientes para gerenciar projetos.

Como vimos ao longo do artigo, as hard skills e soft skills são igualmente importantes para um ambiente de trabalho produtivo. Portanto, o objetivo é que cada colaborador conte com uma constância ideal entre suas habilidades técnicas e sociais.

Vale lembrar que, dentro de uma corporação, tanto as hard quanto as soft skills podem ser desenvolvidas de diferentes maneiras. Por conta disso, é crucial entender os impactos que elas causam em cada setor da empresa, a fim de identificar o que pode ser melhorado e trabalhar para aplicar as soluções corretas.

Conclusão

soft skills e hard skills reuniao

Com o novo ano, surgem novas perspectivas para moldar a direção que líderes e organizações de negócios tomam. 2021 não foge à regra, principalmente com as novas perspectivas trazidas diante da pandemia.

As empresas têm mudado suas práticas de contratação e treinamento em torno da inteligência emocional e de competências de liderança, pois percebem que essas são agora as principais habilidades.

E pensando em facilitar o processo de recrutamento e seleção, as empresas começaram a separar em categorias as habilidades e conhecimentos que os candidatos possam ter.

Essa nova forma de contratação tem refletido em equipes mais dinâmicas, flexíveis, multifunções e com grande potencial de crescimento interno e, consequentemente, externo.

Sem dúvidas, o relacionamento interpessoal é uma das habilidades mais valiosas no mundo do trabalho. Isso até porque, no ambiente corporativo, precisamos o tempo todo nos relacionar com pessoas das mais diferentes personalidades e perfis. Então, ter abertura ao diálogo é essencial para evitar desgastes e falhas na comunicação.

Ao aplicar as hard e soft skills da maneira correta, colaborador e empresa ganham em crescimento econômico, social, emocional e da marca como um todo.

Author: Gabrielle Laiz de Souza DinizComercial e Marketing

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