O pagamento recorrente é um modelo de compra que a era digital e a tecnologia proporcionam hoje em dia.
Neste modelo, os clientes realizam o pagamento de forma periódica e podem ter um serviço entregue de forma contínua, o que permite manter um relacionamento maior com a empresa e mais intenso também.
Isso são as vendas recorrentes, que acontecem a cada período (geralmente um mês, mas pode ser a cada semana, quinzena, etc). Essas vendas são cobradas automaticamente, como uma mensalidade ou uma assinatura.
A Netflix, um dos maiores fenômenos da internet atualmente, é um ótimo exemplo de serviço com pagamento recorrente.
Esse modelo de negócios cresceu cerca de 20% somente no primeiro mês de isolamento social, motivado pela pandemia do novo coronavírus.
Dessa forma, o pagamento recorrente é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum e que hoje em dia se aplica a outros diversos serviços como academia, serviços de streaming por assinatura, estacionamentos, etc.
O que demonstra que cada vez mais as pessoas estão abertas a consumir desta forma e abre uma grande oportunidade no mercado para empresas captarem clientes e, em especial, conseguir fidelizar esses clientes.
Por isso saiba mais sobre o que é pagamento recorrente, como funciona essa prática, quais as vantagens de implementar o pagamento recorrente em sua empresa, os tipos de pagamento recorrente que existem e como você pode aderir a esta prática. Confira!
O que é pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é uma forma de contratação e pagamento de um serviço. Ou seja, é o modelo de pagamento usado em diversas empresas que realizam serviços de maneira contínua, por assinatura ou a partir de mensalidades.
Portanto, o cliente contrata o seu serviço e realiza o pagamento de forma periódica (seja semanal, mensal, trimestral, etc) enquanto o contrato de serviço durar.
Essa é uma tendência que está se tornando muito popular e é bastante positiva para as empresas, especialmente porque garante que exista uma receita contínua.
Você com certeza já usou algum tipo de pagamento recorrente, seja em assinaturas de streaming, em cobranças de estacionamento ou até mesmo mensalidades da academia, são todos exemplos de serviços que funcionam a partir deste modelo de pagamento.
Esse modelo é muito vantajoso para os clientes, que podem ter o produto ou serviço desejado de uma forma contínua. Isso facilita todo o processo de compra e pode garantir preços melhores para o consumidor.
Além disso, se trata de uma solução muito eficiente também para as empresas, uma vez que elas terão oportunidade de se planejar em torno de um faturamento previsível.
Assim como também permite que as empresas mantenham um melhor relacionamento com o cliente, e garante que o negócio seja escalável.
Esse é um dos modelos de pagamento mais populares na era digital e possui uma grande perspectiva de crescimento no futuro próximo, justamente por todas as vantagens e facilidades que ele oferece.
Entenda melhor como funciona o pagamento recorrente.
Como funciona o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente funciona como uma assinatura. Dessa forma, o cliente contrata um produto ou um serviço e é automaticamente cobrado todo mês ( ou semana, trimestre, ano, etc) por um período em que o contrato é vigente.
Essa forma de pagamento é muito comum em serviços por assinatura, como academias, streamings, etc. No entanto, é um modelo de negócios muito promissor e pode ser expandido para outras áreas e segmentos.
Outra forma comum de usar o pagamento recorrente é contratar a entrega de produtos por assinatura. Existem diversas empresas que oferecem esse serviço e em diversas áreas, como livros, vinhos e cosméticos.
A empresa que deseja implementar esse tipo de serviço deve estar preparada. O ideal é que você tenha um sistema ou contrate uma empresa para realizar a cobrança em diferentes meios, como cartão de crédito, cartão de débito e até mesmo boleto bancário.
Dessa forma, em resumo, o pagamento recorrente funciona da seguinte maneira: o cliente escolhe o plano ideal, a forma de pagamento e concorda com todos os termos do contrato.
Após isso ele informa os dados de pagamento, de acordo com as opções disponibilizadas pela empresa. A partir do reconhecimento do pagamento, o cliente ganha acesso ao serviço contratado.
Quais as vantagens de implementar o pagamento recorrente na sua empresa?
Existem muitas vantagens em implementar esse modelo de pagamento em sua empresa, tanto para você quanto para os seus clientes. Esse é o motivo do pagamento recorrente crescer tanto e se tornar uma tendência hoje em dia.
Além disso, esse modo de pagamento ainda é uma novidade e pode ser considerado inovador, de acordo com o segmento do seu negócio. Por isso, essa novidade pode agradar bastante os clientes e fazer com que haja um impulsionamento nas suas vendas.
Saiba mais sobre todas as vantagens de implantar o pagamento recorrente na sua empresa, como a retenção de clientes, a economia de tempo, a redução da taxa de inadimplência e a capacidade de organizar e planejar as receitas. Confira!
Retenção de clientes
A retenção maior de clientes é um dos grandes pontos positivos desse modelo de negócios, afinal, você e o cliente geralmente estabelecem um período de tempo, quase como um contrato, para que o serviço seja realizado.
Portanto, do ponto de vista da empresa, o pagamento recorrente é uma ótima ferramenta, uma vez que melhora a retenção e o cliente automaticamente se transforma em um cliente recorrente.
O que significa que você precisa de menos esforços de marketing e divulgação, o que significa menos gastos como consequência.
Além disso, você estabelece um vínculo duradouro com o cliente e pode construir um relacionamento, o que faz com que esse cliente se torne fiel.
Dessa forma, fidelizar um cliente é muito mais vantajoso, em termos de gastos, do que atrair novos clientes.
Portanto, existe um grande benefício de retenção de clientes nesta prática, que pode te fazer economizar neste aspecto e estreitar o seu relacionamento com os clientes que você já possui.
Economia de tempo
Além do benefício da retenção e fidelização de clientes, existe também outro aspecto envolvido que te faz economizar dinheiro ao optar pelo pagamento recorrente: a economia de tempo.
Todos sabemos que tempo é dinheiro hoje em dia, né? Nesse sentido, economizar tempo em tarefas cotidianas e robóticas pode ser uma ótima forma de diminuir os gastos de sua empresa.
Dessa forma, o pagamento recorrente provoca uma grande economia de tempo para a empresa e os funcionários, uma vez que a compra já está feita e o pagamento também.
A única função necessária nesse sentido é contratar uma empresa responsável por fazer esse tipo de cobrança.
No entanto, caso você queira fazer esse processo manualmente, vai tomar um pouco mais de tempo e esforço de sua equipe.
Porém, ainda assim, é uma economia de tempo se compararmos esse novo modelo de pagamento ao modelo de pagamento convencional.
Redução da taxa de inadimplência
Outro ponto importante do pagamento recorrente é a redução na taxa de inadimplência.
Isso acontece porque, em um pagamento recorrente em que a cobrança é feita no mesmo dia todo mês, o risco dos clientes não honrarem com o valor combinado é muito inferior.
A taxa de inadimplência é uma métrica importante e é um desperdício relevante para a sua empresa. Por isso, qualquer medida que contribui para a diminuição desta taxa é uma medida importante e que deve ser adotada.
Além disso, a capacidade de fazer cobranças automáticas no cartão de crédito ou débito do cliente diminui ainda mais as taxas de inadimplência e faz com que o pagamento seja feito em dia todos os meses.
Portanto, ofereça essa função aos seus clientes, e facilite para que o cartão de crédito ou débito seja o método de pagamento escolhido.
Permite um maior planejamento das receitas
O pagamento recorrente é uma ótima maneira de organizar melhor o seu orçamento e as receitas do mês.
Com o pagamento recorrente você é capaz de prever o faturamento e as receitas em um período de tempo determinado.
Isso faz com que a organização dos ganhos, receitas e gastos da empresa seja mais eficiente e contribui para a saúde financeira de seu negócio.
Dessa forma, você consegue se planejar melhor e tomar decisões embasadas nos dados reais, que consequentemente serão mais assertivas e beneficiarão a sua empresa de forma geral.
Tipos de pagamento recorrente
Existem três principais tipos de pagamento recorrente que são amplamente usados por empresas.
Saiba mais sobre as vantagens e as características do cartão de crédito, do cartão de débito e do boleto bancário. Confira!
Cartão de crédito
Usar o cartão de crédito é uma das melhores formas de realizar o pagamento recorrente, afinal, a cobrança é realizada no mesmo dia todo mês por um período determinado de tempo.
A melhor forma de realizar este tipo de cobrança é de maneira automática, através de um programa ou um software.
Além disso, o período de cobrança também pode variar, de acordo com o plano que o próprio cliente escolheu.
O cartão de crédito também é a forma mais popular de cobranças recorrentes, como assinaturas ou pacotes mensais.
Isso acontece porque existem diversas vantagens em fazer a cobrança desta forma, como:
- Evitar que haja algum tipo de esquecimento ou atraso no pagamento por parte do cliente;
- Evitar a cobrança de juros;
- Evitar a suspensão dos serviços por falta de pagamento;
- Oferece segurança e comodidade ao cliente e à empresa.
Apesar de possuir diversas vantagens, existe uma desvantagem importante no cartão de crédito: as taxas de cobrança.
Existem algumas taxas de cobrança em serviços de cartão de crédito, como anuidade, taxa de administração, crédito rotativo, entre outras. Você deve analisar todas elas e levá-las em conta ao realizar o seu orçamento.
Cartão de débito
A cobrança no cartão de débito funciona como um débito automático na conta. Como o próprio nome diz, é uma autorização que o cliente dá para que aquela quantia seja cobrada em determinado período.
Portanto, assim como no cartão de crédito, o período de cobrança é pré definido e ela é feita de forma automático, por isso possui todas as vantagens do outro método, como:
- Evitar a cobrança de juros;
- Evitar que o serviço seja suspenso por falta de pagamento;
- Evitar que ocorra algum atraso no pagamento.
- Oferece comodidade e segurança, tanto ao cliente como à empresa.
Além do cartão de débito e o débito automático em conta, outra forma bastante popular de pagamento recorrente é utilizando o PIX.
Boleto bancário
Outra forma de fazer a cobrança recorrente é por meio do boleto bancário, uma das formas de pagamento mais queridas do Brasil.
O boleto é uma excelente ferramenta, pois ele é capaz de proporcionar segurança tanto para o cliente quanto para a sua empresa.
Além disso, o boleto permite que o cliente guarde todos os comprovantes de pagamento, o que pode oferecer uma segurança e um conforto a mais.
Além da maior vantagem do boleto bancário, que é permitir que as pessoas que não possuem cartão de crédito ou de débito possam realizar pagamentos virtuais.
No entanto, o boleto bancário também possui alguns pontos negativos. O principal deles é o tempo de espera para que haja o reconhecimento do pagamento do boleto, que pode levar até 5 dias úteis em alguns casos.
Outro ponto negativo é a possibilidade do cliente desistir de efetuar o pagamento após ter gerado o boleto. Isso faz com que haja alguns transtornos para a empresa.
Dicas para fazer o seu cliente aderir ao método de pagamento recorrente
Para que essa experiência seja positiva e vantajosa para sua empresa, é preciso fazer o seu cliente aderir ao método de pagamento recorrente. Confira algumas dicas essenciais!
Crie assinaturas específicas
O cliente provavelmente não vai optar pelo pagamento recorrente apenas porque a sua empresa oferta a possibilidade. Por isso, uma ótima dica é criar vantagens e benefícios para que os clientes sejam motivados a aderir esse método de cobrança.
Uma boa inspiração são os serviços de produtos por assinatura, que oferecem vantagens e itens personalizados para o cliente que adquire o plano por um determinado período de tempo, geralmente um ano.
Assim, você pode oferecer brindes, descontos, experiências para agradar o cliente e estimular a adesão ao pagamento recorrente.
Dessa forma, ofereça vantagens para o cliente que optar pelo pagamento recorrente, as vantagens aumentam de acordo com a duração do contrato escolhido pelo cliente. Contratos longos, 6 meses a 1 ano, rendem melhores brindes e descontos.
Foque em fidelizar o seu cliente
Outra dica importante é focar em tornar esse cliente fiel. Fidelizar um cliente é um dos maiores objetivos do marketing, afinal, um cliente fiel vale por dois.
Além disso, é comprovado que fidelizar um cliente custa menos e rende melhores resultados que apenas atrair novos clientes com técnicas de marketing.
Nesse sentido, o pagamento recorrente é uma ótima forma para conseguir fidelizar um cliente, uma vez que existe um contato prolongado e a chance maior de construir um relacionamento com o consumidor.
Por isso, a sua empresa deve focar em demonstrar interesse por esse cliente e oferecer uma experiência de compra personalizada, para que ele queira continuar com o relacionamento.
Dar ênfase ao atendimento ao cliente e à satisfação deste cliente com o produto ou com o serviço oferecido é um diferencial competitivo muito importante e que não deve ser ignorado.
Além disso, um cliente satisfeito melhora a reputação de sua empresa e atrai mais clientes como consequência.
Ofereça produtos de qualidade
Oferecer produtos de qualidade é um pré requisito para todo negócio de forma geral. No entanto, quando se trata de pagamento recorrente, isso é ainda mais essencial.
Quando o cliente contrata pelo método de pagamento recorrente, ele recebe o seu produto ou serviço com bastante frequência.
Dessa forma, é muito importante que você mantenha a qualidade de todos os produtos, em todos os meses que o cliente contratar.
O cliente que contrata por esse método tem uma maior chance de desenvolver um relacionamento com a empresa e se tornar um cliente fiel. Portanto, o tratamento deve ser o melhor possível, assim como o produto ou serviço ofertado.
Facilite o cancelamento (transparência)
Outro ponto muito importante é facilitar o cancelamento desta assinatura. Ter transparência em seu negócio é fundamental para que o cliente se sinta bem atendido e confie em sua empresa, e isso inclui deixar claro onde e quando o cliente pode cancelar o serviço.
Afinal, não adianta dificultar o cancelamento do cliente, isso vai gerar apenas frustração e uma má reputação para a sua empresa.
Portanto, invista em um bom atendimento e em produtos de qualidade para que o cliente não sinta a necessidade de cancelar o pagamento recorrente.
Conclusão
Agora você já sabe o que é pagamento recorrente e como funciona esse método vantajoso e cada vez mais popular no mercado.
Para implementar o pagamento recorrente em sua empresa lembre-se das dicas para fazer o seu cliente aderir a esse método, como criar assinaturas específicas, focar em fidelizar o cliente, oferecer produtos de qualidade e facilitar o cancelamento.
Além disso, lembre-se de contratar uma empresa de confiança e capacitada para implantar esse método em sua empresa. A Assensus possui tecnologias e um time preparado para facilitar a sua vida e gerar cada vez mais eficiência em sua empresa. Confira mais sobre a Assensus.