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Como motivar uma equipe? Encontre aqui dicas para uma boa liderança

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Guiados pelas transformações nas formas de organização do trabalho e dados os últimos acontecimentos que têm mudado as relações entre os funcionários, muitos líderes passaram a buscar a solução para o seguinte desafio: como motivar uma equipe?

Sendo assim, muitas organizações, depois da imposição da pandemia, têm investido em boas práticas de liderança e avaliado mais de perto o que motiva os empregados durante este período.

Segundo Neel Doshi, fundador da consultoria Vega Factor e autor do livro Primed to Perform, em uma matéria divulgada no site do Valor Econômico de abril deste ano, líderes não foram treinados para entender o que é motivação e como motivar com base na ciência.

As afirmações de Doshi vêm de vários anos de pesquisa que conduziu com mais de 20 mil trabalhadores ao redor do mundo com o objetivo de compreender a dinâmica da motivação em que concluiu que a maneira efetiva de motivar é despertando o prazer ou o propósito no desempenho das atividades, sejam elas quais forem.

De modo geral, a motivação no trabalho está relacionada à capacidade de lidar com as adversidades e com o ambiente em que os trabalhadores estão inseridos. É uma combinação de fatores que fazem com que os empregados estejam prontos para os desafios e animados para a resolução de eventuais problemas e o cumprimento da agenda de tarefas.

Importância de se manter uma equipe motivada

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Manter uma equipe motivada é o grande desafio de qualquer gestor que tem, em suas mãos, diversas personalidades que precisam interagir e trabalhar em um propósito comum: o crescimento da empresa.

Durante muito tempo acreditou-se que um bom salário era um fator para motivar os trabalhadores a desempenhar bem as suas funções e concluir as atividades com êxito. Porém, essa é uma realidade distante do formato de trabalho atualmente.

Hoje em dia, percebe-se que a questão é muito mais complexa. Para alcançar a maior produtividade da equipe, seus membros precisam estar bem e querendo, efetivamente, fazer o seu trabalho. Imbuir esse sentimento de que o colaborador deseja fazer seu trabalho é o que se chama de motivação da equipe.

Manter uma equipe motivada é benéfico para todos os lados. Ganha o empregador que colhe bons resultados da atuação do empregado e, por sua vez, ganha o trabalhador que tem sua atuação reconhecida e, em algumas situações, remunerada.

Sendo mais práticos, uma equipe motivada trabalha mais e melhor. Isso aumenta a produtividade e, consequentemente, o lucro da empresa. Além disso, a motivação da equipe cria um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e que torna a empresa um lugar de que as pessoas gostem.

Exercendo a liderança

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Tanto as transformações comportamentais ocorridas ao longo dos anos por questões que envolvem o cenário econômico e social tem influenciado a postura dos trabalhadores no ambiente laboral, bem como dos líderes que estão à frente da equipe.

Com o mundo globalizado e a chegada da internet é possível liderar e/ou aprimorar a liderança depois de receber diversos treinamentos online, encontrados pelas redes como treinamentos, palestras e coachings especializados no assunto que podem ser contratados para imbuir um espírito motivacional na empresa.

Mas, de fato, exercer a liderança é muito mais do que liderar, é enxergar o outro como um aliado e saber valorizar suas qualidades, corrigir as imperfeições e aprimorar, sobretudo, sem humilhar, as falhas e carências de aptidão.

Entretanto, alguns comportamentos do líder são padrões e exercem a função de motivar a equipe: primar por um ambiente de trabalho saudável, leve, comprometido e livre de abusos; oferecer recompensas pelo trabalho bem feito, escolher bem o perfil do colaborador que vai entrar na empresa são algumas das dicas.

Liderança direta

Liderar significa estar na linha de frente, interagindo diretamente com a equipe de trabalho. A liderança direta exige do profissional certa influência para que ele possa colher bons resultados do trabalho de cada um.

Laços sólidos e duradouros são construídos a partir de uma liderança direta em que relações são alicerçadas na base da confiança para que possam satisfazer, em melhores condições, às necessidades de cada trabalhador.

Neste tipo de liderança, o profissional atua diretamente com sua equipe, servindo como intermediário às diretrizes edificadas pelos gestores de um nível acima, por exemplo. É ele quem comanda a atuação de todos e colhe, de imediato, os resultados dessa troca profissional.

É de costume dessa atuação, o líder exemplificar posturas a partir de seus próprios princípios, de acordo com os detalhes exigidos em cada função.

Liderança indireta

Nesta postura de líder indireto, o profissional atua como interlocutor a outros níveis gerenciais, servindo como influenciador, mas por intermédio de outros profissionais da empresa.

É ele quem transmite as ideias de quem está no topo da cadeia organizacional aos seus liderados, evitando distorções de informações e comprometendo a qualidade do trabalho.

Principais características do líder de uma equipe

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Como dissemos, apesar de parecer simples, liderar uma equipe é tornar-se exemplo de postura profissional, principalmente, na tomada de decisão ou em casos de necessidade de resolução de eventuais problemas.

Portanto, é possível listar algumas características inerentes aos trabalho do líder, entre elas:

  • Passar segurança aos subordinados;
  • Tomar decisões;
  • Ser claro quanto às expectativas;
  • Desafiar a equipe;
  • Dar bom exemplo;
  • Reconhecer e recompensar bom desempenho;
  • Dar feedback;
  • Saber usar o talento de seus colaboradores.

Como motivar uma equipe? Veja dicas objetivas

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A atuação e as competências de um bom líder são assuntos recorrentes entre os departamentos de recursos humanos de uma empresa. Isto porque, muitas vezes, o líder serve como um termômetro para que as resoluções sejam otimizadas e que o bem comum em todas as esferas organizacionais possam ser avaliados e que medidas sejam tomadas.

Assim, é possível, então, definir algumas atitudes que norteiam a atuação de um líder e como ele pode motivar sua equipe de forma simples e prática. Dessa forma, é papel dos líderes encontrarem maneiras de manter acesa a chama da motivação entre os seus liderados para que eles possam dar o melhor de si. Vamos conferir.

Motivação financeira

Além de reconhecer a atuação dos empregados, o trabalho pode ser recompensado financeiramente de acordo com os programas de encarreiramento da empresa. Motivar um funcionário financeiramente significa retribuir, de forma concreta, toda a dedicação dispensada por ele durante o período com as tarefas organizacionais.

É como se fosse uma moeda de troca entre o líder e o empregado e uma postura de gratidão da empresa para com esse empregado. Em outras palavras, quer dizer que o  comprometimento dele com os objetivos da empresa foi alcançado com êxito.

Da mesma forma que a motivação emocional no ambiente corporativo pode levar o colaborador a atingir a alta performance, a financeira também impulsiona o ser humano a ir atrás de suas metas, a partir de uma relação mais saudável com os seus recursos.

Criação de planos de carreira interessantes

O plano de carreira serve para mostrar o quanto a empresa se importa com o desenvolvimento do empregado. Faz parte do papel do líder identificar potenciais em sua equipe para que possam ser contemplados com um plano de ascensão profissional.

Colocá-lo em prática exige uma análise de como a empresa quer que o profissional cresça e quais as etapas ele deve cumprir e como ele deve se desenvolver para receber promoções e chegar a cargos mais altos. O plano de carreira é um projeto que tem como objetivo trilhar a carreira de profissionais dentro da organização.

Para que o líder insira um plano de carreira ao comportamento de determinado funcionário é preciso que ele identifique sua capacidade em diversos aspectos, sejam eles emocionais, psicológicos, operacionais, entre outros.

Como ação estratégica da empresa, o plano de carreira geralmente é elaborado por profissionais da área de Recursos Humanos em consonância com a percepção do líder, responsáveis por analisar e traçar as ações pertinentes ao plano e apresentá-las aos colaboradores.

Estabelecimento de metas

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Definir metas e transmiti-las aos colaboradores faz parte de uma liderança clara e transparente que atua em parceria com cada funcionário. Assim, para que uma equipe sinta-se motivada, é preciso dar a ela metas a serem perseguidas e alcançadas.

Essas metas podem ser individuais ou coletivas. Além disso, é necessário que elas sejam específicas, desafiadoras, mensuráveis e, principalmente, alcançáveis. Quando o gestor impõe metas impossíveis de serem alcançadas, é quase certo que a equipe, com o passar do tempo, passe a se desmotivar, impactando diretamente na produtividade e no resultado do trabalho.

Distribuição de responsabilidades

Além de liderar a equipe, suas competências e atividades, o bom líder sabe como distribuir as responsabilidades dando autonomia para que eles exerçam, minimamente, o poder de decisão.

Um dos fatores que mais interferem na utilização adequada do tempo é o atendimento à agenda de trabalho dos outros. Isso acontece com frequência nas atividades de qualquer líder. Ele, normalmente, interrompe seus afazeres para atender a alguém que demanda sua atenção: seja o escalão superior, os subordinados ou os colegas.

E com essa organização na distribuição de tarefas, o líder vai criando vínculos cada vez mais fortes com seus liderados, a ponto de estabelecer conexões seguras e identificar facilmente as potencialidades de seus funcionários.

Sabendo das habilidades e limitações, é possível designar as tarefas de maneira inteligente. Assim, o líder terá:

  • Bom aproveitamento da equipe;
  • Ganho de qualidade na execução das tarefas;
  • Economia de tempo;
  • Maior satisfação dos colaboradores com o trabalho;
  • Maior motivação do time;
  • Ganho em eficiência na realização das tarefas.

Manutenção de um bom ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é peça importantíssima para o sucesso de uma empresa. Para que ele seja positivo, é necessário que a política da organização e o relacionamento entre líderes e colaboradores sejam saudáveis, dentre outros aspectos.

Investir em um bom ambiente de trabalho oferece satisfação e bem-estar aos colaboradores que fazem uso do espaço da empresa como se fossem a extensão do próprio lar, afinal, em muitos casos, a carga horária obriga o funcionário a passar mais tempo na empresa do que na residência.

Cativar e mobilizar a equipe em torno dos objetivos da empresa

Como falamos, ter metas e comunicá-las de forma clara aos colaboradores faz parte de uma liderança focada no bem-estar de cada um, mas também na obtenção dos resultados de acordo com os objetivos da empresa.

Um time alinhado com os propósitos da empresa certamente atinge, com maior facilidade, os objetivos e colhe os frutos de uma atuação integrada muito mais rapidamente. Algumas dicas para o gerenciamento de equipes nesse sentido são:

  • Compartilhe pensamentos;
  • Promova discussões sobre o desenvolvimento das atividades;
  • Converse abertamente com todos os envolvidos;
  • Dê abertura para interações e comentários.

Demonstrar interesse e reconhecimento pelas ações desempenhadas

Todo profissional gosta e merece ser reconhecido e uma das atitudes que contribuem para esse reconhecimento é elaborar alguns planos de carreira para os colaboradores que contemplem o reconhecimento de suas ações.

Oferecer prêmios e incentivos para aqueles que conseguirem alcançar determinados objetivos, sejam eles individuais ou coletivos, é uma boa atitude que representa respeito e gratidão pela dedicação. Buscar objetivos que desafiem os profissionais e os incentive a trabalhar mais motivados também é uma forma de reconhecer a atitude de cada um.

Exercer as boas práticas de um líder, destacadas anteriormente

Como já abordamos, atuar como líder é mais do que gerenciar uma equipe, é fazê-la se sentir parte da empresa e fomentar o bom ambiente organizacional para que os objetivos sejam cumpridos e as metas alcançadas.

Algumas simples atitudes e posturas podem gerar empatia nos colaboradores e estabelecer vínculos que se perpetuam na atividade laboral, entre elas:

  • Humildade: o modo de ver o mundo de um líder não é o melhor, nem o mais verdadeiro e muito menos o único, é preciso ter consciência disso;
  • Cuidado com as ilusões: um líder não exerce esse papel o tempo todo e em todos os ambientes dos quais faz parte;
  • Aprendizado: um verdadeiro líder está aberto a sempre aprender mais, adquirindo novas distinções e competências;
  • Empatia: conheça o grupo com o qual você atua. Entender a expectativa das pessoas é uma excelente escolha para quem lidera;
  • Relacionamento: a capacidade de se relacionar é mais importante do que os atributos técnicos para um líder.

Como manter uma equipe motivada em tempos de crise?

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Independente do período, manter uma equipe motivada é sempre um dos maiores desafios de um líder. Quando esse momento é gerado por uma crise como a atual, vários fatores influenciam a motivação de um funcionário.

Justamente porque ele passa a questionar outros valores que não se restringem ao financeiro para se sentir motivado. A flexibilidade na carga horária é um dos aspectos que tem mudado a postura e a visão do empregado em relação à empresa, principalmente durante a pandemia.

Algumas atitudes podem contribuir para que o líder mantenha a equipe motivada inclusive nestes períodos de crise, como veremos a seguir.

Como motivar uma equipe desmotivada na pandemia?

Se a economia não estava favorável aos empresários e aos trabalhadores, como a pandemia, este cenário tem se agravado e mudado constantemente a postura dos trabalhadores.

Quando a motivação está relacionada ao ambiente organizacional, o desafio é ainda muito mais complexo. Apesar do Governo se esforçar para minimizar os efeitos provocados pela pandemia, líderes tentaram, ao máximo, proteger suas equipes, o panorama é de muito medo, insegurança e, obviamente, incerto para muitos.

Porém, algumas atitudes podem proporcionar o sentimento de motivação na equipe, principalmente quando esses trabalhadores se sentem acolhidos pelos líderes. Entre os principais aspectos da postura do líder, alguns se destacam:

  • Crie um ambiente mais seguro para os colaboradores;
  • Boa comunicação e transparência;
  • Crie um relacionamento honesto e próximo;
  • Dê feedback e incentive mais;
  • Recompense e valorize seu funcionário;
  • O uso de um sistema de gestão integrada.

Assensus Contabilidade

A Assensus Contabilidade é formada por equipe multidisciplinar que está apta a atender as demandas empresariais, sempre buscando soluções que levem ao desenvolvimento sustentável da empresa.

A equipe integrada disponibiliza aos clientes ferramentas que contribuem para o crescimento de todos em diferentes níveis gerenciais e operacionais, facilitando a operação cotidiana, proporcionando mais transparência e eficiência.

Conclusão

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O clima organizacional é um aspecto que não pode ser ignorado pelos líderes, pois impacta diretamente os resultados e é tão importante quanto realizar uma boa liderança.

Portanto, não hesitar em investir em estratégias – pessoais e operacionais – que potencializam o fator humano dentro da empresa e contribuem também para aumentar a motivação e o engajamento dos profissionais da sua companhia.

Conte sempre com a consultoria de uma equipe especializada em boa gestão como a Assensus Contabilidade!

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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