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Liderança: quais são os tipos e como desenvolver em uma empresa

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O espírito de liderança nas empresas está sendo muito discutido recentemente, pois as empresas estão em constante busca por pessoas que saibam liderar.

Por esse motivo existem diversas perguntas e questionamentos a respeito da liderança nas empresas, entretanto saber a resposta para cada uma delas é complicado e para isso é preciso que a pessoa saiba desenvolver as melhores metodologias para liderar.

Isso porque, ser o espelho de um bom líder é fundamental para quem deseja crescer e se desenvolver.

Por tudo isso, fizemos este artigo para te mostrar quais são os diferentes tipos de lideranças, bem como suas características.

Boa leitura!

O que é liderança?

lideranca mulher sentada equipe
O que é liderança?

Para que a pessoa saiba liderar é fundamental que ela saiba qual é o conceito de liderança.

Assim, liderança nada mais é que a capacidade que a pessoa tem para conduzir um grupo de pessoas, fazendo com que elas consigam trabalhar em equipe, gerando resultados para a empresa.

Entretanto, liderar é uma tarefa difícil, pois para ser um bom líder é necessário que o indivíduo tenha habilidades técnicas para gerir os colaboradores e a equipe.

Além disso, essa pessoa deve ter capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhadas com os interesses das organizações.

Qual a importância de uma boa liderança?

lideranca mulher reuniao equipe
Qual a importância de uma boa liderança?

Empresas que contam com líderes dentro de seus núcleos, conseguem alcançar seus resultados esperados de uma forma mais rápida.

Isso acontece pelo fato de que o líder é extremamente importante nos processos de qualquer empresa, pois ele é a pessoa que, literalmente, veste a camisa da empresa e se torna a própria empresa em pessoa.

Os líderes estão diretamente ligados à gestão de pessoas, pois eles são os responsáveis por repassar a cultura da empresa, e  conseguir  engajar sua equipe.

Quais as características de um bom líder?

lideranca reuniao equipe
Quais as características de um bom líder?

Geralmente, um bom líder possui as seguintes características:

  • Dinâmico;
  • Criativo;
  • Carismático;
  • Pró ativo;
  • Ético;
  • Comunicativo;
  • Inspirador;
  • Inovador;
  • Abraçar desafios;
  • Bom relacionamento;
  • Intuitivo;
  • Empático;
  • Motivador.

Para que sua empresa encontre bons líderes, você deve conversar com seus colaboradores, analisar a rotina deles para enfim identificar as características citadas.

Quais são os tipos de liderança?

lideranca mulher sentada
Quais são os tipos de liderança?

Agora vamos explicar sobre os principais tipos de liderança que existem.

Liderança compartilhada

Esse tipo de liderança é um modelo de gestão de pessoas, e toda a equipe tem voz e poder de decisão. Assim, a flexibilidade é  a palavra-chave da liderança compartilhada.

Tanto é que o fundador da rede Walmart, Sam Walton disse:

“Os líderes proeminentes saem de seu caminho para aumentar a autoestima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que eles podem fazer”.

E é exatamente isso que a liderança compartilhada faz.

Logo abaixo listamos algumas vantagens que as empresas que utilizam esse modelo de liderança tem.

  • Mais flexibilidade;
  • Grande integração entre os colaboradores;
  • Potencialização da performance das equipes;
  • Reconhecimento compartilhado nos resultados;
  • Voz-ativa aos colaboradores nas tomadas de decisão, quando o modelo é a liderança compartilhada;
  • Geração de novas ideias;
  • Autonomia da equipe;
  • Responsabilidades são compartilhadas;
  • Aumento da satisfação e comprometimento dos colaboradores.

Liderança colaborativa

Em um ambiente colaborativo, as ações acontecem de uma forma mais rápida pelo fato de que existe autonomia nas tomadas de decisões, descentralizando as questões burocráticas que tornam os resultados mais lentos.

Um ponto crítico nesse tipo de liderança é a cobrança de responsabilidades, pois a forma de contornar este ponto é alinhar as funções de cada integrante de acordo com as suas habilidades mais fortes.

Assim, cada integrante da equipe faz o que sabe fazer bem feito, e essa colocação do elemento humano certo e no lugar certo é do líder, pela capacidade de conhecer, entender e posicionar o seu liderando na sua equipe.

Liderança comportamental

A liderança comportamental é referente ao modo de agir do líder em determinadas situações, por exemplo, tendo uma postura mais autoritária ou liberal. Dessa forma, ela tem o objetivo de entender como as pessoas conduzem suas equipes.

O nome tem origem da teoria comportamental da liderança, a qual afirma que o líder não tem um perfil fixo e que pode agir de acordo com cada situação. Segundo a teoria, há três principais ramificações de liderança: a autoritária, a liberal e a democrática.

Liderança criativa

A liderança criativa desenvolve e realiza ideias inovadoras por meio da ambição compartilhada de melhorar o mundo por meio da formação de empresas.

As empresas que utilizam esse tipo de liderança criam um ambiente que promove o pensamento inovador e o empreendedorismo orientado à missão.

A liderança criativa utiliza a mudança como um dado, enquanto procura por oportunidades em qualquer lugar. Prevê futuros desejáveis ​​e libera a coragem, a colaboração e a criatividade de colaboradores.

Liderança diretiva

É o líder que dá a direção para a sua equipe, mostrando os seus objetivos. Ele ajuda os colaboradores a trabalharem com autonomia, ele nunca será subjetivo em algo que pede para o liderado, deixando muito claro o resultado esperado, com isso consegue manter o engajamento de sua equipe.

Liderança democrática

O líder democrático é o gestor que conta com as contribuições da equipe durante os projetos do departamento e, normalmente, ele toma as decisões levando em consideração a opinião formada em conjunto, aproveitando o potencial de cada membro da equipe.

Vantagens:

  • Valorização e satisfação da equipe;
  • Bom clima organizacional;
  • Aumento da criatividade e inovação;
  • Decisões mais assertivas;

Desvantagens:

  • Demora para as tomadas de decisões;
  • Pouco embasamento teórico;
  • Perda de controle da equipe;
  • Diminui a postura autoritária do líder;

Liderança informal

Um líder informal  ajuda a empresa desde que esteja alinhado com os objetivos da empresa. Um líder alinhado fará com que seus liderados estejam alinhados. Um líder desconexo da empresa, irá descarrilar as pessoas também com maior facilidade.

Então, se o seu perfil for de um líder informal, é importante que esteja atento aos  seguintes pontos:

  • Não tenha medo de tomar decisões;
  • Aplique o autogerenciamento;
  • Compartilhe conhecimento com os demais;
  • Auxilie seus pares, liberando o gestor/coordenador para funções gerenciais e estratégicas.

Liderança liberal

Nesse tipo de liderança, o líder dá total liberdade para que sua equipe tome as decisões.

Além disso, o líder passa a ser visto como facilitador do processo, sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros.

Vantagens:

  • Estimula a criatividade;
  • Dá autonomia aos colaboradores;
  • Demonstra confiança no time;
  • Não fica sobrecarregado;

Desvantagens:

  • Produtividade pode ser baixa, devido a imaturidade da equipe;
  • Falta de orientação;
  • Desmotivação;
  • Mais suscetível ao erro;

Liderança situacional

Por último, a liderança situacional está associada à mudança de estratégia e a alternância de comportamento para enfrentar as situações do dia a dia da empresa.

Vantagens:

  • Inteligência emocional;
  • Visão mais estratégica;
  • Alta capacidade de atingir metas;
  • Mantém o clima organizacional agradável;

Desvantagens:

  • Visão de curto prazo;
  • Mudanças repentinas de estilo;
  • Não tem identificação com a equipe;
  • Comunicação generalista;

Liderança na empresa

lideranca mulher segurando papeis
Liderança na empresa.

Agora vamos falar um pouco a respeito da liderança dentro da empresa, confira!

Cargos de liderança no trabalho

Agora vamos citar alguns cargos de liderança que a empresa pode ter:

  • Supervisor de departamento;
  • Gerente de Operações;
  • Supervisor de planta;
  • Gerente de negócios;
  • Gerente de produção;
  • Diretor-executivo;
  • Gestor de projeto;
  • Diretor de Operações;
  • Gerente de fábrica;
  • Gerente de marca.

Funções de um líder em uma equipe de trabalho

O líder é uma espécie de funcionário-chave de um negócio. Ela trabalha como se fosse uma “ponte” entre a alta direção e a equipe operacional.

Por esse motivo sua principal função é guiar os trabalhadores para que eles alcancem suas metas e os resultados desejados pela empresa.

Tal profissional é responsável por:

  • Gerenciar as pessoas;
  • Delegar as tarefas;
  • Avaliar o desempenho dos colaboradores;
  • Mediar conflitos;
  • Solucionar crises;
  • Acompanhar resultados, e;
  • Desenvolver competências.

Como desenvolver uma liderança nas empresas?

lideranca mulher reuniao equipe
Como desenvolver uma liderança nas empresas?

Chegou o momento de explicar como desenvolver uma boa liderança na empresa.

Diferença entre líder e chefe

Agora é preciso falar a respeito da diferença do líder com o chefe, isso porque, o chefe age de uma forma autoritária e tem muita dificuldade de compartilhar conhecimentos e responsabilidades.

Não faz parte da rotina do chefe:

  • Compartilhar resultados e planejamentos da empresa;
  • Se preocupar com o clima organizacional;
  • Reconhecer o trabalho dos funcionários;
  • Fornecer feedbacks que agreguem valor.

Já a preocupação do líder é com os resultados, mas busca alcançá-lo através do trabalho em equipe, potencializando e valorizando os conhecimentos e habilidades do seu time.

Além disso, normalmente está aberto a ouvir e, quando possível, implementar as ideias dos colaboradores.

Ao contrário do chefe, o líder aposta no diálogo e prioriza sempre a troca positiva entre empregado e empregador, visando o bem-estar e a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Por isso, é visto como um exemplo pelos colaboradores.

Assim, a principal diferença entre líder e chefe está na forma como desenvolvem os colaboradores. Enquanto chefes continuam presos no arcaico pensamento de que “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, o líder se preocupa em desenvolver um ambiente agradável e motivacional para alcançar melhores resultados.

Bons princípios que o líder deve ter

Para alcançar uma liderança eficaz, há princípios que precisam ser seguidos, dos quais abaixo são destacados 7. São eles:

1º princípio: confiança

A confiança é a base de tudo. Nenhuma relação seja ela qual for, casamento, negócios, amizade, não se sustenta se não for debaixo de confiança.

As pessoas que estão à sua volta ou sob sua liderança irão realizar ações extraordinárias se puderem ter em você um líder confiável. Elas seguirão caminhos que sozinhas não seguiram, serão capazes de vencer até mesmo o medo só porque confiam em você.

2º princípio: segurança

Você precisa ser capaz de construir um ambiente seguro para o crescimento de sua equipe. Um líder eficaz sabe que a segurança de sua equipe é essencial.

A segurança passa pela ação de se responsabilizar pelos resultados alcançados por sua equipe, bons ou ruins, além de assumir os riscos produzidos.

Um líder que não é capaz de transmitir segurança jamais terá uma equipe capaz de alcançar resultados excelentes, afinal sua equipe sabe que qualquer problema que ocorra, seu líder será o primeiro a “pular fora do barco”.

3º princípio: objetivos definidos

Não há nada mais difícil que seguir um líder que não sabe ao certo o que quer, não sabe onde quer chegar, não tem direção. Líderes que não definem quais são os objetivos de sua equipe tendem a fracassar.

Como executar uma tarefa que não esteja bem definida? É preciso apresentar a todos o que precisa ser feito, como deve ser feito, por quem deve ser feito, o tempo que precisa e a finalidade do que está sendo feito.

Se ao invés de somente dar ordens, o líder definir bem essas questões ele terá toda a sua equipe envolvida na realização dos objetivos.

4º princípio: delegação de tarefas

Há líderes que se sentem super-heróis. Só ele resolve tudo, nada funciona sem ele, se ele não pôr as mãos as coisas não acontecem. Ele cria a dependência da sua equipe. Não permite que nenhuma tarefa seja executada sem a sua intervenção. São os detentores do poder, nada acontece sem a presença deles.

Se você cumprir todos os princípios anteriores, sua equipe será capaz de realizar tarefas mesmo sem a sua presença, afinal um líder eficaz gera uma equipe eficaz. Sendo assim você poderá contar com sua equipe e delegar tarefas de acordo com a capacidade e talento de cada um.

5º princípio: desperte talentos

Desenvolva os talentos de sua equipe. Um excelente líder é um profundo conhecedor de pessoas, das suas características, habilidades e limitações.

Ele é o potencializador de talentos. Investe em sua equipe para extrair o máximo e o melhor de cada um. Não há a menor preocupação se alguém de sua equipe se desenvolver até mesmo mais do que ele.

Um verdadeiro líder não necessariamente é a pessoa mais inteligente e habilidosa do grupo, mas alguém capaz de gerenciar talentos.

6º princípio: escuta ativa

A Escuta ativa é uma prática fundamental para analisar o que está acontecendo e compreender o ambiente.

Ela está intimamente relacionada à audição, porém não é somente através de palavras, mas também de gestos e atitudes, daí a importância de se falar menos e escutar mais.

Quando você pára pra ouvir, sua percepção fica mais aguçada, você compreende melhor o ambiente.

Porém não falar muito não significa que você esteja praticando a escuta ativa, ouvir não necessariamente é compreender o que está sendo falado. Sendo assim, todo líder seja ele de qualquer segmento é primordial aprender a ouvir.

7º princípio: desenvolvimento constante

O sétimo e último princípio para uma liderança eficaz é o desenvolvimento constante. Todo líder que deseja exercer sua liderança eficaz precisa estar em constante desenvolvimento.

Para que sua liderança se sustente é preciso que você invista tempo em capacitações, aprendizados, aprimoramento, se ficar parado no tempo, o mundo está em constante evolução, portanto não irá demorar muito tempo para que seja substituído.

Estes 7 princípios são básicos para todo líder que deseja ter uma liderança excelente e sem limites. Então não perca tempo e verifique se você está sendo capaz de realizar com êxito a sua tarefa é produzir excelentes resultados.

Boa comunicação na gestão da equipe

A comunicação é a palavra-chave no desenvolvimento de competências. Afinal de contas, um bom gestor não é aquele que encobre erros e passa a mão na cabeça do colaborador, mas sim o que acompanha, ouve, fornece feedbacks honestos e orienta.

É com base nessas informações que o colaborador reconhecerá os defeitos, trabalhará para melhorar o desempenho e entregará resultados cada vez mais alinhados aos objetivos da corporação.

Como você pôde ver, o papel do líder no desenvolvimento de competências é guiar, incentivar e motivar os colaboradores para o crescimento. Esse trabalho é fundamental para formar equipes de alta performance e potencializar os resultados da empresa

Identificar qual o melhor tipo de líder para cada equipe

Ok, você é o​ líder​. Então assuma seu papel e suas responsabilidades para que possa cobrar isso dos seus liderados também. Os gestores têm papel importante na gestão da comunicação interna, devem sempre estar preparados para ouvir e dialogar.

Sendo responsáveis por fazer cada membro da equipe entender a sua importância e quais são as suas responsabilidades. Também, pela ​motivação da equipe​, por criar um ambiente mais humano e colaborativo, onde as pessoas entendam a importância de se ajudar.

Criar um ambiente onde todos possam colocar as suas opiniões e ideias na mesa contribui (e muito) para a inovação. Não se esqueça: os gestores devem ser bons comunicadores e investir no aprimoramento contínuo​.

Leia também: Como motivar uma equipe? Encontre aqui dicas para uma boa liderança

Conclusão

lideranca lider colaboradores
Liderança.

Ter bons líderes e que sejam referências para seus colaboradores irá ajudar a inspirar e motivar toda a equipe, além de ser muito importante para o desenvolvimento profissional.

Independentemente dos tipos de liderança, conseguir identificar quais profissionais são adequados para cada tipo de vaga é um desafio para os recrutadores.

O bom líder é aquele que consegue extrair o máximo de sua equipe sendo um exemplo de profissional, gerando resultados positivos para empresa e, consequentemente, para sua equipe.

E você, qual o tipo de liderança combina com seu estilo?

Gostou do nosso artigo? Continue conosco e saiba muito mais!

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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