Assensus

Blog da Assensus

Acesse nosso conteúdo exclusivo sobre contabilidade,
gestão empresarial, empreendedorismo e mais.

Business Model Canvas (BMC): o que é, como e onde criar

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Business Model Canvas é uma ferramenta que nasceu da mente de um estudante e revolucionou a vida de empreendedores, pois desenvolve um modelo de negócio de forma direta, analítica e fluida. 

O modelo nasceu da mente do suíço Alexander Osterwalder, que, durante seu doutorado, buscou criar uma ferramenta que incentivasse a inovação e a prototipação. 

Essa tese virou livro, que leva o nome Business Model Generation (Geração Modelo de Negócios, na tradução livre), onde o Business Model Canvas (BMC) está inserido. E alguns detalhes contidos nesse livro serão detalhados por nós ao longo deste texto. Por isso, continue conosco, pois iremos mostrar o que é o BMC e como ele pode revolucionar sua empresa.

O que é o Business Model Canvas (BMC)?

O que é o Business Model Canvas (BMC)

O Business Model Canvas, ou popularmente conhecido como BMC, é uma ferramenta criada por Alexander Osterwalder que é comumente usada para construir um negócio que está prestes a nascer ou mesmo precisa de novas estruturações. 

Utilizando-se de um quadro, dividido em nove blocos, é possível visualizar rapidamente qual o seu tipo de negócio, além de compreender possíveis meios para otimizar suas ações.

Esse quadro é normalmente impresso em uma folha A3, e após isso você escreve ou cola post-its com informações em cada bloco. Assim, é possível ter o envolvimento de vários profissionais para ajudar na criação ou organização de sua empresa.

Mais adiante iremos detalhar melhor seus quadros e fluxos para que seja possível uma melhor compreensão de seu funcionamento.

Para que serve o Business Model Canvas?

O Business Model Canvas (BMC) tem como grande trunfo ser uma ferramenta interativa e prática para que se possa entender como uma empresa funciona.

Ao observar de forma macro todo o fluxograma da empresa, é possível organizar melhor as ideias e ter maior percepção de quais ações precisam ser tomadas  afim de entender como alavancar seu negócio

Ou seja, o BMC, quando aplicado, é uma peça-chave para segmentar seus clientes e identificar o valor que sua empresa pode oferecer ao mercado. 

Importância da elaboração de um bom plano de negócios

business model canvas plano de negócios

O plano de negócios alinhando ao BCM é o primeiro passo para o empreendedor que deseja iniciar uma empresa ou deseja realizar mudanças e colocar em ordem uma empresa já existente. Ele é uma importante ferramenta de gestão que facilita a visão geral do negócio e traz benefícios como:

  • Análise da concorrência;
  • Auxílio na administração financeira e estratégica;
  • Organização de ideias para um novo empreendimento;
  • Auxílio na captação de recursos financeiros, humanos e parcerias;
  • Auxílio na escolha dos melhores fornecedores;
  • Previsão de riscos e para evitar que ocorram futuramente;
  • Diminuição de risco de falência em um futuro próximo.

Em resumo, ter um bom plano de negócios ajuda a entender a aplicabilidade de seus produtos e serviços oferecidos, entendendo quais serão as “pedras” em seu caminho e como poderá ultrapassá-las sem maiores danos ao seu empreendimento. 

Um plano como o BMC o ajuda a conduzir o pensamento estratégico e sistêmico por todos os membros da equipe e, de quebra, pode ser utilizado em diversas ”rodadas”, até atingir uma definição final. 

Como funciona o Business Model Canvas?

O Business Model Canvas é uma ferramenta especialmente pensada na visualização de estratégias de desenvolvimento e expansão de negócios

O formato proposto de um quadro (canva, em inglês) permite uma visão sistêmica ao mesmo tempo que convida o empreendedor a olhar para áreas essenciais do seu negócio, do processo produtivo e dos resultados esperados.

Etapas básicas do Business Model Canvas

Business Model Canvas etapas

O BMC divide-se em nove blocos, que são divididos em quatro etapas básicas que precisam ser pensadas antes de preenchê-los. Abaixo, detalharemos cada uma delas.

O que vou oferecer?

Nessa etapa você precisa definir qual é a oferta que seu negócio tem para seus clientes. Em outras palavras, o que sua empresa tem de diferencial para levar às pessoas e como você pode melhorar a vida delas com seu produto, bem ou serviço.

Ou seja, é o momento em que você pensa na entrega ao consumidor, o momento em que você e sua equipe direcionam o conteúdo e observam suas virtudes e riscos. 

Especialistas, como profissionais do Sebrae, por exemplo, orientam que o ideal é que tudo seja resumido em uma única frase.

Para quem vou oferecer?

Como sua marca estará nascendo ou se reestruturando, “abraçar o mundo” não é a melhor das estratégias. Ou seja, com o BMC você define seus nichos de clientes, sabendo qual fatia de mercado (ou market share) você deseja ocupar naquele momento (no futuro, é possível mudar criando um novo Business Model Canvas).

Quando estiver preenchendo seu Business Model Canvas, pense no perfil de sua empresa, onde eles estão, a quais grupos pertencem e como seu negócio poderá atendê-las. 

Como vou oferecer?

Nesse bloco, você precisa pensar em como chegar ao cliente. Essa análise deve ser feita como um todo, pensando não só na distribuição ao produtor final, que terminará com a venda do produto, bem ou serviço, mas também em como se comunicar com ele e interagir em um possível follow up.

Por quanto vou oferecer?

Nessa etapa, você vai imaginar como seu cliente vai pagar pelos benefícios que são ofertados por você. Lembre-se que não é só a venda que consiste em oferta. Você pode ter a venda, a assinatura, o leilão, o aluguel, a licença, entre outras. 

Após pensar nessas quatro etapas básicas, preencha as informações e ideias em post-its que serão incluídos nos blocos que formarão o BMC.

Como comentamos anteriormente, o BMC é dividido em nove blocos, que estão em quatro etapas básicas. São elas:

Proposta de valor

Essa é a área em que você vai detalhar o valor do seu negócio para seus clientes, o que pode entregar e em que se diferencia dos demais. 

Segmento de clientes

Posteriormente, você deve detalhar os nichos que serão explorados, conforme foi observado nas etapas básicas supracitadas.

Canais

Defina como sua empresa chegará ao consumidor. Isso inclui, claro, a comunicação e como esse cliente vai interagir com o produto. 

Relacionamento

Lembra-se de “o que vai oferecer”, nas etapas básicas? Ela recai exatamente aqui, pois você precisará definir como você vai conquistar e manter um bom relacionamento com seu consumidor, pensando no diferencial não só da qualidade do produto, mas também do contato antes da venda e posteriormente.

Receitas

Saiba quanto seus clientes terão que pagar pelo bem, produto ou serviço que você está oferecendo.

Recursos

Porém, você precisará ter ativos para seu negócio funcionar. Assim, pense em quanto de recursos você possui, mas não inclua somente os financeiros, pense na estrutura, maquinário e nos recursos humanos. 

Atividades

Nesta etapa, inclua quais são as ações que você e os demais colaboradores precisam tomar para que a companhia funcione de forma correta.

Parcerias

Identifique quais são as empresas parceiras que podem ser necessárias e que possam ajudar nessa jornada. Pense também nas ideias de como captá-las.

Estrutura de custos

Por fim, identifique tudo o que será necessário para colocar a máquina para operar, incluindo receitas, custos, parceiros e estrutura.

Quais são os diferenciais do uso do Business Model Canvas?

Business Model Canvas diferenciais do uso

O Business Model Canvas tem como diferencial ser uma ótima ferramenta para o incentivo ao pensamento criativo e à inovação, levando em consideração as áreas de impacto e atenção. 

Além disso, O BMC, tem como trunfo ser um modelo simples, acessível e bem objetivo, que permite que as propostas do negócio sejam comparadas com competidores do mercado. 

Onde é possível criar um projeto com o Business Model Canvas?

Business Model Canvas onde criar

O Business Model Canvas pode ser criado em em um quadro ou  até mesmo em uma folha de papel desenhada ou impressa. É possível tanto pegar modelos prontos quanto criar um mural e desenhar seu próprio BMC, estruturando o fluxo através dos blocos que citamos acima.

Outra possibilidade, é utilizar a ferramenta Sebrae Canvas, que permite que o empreendedor crie e personalize seu BMC de maneira prática, totalmente online e gratuita. Basta cadastrar-se no site e começar a usar.

Dicas para a elaboração do plano de negócios no BMC

A principal dica que podemos dar é pensar inicialmente nas etapas básicas que listamos acima.

  1. O que vou oferecer?
  2. Para quem vou oferecer?
  3. Como vou oferecer?
  4. Por quanto vou oferecer?

Elas serão essenciais para preencher os nove blocos do Business Model Canvas (BMC):

  1. Proposta de valor
  2. Segmento de clientes
  3. Canais
  4. Relacionamento
  5. Receitas
  6. Recursos
  7. Atividades
  8. Parcerias
  9. Estrutura de custos

Uma forma interessante de chegar às respostas para essas questões, é unir pessoas de diversas áreas da empresa, que possam ter diferentes visões para que sejam levantados questionamentos que ajudem a encontrar o resultado final. 

Esse tipo de discussão pode enriquecer seu BMC, uma vez que cada uma dessas pessoas terá pontos de vista diferentes a respeito de cada tópico, de acordo com sua área de atuação.

Exemplo de Business Model Canvas pronto

A Abstartups divulgou dois BMCs de duas grandes empresas famosas: o Nubank e o Mercado Livre. 

Abaixo, mostraremos os dois, além de uma simples, que podem servir de base para que você comece a pensar no seu próprio Business Model Canvas.

Business Model Canvas modelo

Business Model Canvas Nubank

Business Model Canvas Mercado Livre

Lembramos que, caso queira criar seu próprio modelo na web, o Sebrae disponibiliza uma excelente ferramenta que poderá ser baixada também em seu celular, disponível para iOS e Android.

Conclusão

Business Model Canvas empresa

Viu só? O Business Model Canvas é um formato que poderá te ajudar a encontrar todas as saídas que sua empresa precisa para ser criada ou se reafirmar em um mercado tão competitivo como o que temos. 

Seguindo nossas dicas, você conseguirá criar um BMC efetivo e bem direcionado, que dará maior relevância ao seu negócio. Ah, não se preocupe em mudar de ideia ao longo do processo, pode ser que seja necessário. 

E se você está começando um negócio, é provável que precise de consultores especializados para colocar tudo em ordem e realizar os processos dentro das normas legais, certo? Para isso, conte com a Assensus!

Nossos profissionais estão preparados para tornar as burocracias mais simples e transparentes, utilizando das melhores tecnologias e oferecendo um atendimento consultivo e próximo ao cliente.

Vamos conversar? Entre em contato conosco e peça seu orçamento!

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Siga a Assensus nas Redes sociais:

Posts em destaque

Você também pode gostar destes conteúdos

Assine nossa Newsletter

Troque de Contador

Trabalhe Conosco

×