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Empreendedorismo feminino: qual a importância, como incentivar a causa

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O empreendedorismo feminino vem ganhando bastante destaque, sendo um dos principais responsáveis por diminuir as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho e aumentando as oportunidades para as mulheres.

Da mesma forma que o empreendedorismo feminino aumenta a equidade de gênero, ele permite uma maior diversidade no mercado.

Isso acontece porque as mulheres conseguem identificar perspectivas diferentes e apontar soluções inovadoras.

Por isso, se trata de um tema muito importante tanto para o mercado e para empreendedores quanto para a independência das mulheres, em especial a independência financeira.

Assim, o empreendedorismo feminino e sua importância hoje em dia é um tema bastante relevante e merece atenção.

Saiba mais sobre o que é o empreendedorismo feminino, qual a importância do incentivo dessa prática, as maiores dificuldades, dicas importantes e exemplos de mulheres empreendedoras. Confira!

O que é o empreendedorismo feminino?

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O que é o empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino representa os negócios comandados e fundados por mulheres. Dessa forma, se trata também de uma iniciativa de liderança feminina, que busca levar mais mulheres a cargos elevados dentro de empresas.

Esse movimento surgiu e está ganhando cada vez mais força para provar a capacidade de liderança que as mulheres possuem, mesmo que o seu acesso a cargos de chefia seja dificultado.

Assim, o empreendedorismo feminino não inclui apenas aquelas mulheres que abriram o seu próprio negócio, mas engloba mulheres que possuem uma postura de liderança, determinação e inovação dentro de alguma empresa.

Afinal, o empreendedorismo em si vai além de apenas fundar uma empresa, ele representa um movimento que incentiva a determinação, a liderança e uma postura focada.

Dessa forma, esse movimento feminino tem o intuito de mudar a imagem de empreendedores no Brasil, que muitas vezes se resume apenas a figuras masculinas.

Além disso, o empreendedorismo feminino não se trata apenas de grandes empresas e grandes empresárias, mas de todas que estão empreendendo de alguma forma, como lideranças femininas locais, pequenos negócios comandados por mulheres, startups que possuem mulheres na liderança, etc.

Qual a importância de incentivar o empreendedorismo feminino?

A imersão de mulheres em posições de liderança nos negócios permite que as empresas tenham uma perspectiva mais diversa e inovadora.

Isso garante uma nova visão de mercado para os negócios e garante que as empresas tenham atitudes inovadoras, necessárias para a sobrevivência de qualquer negócio hoje em dia.

Além disso, contribui para que mais mulheres sejam capazes de alcançar a independência financeira e sejam mais propensas a romper ciclos de opressão e violência.

Ou seja, além da transformação dentro das empresas, com novas perspectivas e uma atitude inovadora, o empreendedorismo feminino pode também contribuir para uma modesta mudança social.

Outro ponto positivo do incentivo ao empreendedorismo feminino é o crescimento da economia, que é impactada de forma positiva pela criação de negócios, sejam grandes empresas, salões de beleza de bairro ou a venda de produtos artesanais.

Todos esses negócios geram empregos e contribuem para a independência financeira das mulheres.

Maiores dificuldades das mulheres que desejam empreender atualmente

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Maiores dificuldades das mulheres empreendedoras atualmente.

Apesar de ser um fenômeno de grande importância na sociedade, as mulheres que desejam empreender possuem grandes dificuldades no mercado. Saiba mais.

– Ganhos menores em relação ao público masculino

A primeira dificuldade do empreendedorismo feminino é a mesma que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho há séculos, a diferença de ganhos em relação a homens.

Pesquisas indicam que mesmo com maiores qualificações, as mulheres ainda ganham menos e são menos valorizadas no ambiente de trabalho.

Além disso, o Sebrae mostra que as mulheres empreendedoras possuem nível de escolaridade 16% superior ao de homens na mesma posição, no entanto, essas mulheres ganham cerca de 22% menos.

Isso acontece em grande parte pela necessidade que as mulheres ainda possuem de sempre provar o seu valor e a sua qualificação para serem aceitas.

– Maiores índices de desistência

Outro ponto importante sobre o empreendedorismo feminino são os grandes índices de desistência.

Segundo pesquisa de 2014, 51,2% das mulheres iniciam negócios, em comparação a 48,8% dos homens. Porém, apenas 45,1% das mulheres são capazes de firmar o seu negócio. (Dados fornecidos pelo Sebrae.)

Alguns fatores colaboram para esses números, como a dificuldade de se manter no mercado de trabalho, em especial após a maternidade, e a disparidade de oportunidades de empregos.

– Pagam juros mais altos e possuem dificuldade de financiamento

Outro desafio para as mulheres empreendedoras são os juros mais altos e as dificuldades em conseguir crédito para dar início ao seu negócio.

As mulheres possuem um nível de inadimplência menor em comparação aos homens, no entanto, pagam juros maiores em financiamentos e ao conseguir crédito para começar o seu negócio.

Um dos principais fatores que contribuem para essa desvantagem em relação às mulheres é a dúvida em relação à capacidade de negócios liderados por mulheres, fruto da discriminação de gênero.

Assim, existe uma insegurança e uma descrença em relação a negócios empreendidos por mulheres no comando.

– Jornada múltipla

Além disso, em qualquer pauta que envolva mulheres no mercado de trabalho, existe o fator de maior dificuldade para grande parte delas: a jornada múltipla.

Mulheres são as maiores provedoras do lar, afinal, são o cuidado primário dos filhos e das tarefas domésticas na maior parte das casas.

Assim, as mulheres que desejam ter uma carreira e principalmente aquelas que desejam empreender possuem a inviável tarefa de conciliar todas essas funções e exercê-las perfeitamente.

Por isso, a mulher empreendedora muitas vezes precisa cuidar de sua empresa, de seus filhos e de sua casa, o que a deixa sobrecarregada e aumenta os índices de desistência nos negócios.

Afinal, essa é uma carga que deveria ser compartilhada entre duas pessoas, mas que, na prática, se torna apenas tarefa da mulher.

– Preconceito

Outro grande desafio é o preconceito enfrentado por empreendedoras a todo momento. A sociedade é patriarcal e subjuga mulheres a posições de inferioridade, o que é evidenciado também na realidade das empresas e do mercado de trabalho.

Assim, as mulheres enfrentam um grande desafio para empreender e se impor no dia a dia, para conseguir exercer a sua posição de líder de forma completa.

Uma pesquisa recente demonstrou que a maior parte das pessoas não se sentem confortáveis em serem lideradas por uma mulher, o que exemplifica o preconceito e a desigualdade de gênero que ainda existe na sociedade.

Essa desigualdade se manifesta em diversos ambientes da vida das mulheres, em especial no mercado de trabalho.

Previsões de crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil

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Previsões de crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil.

Como mencionado, as mulheres possuem alguns desafios ao começar a empreender, como o caso de grande parte das mulheres empreendedoras que começam o seu negócio de casa, devido à necessidade de conciliar o trabalho com o cuidado doméstico.

Segundo dados do Sebrae, existem 24 milhões de mulheres à frente de uma empresa no Brasil, em que 45% dessas mulheres são chefes de família.

Além disso, existem previsões de crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil, uma vez que a prática tem despertado interesse em muitas mulheres.

Segundo os dados, a porcentagem de novos empreendedores é maior entre as mulheres, com cerca de 15,4% em comparação a 12,6% dos homens.

Portanto, é possível perceber que existe uma tendência de crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil.

5 dicas importantes para mulheres que desejam empreender

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5 dicas importantes para mulheres empreendedoras.

Se você é uma mulher e deseja começar o seu próprio negócio, confira 5 dicas importantes para empreender no mercado e ter sucesso.

– Atue em uma área que se identifique

A primeira dica é sempre escolher uma área que você se identifique, afinal, você terá que se esforçar e passar bastante tempo investida em seu negócio. Assim, escolher uma área que você tenha afinidade vai ajudar a te manter motivada.

É importante procurar as oportunidades de demandas no mercado, mas é ainda mais importante encontrar uma área que você possa contribuir positivamente com sua experiência e sua visão de negócio.

– Gerencie o seu tempo e delegue tarefas quando necessário

Grande parte das empreendedoras precisam conciliar o trabalho profissional com outras tarefas, como o cuidado com a casa e o cuidado dos filhos.

Por isso, se esse for o seu caso, tenha em mente que será preciso delegar algumas tarefas eventualmente.

Assim, defina as suas prioridades e o seu horário de uma forma detalhada para dividir tarefas e não ficar sobrecarregada em nenhum aspecto de sua vida, seja pessoal ou profissional, e investir o seu tempo em funções estratégicas.

– Faça cursos sobre gestão, marketing e específicos da sua área

Procure fazer cursos profissionalizantes. Um bom exemplo são cursos sobre gestão de negócios e cursos sobre a sua área em específico.

Além disso, é essencial saber pelo menos o básico de marketing para comandar um negócio hoje em dia, por isso um curso nessa área também é recomendado. Eles irão te ajudar a empreender melhor.

– Construa networking

O networking é essencial em todas as profissões atualmente, mas em especial para as empreendedoras que estão começando um negócio, se trata de uma prática essencial.

Segundo pesquisas do Global Entrepreneurship Monitor, a mulher empreendedora brasileira é uma das que menos faz networking de todas as entrevistadas.

Isso pode acontecer também por conta do preconceito, a mulher se sente insegura e intimidada para empreender e se dizer empreendedora, por receio de ser desacreditada e julgada em sua profissão.

– Comece com o que você já possui

Por último, mas não menos importante: comece com aquilo que você já possui. Nós já falamos sobre a dificuldade que mulheres empreendedoras possuem ao tentar acessar crédito para empreender.

Por isso, uma dica muito importante é começar com aquilo que você tem e não esperar ter todos os recursos de forma completa para dar início ao seu empreendimento.

Mulheres empreendedoras de sucesso que nos inspiram

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Mulheres empreendedoras de sucesso que nos inspiram.

Confira exemplos de mulheres brasileiras e empreendedoras de sucesso que nos inspiram em seu trabalho e dedicação.

– Cristina Junqueira

O primeiro exemplo é Cristina Junqueira, a cofundadora e CEO do Nubank, uma das maiores empresas brasileiras, com valor de U$ 41,5 bilhões. Além disso, ela já atuou em outras grandes empresas, como é o caso do Itaú Unibanco.

Cristina está presente na lista da Forbes Fortune 30 under 40, de 2020, a única brasileira a alcançar o feito naquele ano.

Cristina cursou engenharia de produção na USP- Universidade de São Paulo e começou o seu mestrado na mesma instituição de ensino, no ano de 2004.

Logo após, no ano de 2007, Cristina estudou finanças e marketing na Northwertern University, nos Estados Unidos.

– Luiza Trajano

Luiza Trajano é uma famosa empresária brasileira, que está por trás do sucesso do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil.

A empresa está presente em 16 estados do Brasil, com cerca de 100 lojas e 40 mil funcionários.

Hoje em dia a gigante do varejo está sob comando de seu filho, Frederico Trajano, mas foi sob o gerenciamento de Luiza que a empresa se tornou o que é hoje.

Se tratava apenas de uma empresa familiar, fundada por seus tios e batizada em homenagem à tia, que também se chamava Luiza.

Ela se formou em direito na Faculdade de Direito de  Franca, sua cidade natal, e apenas em 1991 assumiu o comando da empresa e implementou diversas mudanças.

Uma das principais são as “Lojas Virtuais”, modalidade em que o cliente ia até uma loja Magazine Luiza e com o auxílio de um funcionário, fazia o pedido de itens que ainda não estavam no local.

Além disso, ela criou a “Liquidação Fantástica”, para ajudar a combater as vendas baixas do mês de janeiro, que se tornou um sucesso.

Luiza se tornou um case de sucesso exibido pela Harvard Bussiness School por seu empreendimento e por tornar a loja de família uma gigante do varejo e uma das principais lojas do Brasil.

– Ana Fontes

Ana Fontes é a fundadora da Rede Mulher Empreendedora, que funciona como uma plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino.

Ela é reconhecida mundialmente pelo feito, que reúne cerca de 750.000 mulheres empreendedoras ou mulheres interessadas em empreender. Ana Fontes é publicitária de formação e uma das empreendedoras mais populares do Brasil.

Sua plataforma oferece diversos serviços de mentoria e cursos de capacitação de mulheres em diferentes estágios, assim, ela consegue incluir todos os tipos de empreendedoras na rede.

– Cristiana Arcangeli

Cristiana Arcangeli é a CEO da empresa Beauty’in, famoso empreendimento de cosméticos, além de ser sócia do fundo de investimento Phenix.

Além disso, a empreendedora também foi uma das organizadoras dos primeiros grandes eventos de moda brasileiros.

Portanto, é possível perceber que Cristiana Arcangeli é uma empreendedora que atua em diversas áreas e diversos empreendimentos de forma versátil.

A empresária também teve participação na criação de cinco empresas muito bem sucedidas e foi uma das apresentadoras do famoso Shark Tank Brasil, programa em que famosos empresários recebem propostas de investimento em empresas de pequeno e médio porte.

Como apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino?

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Como apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino?

Saiba como você pode apoiar e incentivar esse movimento com atitudes simples do dia a dia.

– Comprando e/ou indicando o seu serviço/produto

O primeiro passo e mais importante para apoiar mulheres empreendedoras é dar preferência a esses empreendimentos na hora de fazer as suas compras.

Assim, em vez de procurar grandes lojas e gigantes do mercado, você pode procurar pelos serviços daquela sua amiga ou conhecida que está começando a empreender agora.

Essa é uma das principais formas de apoio ao trabalho e ao movimento de empreendedorismo brasileiro e é uma importante contribuição para mulheres que estão no início de sua jornada empreendedora.

– Elogiando e incentivando o seu trabalho

Assim como é igualmente importante incentivar o trabalho dessas mulheres empreendedoras, com comentários, elogios e indicações positivas para incentivá-las.

O processo de empreender pode ser cansativo e frustrante em muitos aspectos, por isso um incentivo é essencial e faz toda a diferença para essas empreendedoras.

– Propondo novas ideias

Além de ajudar comprando e incentivando, você pode ajudar a propor novas ideias e buscar melhores soluções.

Qualquer forma de reconhecimento serve como incentivo para empreendedores, por isso apenas propor uma nova ideia ou ajudar com a solução de algum problema pode ser uma forma de incentivo bastante importante.

– Oferecendo ajuda

Oferecer ajuda é fundamental, em especial para empreendedoras mulheres que têm a difícil função de trabalhar diversas jornadas. Por isso, contribuir com uma oferta de ajuda pode ser essencial para animar as empreendedoras e continuar a incentivá-las.

Essa ajuda pode ser na forma de uma indicação de instituições e redes de mentorias, uma oferta de ajuda no negócio ou até mesmo dentro de casa.

– Engajar nos posts das redes sociais do negócio

Outro ponto muito importante e muitas vezes negligenciado, além de ser a forma mais simples de contribuir ativamente para o sucesso de outra empreendedora: engajar nas redes sociais.

Hoje em dia todo negócio de sucesso deve estar presente nas redes, afinal, é nesse espaço que você consegue visibilidade.

Essa visibilidade se dá por meio dos engajamentos nos posts, o que faz a página alcançar mais pessoas e diferentes públicos.

Por isso é tão importante curtir, comentar e compartilhar o post da rede social de uma empreendedora.

Conclusão

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Empreendedorismo feminino.

Agora você já sabe o que é o empreendedorismo feminino e a importância dessa prática para toda a sociedade.

Lembre-se das dicas para ter sucesso em seus empreendimentos, tenha em mente que os desafios surgirão, mas que é possível alcançar grandes resultados, como as mulheres empreendedoras que nos inspiram e que são exemplos neste artigo.

Além disso, lembre-se de contribuir com o empreendimento de outras mulheres, seja comprando e indicando ou até mesmo engajando nas redes sociais.

O seu incentivo é muito importante para que o empreendedorismo feminino continue avançando e crescendo no Brasil. Confira como abrir a sua empresa de forma fácil e com todo o suporte necessário.

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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