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Ticket médio: o que é, para que serve e como calcular

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O ticket médio nada mais é que o valor que cada cliente gasta em média ao ser atendido por sua empresa. Esse valor é calculado tomando como base a divisão do valor do faturamento em reais pelo número de clientes em um espaço temporal.

Tido como uma das principais métricas contábeis dentro de uma empresa, o ticket médio pode revelar o índice de sucesso ou fracasso dentro de um negócio.

Além de representar uma possível recorrência por parte dos clientes, um ticket médio alto é sinal de boa performance em vendas.

No decorrer deste artigo, vamos te mostrar a importância desse indicador, como calculá-lo e, ainda, como fazer para aumentar o ticket médio da sua empresa com algumas dicas valiosas.

Continue lendo para saber mais!

O que é o ticket médio?

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O que é o ticket médio?

O ticket médio é uma métrica utilizada em contabilidade e vendas para determinar qual é o valor médio de gastos por um único cliente dentro de um estabelecimento.

Através desta métrica, os gestores do negócio ou os responsáveis pelo time de vendas podem realizar análises de forma a otimizar o trabalho e aumentar os lucros.

De acordo com um dos principais nomes do marketing no mundo, Philip Koetl, um cliente já conquistado custa entre 5 a 7 vezes menos em comparação ao valor gasto para adquirir um novo cliente.

Por esse motivo, os times de vendas devem estar focados em adquirir novos clientes, mas ao mesmo tempo em investir em clientes que mantenham um bom relacionamento com o estabelecimento.

Quando isso acontece, são necessários poucos clientes e uma menor estrutura de relacionamento para que o negócio seja lucrativo e rentável.

Além do mais, é importante ressaltar que um cliente eventual, que gasta pouco dentro de uma loja, nunca deve ser desmerecido ou deixado de lado.

No entanto, vantagens podem ser oferecidas para que ele gaste mais e por consequência, aumente o seu ticket médio.

Estratégias desse tipo são utilizadas em todos os ramos, de simples lanchonetes até grandes prestadoras de serviços.

Quer um exemplo clássico para entender melhor? Basta pensar em grandes redes de fast foods como o McDonalds e o Burger King.

Muitos clientes vão até a estas lanchonetes interessados apenas em algum lanche e não querem levar bebida ou acompanhamento. Porém, quando chegam lá, se deparam com uma oferta muito tentadora:

Somente o lanche comprado de forma avulsa custa 35 reais. Por outro lado, o lanche acompanhado de uma bebida e batatas fritas, por exemplo, é oferecido por 40 reais.

Por mais que você vá ao estabelecimento com a intenção de comprar apenas o seu lanche, sem bebida ou acompanhamento, por apenas 5 reais a mais, compensa pedir o combo.

Para que serve o ticket médio?

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Jovem conferindo dados de cartão de crédito.

Agora que você já sabe o que é o ticket médio, é interessante que saiba qual é a sua serventia!

Se você deseja ter uma boa gestão do seu negócio, é muito importante mensurar os seus resultados com indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs. O ticket médio é um dos principais KPIs!

Ele serve para mensurar a performance de vendas de uma empresa, além de ajudar na avaliação do potencial de compra dos seus clientes.

Por isso, o ticket médio é muito utilizado para auxiliar no planejamento, na previsão de vendas e na tomada de decisões dentro de uma instituição.

Afinal, por que é tão importante analisar o ticket médio?

Como vimos previamente, é de extrema importância fazer a análise do ticket médio do seu empreendimento.

Além de mensurar o desempenho da empresa, o ticket médio auxilia na identificação de oscilações e na prevenção e solução de problemas, a fim de que os gestores possam analisar com afinco o seu negócio e aumentar a sua lucratividade.

Ele é uma métrica essencial para compreender e delinear o crescimento do seu negócio. De modo geral, um alto ticket médio aponta uma ótima performance em vendas.

Entretanto, esse indicador não pode ser analisado como um valor isolado, ele precisa ser estudado com base em um histórico de medições, para que dessa forma seja útil para o andamento do seu negócio.

Como calcular o ticket médio?

O cálculo do ticket médio é relativamente simples de ser feito!

É possível buscar uma média geral, sobre tudo que é comercializado, e também uma específica, sobre determinados produtos ou serviços.

O primeiro passo para calcular o ticket médio geral é determinar o período que você deseja analisar e conferir quantas vendas foram realizadas durante esse período.

Com essas informações, basta dividir o valor total do faturamento das vendas realizadas pelo número de clientes atendidos dentro daquele período.

Dessa forma, segue abaixo a fórmula do ticket médio:

Ticket médio = faturamento total / número de clientes atendidos

A título de exemplo, imagine que uma empresa faturou R$250.000,00 em quatro meses, e nesse período foram atendidos 500 clientes. Aplicando na fórmula, temos:

Ticket médio = R$250.000,00/500 = R$500,00

Isso significa que, no período analisado, cada cliente dessa empresa comprou, em média, um valor de R$500,00.

Desta forma, um cliente que possui um ticket médio de R$1.500,00, por exemplo, é 3 vezes mais lucrativo para a empresa que a média dos demais clientes.

Com isso, se você deseja fidelizar os seus clientes mais lucrativos, é importante pensar em uma maneira diferenciada de atendê-los.

O que significa um ticket médio baixo?

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O que significa um ticket médio baixo?

Um ticket médio baixo pode representar dois problemas principais:

  • Falta de diferenciais que convençam o cliente a comprar mais de um item ou serviço no estabelecimento;
  • Baixa oferta de produtos que aumentam o valor gasto por ele no seu estabelecimento;

Corrigir esses elementos principais pode ser muito benéfico para a sua empresa!

Qual o ticket médio ideal?

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Compras online.

Em primeiro lugar, é importante destacar que o valor do ticket médio ideal de uma empresa dependerá da atividade que ela desempenha.

Cada estabelecimento deve analisar o seu ticket médio de acordo com o mercado em que está inserido.

Não faria nenhum sentido comparar o ticket médio de uma loja de roupas ao de uma construtora de casas, por exemplo, não é mesmo? Afinal, são produtos e valores muito distintos.

Também é de extrema importância levar em consideração questões sazonais, como por exemplo o aumento da venda de comidas quentes no inverno ou de sorvetes e derivados no verão.

Dessa forma, existem alguns elementos que precisam de mais atenção ao pesquisar sobre o seu ticket médio ideal:

  • Histórico de vendas: Analise e observe com frequência o histórico de vendas da sua empresa. Acompanhe o seu ticket médio, veja se ele têm aumentado, diminuído ou se está mantendo estabilidade. Dessa forma você poderá definir os seus próximos passos com mais facilidade.
  • Benchmarking: O benchmarking é outro recurso interessante que pode ser usado para avaliar o desempenho do seu ticket médio. Utilize as empresas que são concorrentes diretas da sua como referência. Esteja sempre monitorando o mercado e comparando com os seus produtos e serviços. Observe, por exemplo, se o seu concorrente, vendendo o mesmo produto que você, possui o ticket médio maior que o seu. Se acontecer dessa forma procure entender o que ele tem feito de diferente para obter esse resultado.
  • Compare com outras métricas:  para fazer um estudo mais profundo, utilize outras métricas para fins de comparação com o ticket médio. A partir dessa comparação você saberá se o dinheiro que está sendo investido tem voltado ao seu empreendimento com alguma margem de lucro. Então, poderá avaliar se as suas estratégias estão sendo eficientes ou não!

Dicas para aumentar o seu ticket médio

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Jovem indo às compras.

Ofereça um bom atendimento

Oferecer uma boa experiência aos seus clientes é primordial para alavancar o ticket médio da sua empresa.

É necessário atenção total ao atender alguém que entre em contato com a sua empresa. Afinal, qualquer comunicação é uma chance de venda!

O atendimento feito da forma correta, além de levar o seu cliente a concretizar a compra do produto que buscava, fará também com que se interesse por outros itens.

Com isso, oferecer um bom atendimento aos seus clientes aumentará o seu ticket médio e também ampliará a assiduidade dos seus clientes, melhorando o reconhecimento e a fidelização da sua marca.

Amplie a variedade de produtos

Se você deseja aumentar o ticket médio da sua empresa de forma mais rápida e eficaz, é interessante que você eleve a variedade de produtos oferecidos aos clientes.

Quanto maior a sua gama de produtos, maior será a chance de um cliente se interessar por algum item da sua prateleira!

Invista em treinamentos para a equipe

Investir na capacitação dos vendedores é de extrema importância para aumentar o ticket médio da sua empresa!

Uma das prováveis causas para as vendas de um empreendimento estarem baixas pode ser o mal desempenho dos vendedores.

É preciso averiguar se eles estão apresentando todas as vantagens dos produtos oferecidos na sua empresa, e se estão fazendo isso da maneira correta.

Sendo assim, vale a pena investir em treinamentos e analisar as práticas atuais para garantir bons resultados no futuro.

Faça ofertas e promoções

Trabalhar com ofertas e promoções pode ser uma forma assertiva de aumentar o seu ticket médio.

No entanto, é necessário conhecer a sua margem de lucro para fazer isso da forma mais segura possível.

Outra forma de obter benefícios para os seus clientes é oferecendo brindes por valor gasto no estabelecimento, como mercadorias avulsas ou cupons promocionais.

Conheça outras métricas importantes para a sua empresa

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Empreendedora no laptop.

Além do ticket médio, existem algumas outras métricas tão importantes quanto esta, chamadas de métricas de receita. São elas:

Ela nos possibilita direcionar com exatidão o orçamento do empreendimento, de forma a alinhá-lo com as metas que foram estipuladas;

  • ROI (retorno sobre o investimento): o ROI reflete o lucro do negócio. Essa métrica precisa ser calculada a partir do investimento realizado na área de marketing da empresa e na receita obtida no período;
  • LTV (lifetime value): o LVT indica o potencial de lucro de um cliente pelo tempo que ele permanecer ativo na empresa.

Dessa forma, é possível fazer previsões para o futuro e ter um conhecimento confiável e antecipado sobre a receita da empresa.

Conheça a Assensus Contabilidade

Contabilidade de qualidade, tem nome: Assensus Contabilidade. Com experiência sólida, a empresa conta com processos ágeis e eficientes e oferece a seus clientes ferramentas que simplificam todas as etapas do dia a dia corporativo.

Com atendimento em todo o Brasil,  a Assensus torna mais simples o cotidiano e ainda entrega mais transparência e eficiência.

Toda a atuação da Assensus Contabilidade está comprometida em garantir o crescimento contínuo de seus clientes. Por isso, oferece assistência diferenciada por meio de profissionais capacitados e atualizados no mercado.

A Assensus disponibiliza para os clientes, ferramentas para que todas as etapas sejam simplificadas, facilitando a operação cotidiana, proporcionando mais transparência e eficiência.

Através de processos automatizados de execução e monitoramento, unidos a conhecimentos técnicos específicos, a Assensus contribui com as  organizações facilitando processos e obrigações.

Entre eles a folha de pagamento processada por meio de  uma plataforma online de automação, que permite controlar melhor os lançamentos de forma efetiva e ágil.

O resultado, então, é a alta qualidade em seus serviços. Com alta performance, a Assensus é capaz de oferecer um atendimento consultivo, próximo e dinâmico!

Já sabe onde procurar, não é?!

Conclusão

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Família fazendo compras no shopping.

Portanto, monitorar o ticket médio é fundamental em vários aspectos do seu negócio.

O ticket médio é um indicador que está diretamente relacionado com a saúde financeira de uma empresa. Quanto maior for o valor médio, maiores serão as vendas.

É também um importante termômetro da sua equipe comercial. E também é utilizado para mensurar o quanto determinados clientes estão sendo lucrativos ou não para a empresa.

Sabendo disso, é nítida a importância deste indicador para quem visa o crescimento do seu negócio.

Author: Gabrielle Laiz de Souza DinizComercial e Marketing

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