Com certeza você já deve ter ouvido falar por aí sobre Departamento Pessoal, pois este é um nome bem popular.
No entanto, muitas pessoas ouvem falar a respeito e até tem alguma ideia do que possa ser, mas será que você sabe realmente o que esse setor faz?
Neste artigo, fizemos uma seleção das principais informações que você precisa saber para decidir se deseja ou não, seguir carreira no DP.
No texto abaixo, você ficará por dentro do que realmente é o Departamento Pessoal, qual é a sua importância dentro de uma empresa e quais são as suas rotinas e funções.
Além disso, traremos para você as 3 divisões básicas do Departamento Pessoal, como fazer a sua devida organização e quais são as diferenças de funções entre o setor de recursos humanos (RH) e o Departamento Pessoal (DP).
E se você estava pensando que iria acabar por aí, segura porque ainda tem mais. Você sabe quanto ganha um profissional do Departamento Pessoal?
Aqui você vai saber! Com certeza neste artigo você irá aprender tudo sobre esse setor tão popular e ao mesmo tempo tão pouco conhecido de fato.
Então, faça uma ótima leitura!
O que é o departamento pessoal?
O Departamento Pessoal é o setor de uma empresa responsável por fazer toda a parte de gestão de pessoas (funcionários) que nela trabalham.
Sendo assim, esta é a área designada e especializada para administrar as questões relacionadas aos funcionários, como por exemplo a sua folha de pagamento, as férias, as licenças, entre outras.
De modo resumido, o Departamento Pessoal é o setor empresarial que assume a responsabilidade pelas tarefas mais burocráticas para que possa garantir o cumprimento de leis, normas e a relação ética entre a empresa e seus funcionários.
Este é um setor que existe desde a época da escravidão. No entanto, na época, tinha um formato bem diferente do que temos nos dias de hoje.
Durante a escravatura, alguns escravos tinham a função de garantir que todo o grupo trabalhasse e produzisse com o máximo possível de eficiência. Eles eram chamados de “chefe de pessoal”.
Após a abolição da escravatura, algo parecido continuou sendo feito, com supervisores sendo nomeados para organizar os processos.
Foi aí então que o modelo de trabalho foi sendo definido, até que chegamos no momento em que o Departamento Pessoal se tornou um setor especializado com a entrada da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Qual a importância do departamento pessoal nas atividades de uma empresa?
Com tudo o que foi falado anteriormente, com certeza já é possível ter uma noção da importância do Departamento Pessoal para as empresas, não é verdade?
Uma vez que este departamento tem a função de zelar para que as leis e normas sejam cumpridas, um dos aspectos positivos do trabalho é fazer a prevenção e evitar prejuízos por questões trabalhistas.
Além disso, como o DP administra todas as rotinas relacionadas aos colaboradores (funcionários), outras questões mais burocráticas, como as de cunho previdenciários, por exemplo, têm a tendência de ficarem mais simples e organizadas.
Com isso, há mais estrutura no que diz respeito ao regulamento interno da empresa e a relação entre as partes.
Sabemos que um dos ativos mais importantes de uma empresa, se não o mais, são os seus colaboradores, os quais devem ser contratados conforme exige a legislação trabalhista.
E está aí a importância do departamento pessoal, pois ele é o departamento responsável por cuidar da boa relação entre a empresa e seus funcionários, de forma transparente e eficaz.
Rotinas do departamento pessoal
Agora que você já sabe o que é o DP e qual é a sua importância dentro das empresas, vamos falar um pouco sobre as rotinas desempenhadas por ele. São elas:
Admissão dos colaboradores
O setor de admissão é responsável pelo registro do processo de contratação do funcionário. Em alguns casos, envolve também certas rotinas de recrutamento e seleção dos colaboradores.
Este também é o setor responsável por fazer a adequação das funções de cargos e horários de trabalho, realizar e transmitir os registros de acordo com as conformidades da legislação trabalhista e inserir o colaborador no ambiente de trabalho. Estas são algumas das tarefas que competem ao setor.
Gestão do controle de ponto dos colaboradores
Este setor realiza o acompanhamento da frequência dos funcionários, que também é mais uma das responsabilidades do Departamento Pessoal. É fundamental que uma empresa tenha o controle rigoroso do ponto, bem como o registro do banco de horas e a contagem dos períodos adicionais, além das escalas de trabalho dos seus funcionários.
Todas essas informações são integradas à folha de pagamento, o que as tornam muito importantes para evitar a oneração dos custos da empresa e também evitar os chamados passivos trabalhistas.
Intermediação de benefícios
Este é o setor responsável por definir, controlar e destacar para os colaboradores, quais serão os benefícios concedidos pela empresa mediante a prestação de seus serviços. Alguns deles são:
- plano de saúde;
- plano odontológico;
- vale-alimentação;
- vale farmácia;
- bolsa de estudos;
- vale combustível;
- auxílio creche;
- vale transporte;
- entre outros.
Controle de folha de pagamento
Quando o assunto é Departamento Pessoal, a folha de pagamento é uma das principais atividades que vêm à tona para a maioria das pessoas, uma vez que ela representa a “compensação” pelo trabalho já realizado.
A verdade é que, esta é uma tarefa complexa e que exige bastante do profissional de DP. É papel desse departamento gerenciar todas as nuances que envolvem os cálculos do salário dos colaboradores.
Algumas empresas terceirizam esses serviços especializados e assumem o foco apenas da função administrativa.
Rescisões dos contratos
O setor de rescisão, como o nome já sugere, se encarrega pelos desligamentos dos colaboradores. Os profissionais desta área são responsáveis pelos cálculos, pela geração da documentação e ainda pela transmissão das informações aos órgãos oficiais.
Métricas importantes na análise comportamental dos colaboradores
Ainda dentro do setor de Departamento Pessoal, temos as análises de métricas fundamentais que devem ser feitas. Sendo elas:
Turnover
Qual é o percentual de rotatividade de funcionários?
O cálculo do índice de turnover pode ser feito com base no número de rescisões executadas em um período e se elas ocorreram por vontade do empregado ou por decisão do empregador.
O resultado contribui para a análise de como a empresa tem oferecido boas condições de trabalho, se elas são suficientes para reter talentos ou se existe alguma falha específica na contratação e identificação do perfil adequado para exercer determinados cargos e funções.
Absenteísmo
As faltas em excesso podem indicar um sinal de desmotivação ou até mesmo de condições de saúde desfavoráveis e devem ser analisadas para compreender o nível de participação da empresa no comportamento de ausência de um empregado ou grupo de colaboradores.
Com esta métrica, é possível verificar quantos atestados médicos foram entregues na empresa durante um determinado período e quantas faltas sem justificativas foram computadas dentre todos os funcionários.
Esse indicador serve também como elemento para avaliar o desempenho, tanto dos funcionários quanto da própria empresa.
Acidente de trabalho
Este com certeza é parâmetro que chama a atenção, pois é comum ouvir falar deste assunto por aí. A quantidade de comunicação de acidente (CAT) gerada vai ajudar a empresa a verificar as ocorrências e trabalhar com mais foco na prevenção.
Os motivos da geração deste documento são também um indicador importante para detectar se existe alguma falha da empresa, ou negligência, ou ainda despreparo por parte do profissional envolvido no acidente.
Quais são as 3 divisões básicas do departamento pessoal?
Basicamente o Departamento Pessoal se divide em três setores básicos:
- Admissão;
- Compensação; e,
- Desligamento.
O setor de admissão de funcionários tem por função cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos.
Ele dá início na busca por profissionais no mercado de trabalho, seguida da composição e adequação das funções do cargo, até chegar na fase do registro da admissão de acordo com as conformidades da legislação tralhista.
Já o setor de compensação de pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo do controle de frequência, do cálculo e pagamento dos salários e dos benefícios, bem como da geração dos impostos e contribuições pertinentes do departamento.
A partir da integração dos funcionários na empresa, inicia-se o controle do fluxo de frequência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento, o controle de benefícios e a geração dos tributos.
O Setor de desligamento de colaboradores tem a função de cuidar de todo o processo de rescisão e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.) e cuidar de toda a parte de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do colaborador e termina quando ocorre sua efetiva quitação do contrato de trabalho.
Como fazer uma boa organização do departamento pessoal?
O Departamento Pessoal é um setor de rotina, com algumas variações. Os profissionais desse departamento precisam ser disciplinados e estarem atentos a todos os detalhes da extensa legislação trabalhista.
Ter uma visão do todo ajuda a acompanhar melhor as atividades mais específicas, o que é benéfico para a empresa no geral. Por isso, a recomendação é que você siga um ritmo menos acelerado e bastante criterioso dentro do departamento pessoal:
- Tenha um arquivo de cadastro e controle dos colaboradores;
- Utilize um sistema para arquivar e controlar os registros de pontos e auxiliar no seu tratamento;
- Mantenha um controle rigoroso da folha de pagamento todos os meses;
- Controle os períodos de férias, se possível com emissão de alertas dos prazos;
- Tenha um sistema de cálculo de folha, férias e rescisão;
- Seja transparente com seu colaborador fornecendo todas as informações dos cálculos realizados.
Quais são as diferenças entre as funções do setor de recursos humanos (RH) e do departamento pessoal (DP)?
Embora sejam dois setores conectados e dependentes um do outro, existe sim uma grande diferença entre esses dois setores. As principais começam pelas atividades desempenhadas.
A função do setor de Recursos Humanos é estimular as relações humanas e extrair as potencialidades de cada profissional para que o ambiente de trabalho seja o mais agradável e produtivo possível.
O RH tem a missão de intermediar os conflitos, acompanhar o aumento da diversidade e estimular a inclusão de forma agradável e adequada a todos os funcionários, levando em consideração a cultura organizacional da empresa e todos os valores que ela possui.
Algumas empresas possuem um RH mais afetivo e humanitário, com o auxílio de um Psicólogo à frente do departamento. Outras, são mais objetivas, terceirizam o trabalho de avaliações psicológicas e contratam um gestor de RH, por ser um profissional que tem uma formação que entende melhor as atividades e processos executados no DP.
Os dois setores são essenciais para a empresa, porém o departamento pessoal tem um “poder” maior, por ser efetivamente o responsável pelos cálculos dos pagamentos dos colaboradores, dos tributos e da correta aplicação das leis trabalhistas. É comum afirmarem que uma empresa sobrevive sem um departamento de RH, mas não sem um DP. É possível uma empresa funcionar com certa deficiência na gestão de pessoas, mas jamais sem a correta gestão de processos burocráticos dessas pessoas.
Mesmo que o colaborador não se sinta motivado e produtivo, ele continuará trabalhando mediante o correto pagamento do salário, inclusive se puder contar também com a concessão dos seus benefícios.
É função do departamento pessoal gerar a guia mensal de depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na conta do colaborador e o recolhimento do INSS como contribuição para a aposentadoria dos funcionários.
Caso os dois departamentos existam na empresa, a atuação coerente do departamento pessoal tornará mais fácil o trabalho dos profissionais de RH.
Uma empresa que zela pela transparência das informações, que ralilza os pagamentos dos seus colaboradores em dia, sem equívocos ou descontos indevidos e mantém os seus benefícios também em dia, tende a contar com funcionários mais engajados e comprometidos com a empresa.
O RH atua visando sempre obter resultados melhores no quadro funcional como um todo e o departamento pessoal atua como suporte para as necessidades básicas do funcionário enquanto ser humano.
Quanto ganha um profissional de departamento pessoal?
Como em qualquer área, o valor de pagamento dos profissionais varia de acordo com a sua função. Vamos então, listar aqui abaixo quanto ganha o colaborador de cada um dos quatro setores que fazem parte do departamento pessoal. E são eles:
Gerente
Um Gerente de Departamento Pessoal atualmente tem um salário médio de R$ 3.450,27 no Brasil, para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com uma pesquisa do salario.com.br.
A faixa salarial do Gerente de Departamento Pessoal fica na casa dos R$ 2.500,00 salário mediano segundo a pesquisa e o teto salarial na faixa de R$ 8.076,79, sendo que R$ 3.149,02 é a média do piso salarial 2021 de acordos coletivos considerando os profissionais em regime CLT do Brasil inteiro.
O perfil profissional mais comum é o de um funcionário de 37 anos em média, com ensino superior completo, do sexo feminino e que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de atividades contábeis.
A cidade onde há maior ocorrência de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Gerente de Departamento Pessoal é a cidade de São Paulo – SP.
Lembrando que os salários informados aqui não englobam os adicionais de nenhum tipo, como bônus, comissões, insalubridade, periculosidade, acúmulo de função, horas de intervalos suprimidas, nem nada do tipo.
Analista
Hoje quem trabalha como Analista de Departamento Pessoal tem um salário médio de R$ 2.790,00. Pesquisas apontam que antes de se tornar Analista de Departamento Pessoal, 24% dos trabalhadores já foram Assistente de Departamento Pessoal e 13% desses trabalhadores se tornaram Analistas de Recursos Humanos.
Seguem abaixo os salários dos profissionais analistas segundo pesquisa salarial nacional para o cargo de Analista de Departamento Pessoal. Seguem os salários por porte de empresa e nível profissional:
Empresa pequena:
- Treinee= R$1.666,08
- Júnior= R$2.082,60
- Pleno= R$2.603,25
- Sênior= R$3.254,06
- Master= R$4.067,58
Empresa média:
- Trainee= R$2.165,90
- Júnior= R$2.707,38
- Pleno= R$3.384,23
- Sênior= R$4.230,29
- Master= R$5.287,86
Empresa grande:
- Trainee= R$2.815,68
- Júnior= R$3.519,60
- Pleno= R$4.399,50
- Sênior= R$5.499,38
- Master= R$6.874,23
É claro, os salários acima podem sofrer variações de acordo com o Estado em que você reside.
Assistente
No cargo de Assistente de Departamento Pessoal o profissional inicia seu trabalho ganhando uma média de R$ 1.639,00 de salário e pode vir a ganhar uma remuneração de até R$ 2.394,00. A média salarial para o Assistente de Departamento Pessoal no Brasil é de R$ 1.982,00.
Esse profissional é responsável por prestar suporte no preparo e no cálculo da folha de pagamento, das rescisões, das férias e dos recolhimento de contribuições. Além disso, ele efetua a manutenção do cadastro dos colaboradores, faz o controle de benefícios e acompanha o fluxo de ponto eletrônico.
Ele também pode ser responsável por fazer a emissão dos encargos que estão sob a folha, tais como FGTS, GPS, DARF, DAE e eSocial, operando sistemas de fiscalização pública.
Cabe a ele também, fazer a organização de documentações e arquivos para que estejam em ordem em caso de auditoria e fiscalização.
Cuidar dos processos burocráticos da admissão e dos desligamentos, tais como: cadastramento de novos funcionários nos sistemas de gestão da empresa, emissão dos avisos de desligamentos, etc.
Algumas vezes, pode atuar junto com o analista de departamento pessoal nas verificações dos indicadores da área, como por exemplo, o turnover.
Auxiliar
Este profissional tem a função de prestar auxílio nas rotinas do Departamento Pessoal, recebendo e arquivando as documentações dos colaboradores, se inteirando das suas possíveis dúvidas, realizando o tratamento dos registros de pontos, conferindo as recargas dos benefícios e atualizando os dados do cadastro do funcionário.
Ainda, é responsável por manter a atualização constante de quadros de aviso, prestar assistência em treinamentos e processos seletivos e entrar em contato com os candidatos das vagas.
Abaixo, seguem os salários por porte de empresa e nível profissional:
Empresa pequena:
- Treinee= R$1.074,70
- Júnior= R$1.235,90
- Pleno= R$1.421,28
- Sênior= R$1.634,47
- Master= R$1.879,64
Empresa média:
- Trainee= R$1289,63
- Júnior= R$1.483,08
- Pleno= R$1.705,54
- Sênior= R$1.961,37
- Master= R$2.255,58
Empresa grande:
- Trainee= R$1.547,57
- Júnior= R$1.779,70
- Pleno= R$2.046,65
- Sênior= R$2.353,65
- Master= R$2.706,70
Como já foi dito anteriormente, os salários acima podem variar de acordo com o Estado em que você reside.
Precisa do auxílio profissional de especialista em departamento pessoal?
Se você está pensando em abrir a sua empresa ou se já tem uma empresa e está querendo deixar as coisas ainda mais organizadas, nós com certeza temos exatamente o que você precisa para fazer com que seus funcionários vistam a camisa da sua empresa.
O melhor auxílio profissional com especialistas em Departamento Pessoal que você pode encontrar.
Assensus Contabilidade
Somos uma empresa com uma vasta experiência em contabilidade e possuímos processos ágeis e eficientes, por meio de tecnologias.
Oferecemos para os nossos clientes, ferramentas para que todas as etapas sejam feitas da forma mais simples possível, facilitando a operação cotidiana, proporcionando mais transparência e eficiência.
A Assensus Contabilidade preza pela qualidade dos serviços prestados, sempre com comprometimento e alta performance. Nosso principal diferencial é fornecer um atendimento consultivo, próximo e dinâmico, fazendo com que nossos clientes sintam que são parte de nós.
Atuamos para garantir o crescimento contínuo de nossos clientes, através de uma assistência única e exclusiva, realizada por profissionais capacitados e atualizados.
Conclusão
De fato, você pôde ver o quão importante o Departamento Pessoal é para as empresas.
Uma vez que este é o setor responsável por cuidar de um dos maiores ativos, que são os funcionários, é de extrema importância que este setor seja implementado em uma empresa caso o objetivo seja o crescimento exponencial.
Esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas e que você tenha aprendido bastante conosco aqui hoje.
Caso ainda restem questionamentos a respeito do tema ou de outras questões empresariais, deixe-nos o seu comentário, pois além de ficarmos honrados com a sua interação, a sua dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas, e nós podemos trazê-la em forma de conteúdo em um próximo artigo para te ajudar ainda mais.
Desejamos a você uma ótima vida e que seus negócios possam decolar ainda mais com as dicas que passamos para você. Até a próxima!