Assensus

Blog da Assensus

Acesse nosso conteúdo exclusivo sobre contabilidade,
gestão empresarial, empreendedorismo e mais.

Gestão financeira: o que é, como fazer e impulsionar o seu negócio

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Em primeiro lugar, a gestão financeira é um dos aspectos mais importantes de um negócio. Afinal, para iniciar e administrar um negócio de sucesso, você precisará de excelentes conhecimentos de gestão financeira.

Em um nível tático, os procedimentos de gestão financeira regem como sua empresa processa as transações diárias. Realiza também, o fechamento financeiro mensal, compara os gastos reais com o que está orçado e assegura que a empresa cumpra os requisitos de auditoria e impostos.

Em um nível mais estratégico, a gestão financeira alimenta as atividades vitais de planejamento, análise financeira e de visão. Onde os líderes financeiros utilizam dados para planejar investimentos futuros, identificar oportunidades e construir empresas fortes e de sucesso.

O que é e para que serve a gestão financeira?

gestao financeira gestao financeira sebrae
Função da gestão financeira.

Em sua essência, a gestão financeira é a prática de fazer um plano de negócios e depois garantir que todos os departamentos permaneçam no caminho certo.

Uma gestão financeira sólida permite que o Diretor Financeiro forneça dados que apoiem a criação de uma visão de longo prazo. Além disso, tome decisões sobre onde investir e produza insights sobre como financiar esses investimentos, liquidez, lucratividade e muito mais.

A gestão financeira serve sobretudo para o planejamento estratégico, bem como a organização, direção e controle financeiro em uma organização ou empresa.

Também inclui a aplicação de princípios de gestão aos ativos financeiros de uma organização, desempenhando ao mesmo tempo um papel importante na gestão fiscal.

Qual é o principal objetivo da gestão financeira?

Partindo desses pilares, a gestão financeiro ajuda as empresas de diversas maneiras, entre elas:

  • Maximizar os lucros, por exemplo, fornecendo informações sobre o aumento dos custos das matérias-primas que podem desencadear um aumento no custo das mercadorias vendidas.
  • Acompanhamento da liquidez e do fluxo de caixa para garantir que a empresa tenha dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações financeiras e fiscais.
  • Assegurar o cumprimento das regulamentações estaduais, federais e específicas da indústria.
  • Desenvolver cenários financeiros baseados no estado atual do negócio e previsões que assumem uma ampla gama de resultados com base nas possíveis condições de mercado.
  • Lidar efetivamente com os investidores e os conselhos de administração.
  • Em última instância, trata-se de aplicar princípios de administração eficazes à estrutura financeira da empresa.

Qual a importância da gestão financeira para o seu negócio?

Em resumo, uma boa gestão financeira fornece a base para três pilares de uma governança fiscal:

Estabelecer estratégias, ou identificar o que precisa acontecer financeiramente para que a empresa alcance suas metas de curto e longo prazo.

Afinal, os líderes precisam de insights sobre o desempenho atual para o planejamento de cenários, por exemplo.

Além disso, ajuda a tomar decisões ou ajudar os líderes empresariais a decidir a melhor maneira de executar os planos, fornecendo relatórios financeiros atualizados e dados sobre os KPIs relevantes.

A gestão financeira também permite controlar, ou assegurar que cada departamento esteja contribuindo para a visão da empresa e operação dentro do orçamento e em alinhamento com a estratégia adotada.

Como resultado, com uma gestão financeira eficaz, todos os funcionários sabem para onde a empresa está se dirigindo e têm visibilidade do progresso.

Como uma boa gestão financeira pode ditar o crescimento de uma empresa?

gestao financeira faculdade gestao financeira
Papel da gestão financeira no crescimento da empresa.

Embora administrar um negócio seja muitas vezes extremamente gratificante, é sempre um grande desafio. Com múltiplas exigências aos proprietários e tarefas urgentes, nem sempre é fácil pensar no quadro geral e encontrar tempo para colocar em prática um plano financeiro adequado.

Entretanto, se você quiser criar um negócio de sucesso, a gestão financeira será fundamental. Afinal, um plano financeiro deficiente, ou inexistente, é uma das razões mais comuns para as empresas falharem por superestimar a receita ou por falta de fluxo de caixa.

O próprio processo de planejamento destacará oportunidades e riscos, revelará as escolhas necessárias que devem ser feitas. Além disso, ajudará a entender melhor seu mercado e colocará em foco os pontos fortes e fracos da sua empresa.

Através de uma boa gestão financeira, você será capaz de identificar áreas de baixo desempenho e colocar em prática medidas de melhoria. Dessa forma, um bom entendimento de onde seu negócio está ganhando dinheiro o ajudará a detectar novas tendências de mercado.

Ele também destaca áreas onde uma estratégia de marketing foi eficaz e poderá sugerir outras onde novas estratégias podem ser necessárias. Em outras palavras, com dados detalhados e precisos sobre seu negócio, é muito mais fácil tomar decisões.

Algumas funções da gestão financeira

gestao financeira gestao financeira resumo
Funções da gestão financeira.

Contas

Uma das funções de implementar uma boa gestão financeira é assegurar que todas as áreas da empresa evitem fraudes e outras questões, melhorem a eficiência, precisão e conformidade.

Cada empresa terá diferentes controles contábeis em vigor, dependendo de seu tipo de negócio. A implementação da gestão financeira, que está intimamente relacionada aos esforços para melhorar a eficiência do uso dos fundos da empresa.

É possível realizar a supervisão e eliminar custos considerados ineficazes e substituí-los por atividades lucrativas.

A função da administração financeira é controlar as finanças da empresa. Muitas maneiras podem ser feitas como um esforço de controle, tais como previsão financeira, controle de custos, análise de proporção, entre outros.

Gestão de impostos

Em resumo, uma boa gestão de impostos permite que a empresa se adapte melhor às suas atividades e às exigências legais para reduzir as despesas com impostos.

Para iniciar a gestão fiscal nas empresas, é fundamental estar dentro da legislação que se aplica a cada uma delas.

É através da gestão financeira que você conhecerá as obrigações contábeis, fiscais e todos os processos que devem ser cumpridos para manter a empresa em funcionamento.

Como resultado, a gestão financeira envolve uma série de procedimentos que visam tornar sua atividade mais econômica. Agindo preventivamente, sua empresa pode se beneficiar de incentivos fiscais, por exemplo, e assim direcionar os impostos para determinado projeto.

Tesouraria

O papel da tesouraria é sobretudo se concentrar no planejamento e gestão das necessidades de caixa de uma empresa. Além disso, inclui os processos internos e as relações bancárias externas que facilitam essa gestão de fluxo de caixa.

A responsabilidade por estes processos financeiros inclui a gestão dos riscos financeiros aos quais uma empresa está exposta. Além disso, a tesouraria é frequentemente encarregada de gerenciar as ferramentas de software que são utilizadas para a automação contábil.

Nesse sentido, a tesouraria pode proporcionar a oportunidade de projetar e implementar processos e controles que permitam que uma empresa cresça. Por exemplo, uma das principais responsabilidades da tesouraria é garantir que haja controle eficaz da movimentação de dinheiro.

Contabilidade

A contabilidade desempenha um papel vital na administração de um negócio porque ajuda a acompanhar a receita e as despesas, assegura o cumprimento da lei e fornece aos investidores, à administração e ao governo informações financeiras quantitativas que podem ser usadas na tomada de decisões comerciais.

Seus registros financeiros refletem os resultados das operações, bem como a posição financeira de sua empresa ou corporação. Em outras palavras, eles o ajudam a entender o que está acontecendo com seu negócio financeiramente.

Dessa forma, será possível acompanhar as despesas, margem bruta e possível dívida, mas também o ajudará a comparar seus dados atuais com os registros contábeis anteriores e a alocar seu orçamento de forma adequada.

Como é feita a gestão financeira de uma empresa?

gestao financeira gestao financeira o que faz
Como é feita a gestão financeira de uma empresa?

Planejamento e organização

A gestão financeira será responsável sobretudo por projetar quanto dinheiro a empresa precisará para manter um fluxo de caixa positivo.

Além disso, ajudará a alocar recursos para crescer ou adicionar novos produtos ou serviços e lidar com eventos inesperados, e compartilhar essas informações com todos os setores da empresa.

Defina quais os custos prioritários

Definir os custos prioritários está intimamente relacionado à gestão do fluxo de caixa e à redução de custos.

Uma vez que você tenha um claro entendimento do montante que você tem que gastar – seja através da renda das vendas ou de investimentos – você precisa descobrir como irá realmente gastá-lo.

Além disso, a empresa tem seu orçamento geral para cada trimestre ou ano. Divida-o em orçamentos de equipe específicos. Por exemplo, desenvolvimento de produtos, marketing, suporte ao cliente, entre outros. E assegure de que os montantes dedicados a cada um reflitam sua importância.

Desse modo, os orçamentos dão a cada setor suas próprias restrições a partir das quais será mais fácil trabalhar. Afinal, eles sabem quais recursos estão disponíveis, e podem planejar campanhas e desenvolvimento pessoal ou de produtos de acordo com isso.

Quer saber mais? Confira nosso post sobre gestão de custos: o que é, para que serve, os benefícios, e como fazer.

Analise os KPIs

Este é realmente o ponto de partida para toda a gestão financeira. Afinal, o que a empresa deverá alcançar no próximo trimestre, ano e assim por diante?

Desde cedo, você vai querer estabelecer que existe uma necessidade real para seu negócio, e que seu negócio preenche essa necessidade.

Isto também é conhecido como ajuste produto/mercado. Por exemplo, para muitas startups, os primeiros anos podem ser dedicados à construção de um produto e ao estabelecimento desse ajuste produto/mercado.

Portanto, esta seria sua principal meta de um a dois anos, com alguns objetivos menores ao longo do caminho.

É crucial que, se este for seu objetivo principal, você não estabeleça metas de vendas elevadas ou grandes KPIs de marketing. Para que serve investir em vendas e marketing para novos clientes, se o produto não está pronto para ser vendido?

Mantenha um bom controle do fluxo de caixa

O gerenciamento do fluxo de caixa também é fundamental. A gestão financeira deve certificar de que haja dinheiro suficiente para as operações do dia-a-dia, como pagamento aos trabalhadores e compra de matérias-primas para a produção.

Junto com o controle do fluxo de caixa, a administração financeira inclui o reconhecimento da receita. O balanceamento dos índices de rotatividade de contas a receber é uma parte fundamental da conservação e gestão estratégica.

Isto pode parecer simples, mas nem sempre é assim: Em algumas empresas, os clientes podem pagar meses após receberem seu serviço. Por isso, seu plano financeiro também deve estabelecer expectativas claras para o fluxo de caixa – o montante que entra e sai da empresa.

No início, é claro que você vai gastar mais do que ganha. Mas qual é o nível de despesas aceitável, e como você se manterá no caminho certo?

Como parte deste plano, você também precisa descobrir como irá medir o fluxo de caixa.

Ao fazer seu plano agora, você pode antecipar desafios tanto em receber dinheiro quanto em gastá-lo, e identificar maneiras de fazer ambos mais efetivamente.

Quer saber mais? Acesse nosso post sobre Fluxo de caixa: o que é, seu objetivo, tipos, como fazer e analisar.

Utilize a tecnologia a seu favor

Um sistema de gestão financeira combina várias funções financeiras, tais como contabilidade, gestão de ativos fixos, reconhecimento de receitas e processamento de pagamentos.

Ao integrar estes componentes-chave, um sistema de gestão financeira garante visibilidade em tempo real no estado financeiro de uma empresa, facilitando as operações diárias, como processos de fechamento.

Tenha a ajuda de profissionais da área

As empresas de assessoria contábil oferecem uma ampla gama de serviços relacionados à contabilidade, tais como auditoria, escrituração contábil, processamento de folha de pagamento, tributação, consultoria gerencial e empresarial ou avaliação e controle de risco.

Por isso, é muito importante contar com uma empresa que atenda todas as necessidades da sua empresa. Quer saber mais? Assessoria contábil: como é a atuação do escritório de contabilidade. 

Erros comuns na gestão financeira

gestao financeira gestao financeira ead
Cuidados na gestão financeira.

Não separar as finanças pessoais das finanças da empresa

À medida que você entra no meio empresarial, pode ser tentador usar suas finanças pessoais para ajudar seu negócio quando ele precisa de um impulso, mas essa nem sempre é a melhor solução a longo prazo.

A separação entre suas finanças pessoais e comerciais pode ajudar a garantir que você trate sua empresa como a entidade independente que ela é, enquanto protege suas finanças pessoais.

Embora haja muitos benefícios em manter suas finanças pessoais e comerciais separadas, dois dos principais motivos pelos quais você deve traçar uma linha nas areias das finanças são para fins fiscais e de proteção pessoal.

Não analisar o desempenho financeiro periodicamente

O desempenho financeiro é uma avaliação completa da posição geral de uma empresa em categorias como ativos, passivos, patrimônio líquido, despesas, receitas e lucratividade geral.

Ela é medida através de várias fórmulas relacionadas a negócios que permitem aos usuários calcular detalhes exatos a respeito da eficácia potencial de uma empresa.

A análise das demonstrações financeiras é um processo que visa obter uma melhor compreensão de como uma empresa está se desempenhando. Por isso, deve ser feito de forma periódica. Senão, a empresa pode perder totalmente o controle financeiro da mesma.

Não considerar a importância do fluxo de caixa

A importância do fluxo de caixa é que ele é usado para medir a posição da empresa, ou seja, a entrada e saída de caixa durante um ano contábil e também ajuda a empresa a saber a disponibilidade de caixa em seus negócios.

Tais detalhes da posição de caixa da empresa podem não apenas ajudar a empresa ou o analista financeiro a planejar ações a curto ou longo prazo, mas também a analisar o nível ideal de caixa e capital de giro necessário na empresa.

Má gestão do estoque

A princípio, a gestão do estoque é muito mais do que simplesmente manter um registro do que você tem em seu armazém ou depósito.

O gerenciamento de estoque inclui manter o controle de peças específicas para construir seus produtos e/ou serviços, e gerenciar seus fornecedores de fornecimento.

Além disso, visa garantir um fluxo constante de disponibilidade de estoque em caso de um aumento da demanda e manter um nível ideal de estoque o tempo todo para garantir a continuidade do negócio.

Uma má gestão de estoque pode causar vários problemas comerciais. Além de ter muito pouco ou muito estoque, a má gestão do inventário causa ineficiências porque você não tem informações precisas em tempo real sobre quanto estoque você tem.

Como resultado, isso aumenta o risco de erros no reordenamento do estoque dos fornecedores ou de venda de estoque inexistente.

Ausência de organização dos documentos

A grande maioria das coisas que acontecem em uma organização tem origem em algum tipo de documento sendo criado, modificado ou compartilhado.

Por exemplo, e-mails, planos de projetos, contratos e memorandos de reuniões são apenas alguns dos muitos documentos usados diariamente pelas organizações.

Além disso, as informações que esses documentos contêm são essenciais para a tomada de decisões e boa governança. Cada minuto gasto na busca de um documento é um minuto a menos para realmente utilizar esse documento.

No entanto, os prazos e horários não são definidos de acordo com o tempo necessário para a busca de documentos, mas sim de acordo com o tempo necessário para utilizá-los.

Gestão financeira para pequenos negócios: o que é necessário?

gestao financeira gestao financeira pos graduacao
Gestão financeira para pequenos negócios.

Em poucas palavras, para realizar uma boa gestão financeira é essencial para diminuir as chances de o seu negócio falir diante da primeira adversidade. Para isso, algumas dicas a seguir são:

  • Separar a conta bancária pessoal da conta bancária jurídica;
  • Estabelecer objetivos financeiros;
  • Precificar seu produto de forma correta;
  • Evitar desperdício de dinheiro e recursos;
  • Realizar o levantamento de todas as despesas da empresa;
  • Registrar todas as entradas e saídas no fluxo de caixa;
  • Ter uma reserva financeira em caso de problemas inesperados;
  • Negociar com fornecedores os valores e prazos de entrega;
  • Controlar o estoque corretamente e em tempo real;
  • Utilizar tecnologia em todos os setores da empresa;
  • Acompanhar o desempenho financeiro da empresa;
  • Estudar sobre o assunto e formas de melhorar o desempenho da empresa.

Conheça a Assensus Contabilidade

Na Assensus Contabilidade, você tem toda a garantia de uma empresa que tem longa experiência de mercado e que já lidou com diversos segmentos e portes de empresa.

Sempre buscamos adaptar cada situação, oferecendo um atendimento personalizado para cada tipo de consumidor. Além disso, diversas tecnologias são oferecidas para tornar o dia a dia das empresas mais prático, eficiente e simples de ser entendido possível.

A Assensus dará conta de fazer as análises necessárias, implementando softwares e fornecendo as informações necessárias para que todos saibam usá-lo.

Caso tenha mais dúvidas em relação a nossa reputação e qualidades, acesse a aba “quem somos” em nosso site.

Para tirar dúvidas em geral, entre em contato conosco também pelo nosso site e faça seu orçamento.

Conclusão

gestao financeira gestao financeira curso gratuito
Gestão financeira da empresa.

Manter uma boa gestão financeira da empresa pode ajudá-lo a identificar áreas de risco potenciais, tais como mudanças no mercado ou reviravoltas financeiras. Dessa forma, você poderá tomar medidas para aliviar esses riscos ou mesmo combatê-los.

É claro que a gestão financeira é vital durante toda a vida de seu negócio e deve estar no centro de quaisquer decisões que você tome. Por isso, você será capaz de obter o máximo de uma gestão financeira com a assistência de uma assessoria contábil.

Quer saber mais? Acesse o nosso site e veja mais notícias da área empresarial.

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Siga a Assensus nas Redes sociais:

Posts em destaque

Você também pode gostar destes conteúdos

Assine nossa Newsletter

Troque de Contador

Trabalhe Conosco

×