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Análise competitiva: o que é, como fazer, e ferramentas de auxílio

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Buscar ferramentas estratégicas e diferenciais, como a de análise competitiva, para destacar sua empresa no mercado pode não ser uma tarefa muito fácil.

A começar por traçar as metas, elaborar um bom planejamento ou identificar quais são e onde estão as oportunidades que devem ser exploradas. E as tendências de mercado?

Será que os gestores estão preparados e sabem como colocar em prática todos esses instrumentos de gestão? Para começar a ter sucesso nessa empreitada é preciso elaborar uma completa análise competitiva.

Conhecer muito bem todas as ferramentas de planejamento estratégico para se alcançar com sucesso os objetivos. No texto de hoje vamos apresentar alguns caminhos para isso e quais instrumentos auxiliam nesse processo. Acompanhem!

O que é análise competitiva?

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O que é análise competitiva?

Análise competitiva nada mais é do que um estudo bem elaborado para se conhecer melhor os concorrentes diretos e indiretos. Saber o que eles estão fazendo. O que está dando certo ou não, pode inspirar boas práticas ou corrigir os rumos de sua empresa.

Esse estudo foca nos produtos, nas campanhas de marketing, nas estratégias de comunicação, entre outros pontos. Tudo que possa se converter em algum tipo de ameaça futura para a empresa.

Importante destacar que a estratégia competitiva pode ser realizada em diversos momentos. Como ao lançar novos produtos; procurar novas ideias; reposicionar a marca; melhorar o faturamento; buscar um diagnóstico organizacional, entre outros.

O que é competitividade?

No setor corporativo, competitividade representa a forma como os negócios de um mesmo segmento competem entre si para conquistar o mercado consumidor.

Isso, de certa forma, acaba impulsionando novos investimentos em tecnologia para aperfeiçoar o desenvolvimento de produtos e serviços.

Assim as empresas conquistam novos nichos de mercado, fidelizam clientes e atraem novos talentos ainda mais qualificados.

Considerando que competitividade trata do potencial para os negócios, essa importante ferramenta propicia constante inovação e ganhos para toda cadeia envolvida no processo produtivo.

Outra contribuição importante da competitividade empresarial é a sustentabilidade. Empresas que se mantém em constante aprimoramento produtivo tornam o negócio mais sustentável, durável e com maior qualidade em seus produtos.

Qual o objetivo da análise de mercado e competitividade?

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Qual o objetivo da análise de mercado e competitividade?

A comparação e a documentação das ações realizadas pelos concorrentes estão entre os principais objetivos da análise de mercado.

Além disso, ela contribui para elaborar estratégias com base nessas informações, para que a empresa possa se manter cada vez mais competitiva.

Análise de mercado e competitividade identificam os pontos fortes e os fracos do concorrente, mas também do seu negócio. Análise competitiva ajuda as organizações a se manterem sólidas em seus respectivos segmentos.

Esse importante instrumento de avaliação pode ser adotado por empresas de todos os tamanhos e tipos. Os gestores precisam ficar atentos aos movimentos dos concorrentes, pois qualquer mudança pode gerar riscos a sua subsistência.

Análise de mercado e forças competitivas

Mapear e avaliar os concorrentes faz parte de uma boa análise de mercado. Isso servirá para comparações entre as forças e as fraquezas do seu empreendimento, mas também do negócio concorrente.

Já a força competitiva representa a rivalidade existente entre os concorrentes. O poder de negociação entre empresa e fornecedores e seus clientes. Outro ponto importante são as ameaças de produtos entrantes e substitutos.

Por isso é tão importante investir em análise competitiva. Pois elas ajudam a traçar novas estratégias para mudanças, a descobrir o panorama e as tendências de mercado, entre outros fatores cruciais para o desenvolvimento sustentável do seu negócio.

Qual a importância da análise competitiva?

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Qual a importância da análise competitiva?

– Tira a empresa da zona de conforto, permitindo que encontre novas formas para executar suas atividades de rotina;

– Possibilita a criação de diferenciais de mercado, como formas de entrega, de pagamento, de atendimento, entre outros;

– Contribui para gerar maior conhecimento sobre a própria empresa e se preparar melhor para minimizar problemas e impactos negativos que possam surgir;

– Permite corrigir falhas ou fraquezas internas, antes possam gerar prejuízos ou danos de produtividade;

– Viabiliza criar uma visão mais abrangente do mercado, com análises confiáveis sobre as tendências e novas oportunidades;

Facilitar a observação dos movimentos de empresas concorrentes;

– Identifica as principais necessidades dos clientes. Seus anseios, desejos e tendências;

– Melhora a relação entre os clientes, aumentando sua fidelização a produtos e serviços.

Benefícios à empresa possibilitados pela análise competitiva

– Contribui para entender melhor o mercado, prevendo possíveis ameaças ou identificando novas oportunidades para investimentos;

– Aperfeiçoa os canais de comunicação interna e externa, permitindo que todos da cadeia produtiva falem a mesma linguagem. Assim todos podem ter domínio sobre metas e objetivos da organização. Além disso, facilita o acesso as estratégias elaboradas;

– Com um bom planejamento a tomada de decisões são otimizadas, descartando ideias que não estejam alinhadas ao plano de ação elaborado;

– Conhecendo melhor os concorrentes, os gestores conseguem melhorar a relação entre a organização e o ambiente externo;

– Facilita a superação de desafios, criando vantagens competitivas, crescimento e amadurecimento do negócio;

– Ajuda nos processos de admissões de novos talentos, alinhando valores, missão e metas, entre outras vantagens.

Quando fazer a análise competitiva?

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Quando fazer a análise competitiva?

Ela pode ser feita a qualquer momento. Sempre que o gestor quiser entender melhor o setor onde atua ou precisar fazer mudanças ele deve recorrer à análise competitiva. Isso independe se o objeto em questão for um produto ou serviço.

Uma empresa pode recorrer a essa ferramenta estratégica quando precisar traçar um novo panorama do mercado ou descobrir novos concorrentes.

Transformações, tendências, novas oportunidades, atalhos ou adaptações às mudanças também podem ser antecipadas por meio de uma boa análise competitiva.

Ou seja, ela é importante em todos os momentos da gestão, independente de tempo, perfil ou tamanho do negócio.

Como fazer uma análise competitiva?

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Como fazer uma análise competitiva?

Uma análise competitiva para ser completa e eficiente precisa ter no mínimo quatro etapas: negócios e métricas; produto; brand awareness (mede a aceitação e conhecimento da marca) e o marketing.

Uma outra fase não menos importante quanto às anteriores é a identificação exata de quem são e como estão os concorrentes. Vale lembrar que todo empreendimento tem dois tipos de adversários.

Os diretos, que são as empresas que produzem os mesmos tipos de produtos e serviços que sua organização. E os indiretos, que possuem somente a área de atuação relacionada ao seu negócio, mas não produzem as mesmas coisas que sua indústria.

Análise de negócios e métricas

São duas ações que começam pela pesquisa por informações básicas sobre o concorrente. Já, especificamente, as métricas focam no crescimento do negócio. Para isso devem ser verificados a visão geral, o financiamento, a receita e os clientes.

Esses dois últimos tópicos, podem ser mais difíceis de serem conseguidos, por conta do sigilo, mas em algum momento, como entrevistas, o concorrente pode mencionar seus resultados financeiros.

É preciso cautela e faro investigativo para apurar minuciosamente todos os dados necessários para uma análise de negócios e métricas eficazes.

Análise do produto

Entregar produto de qualidade, com alto valor agregado é o desejo de todo gestor. Mas para chegar a esse patamar é preciso investir e aprimorar todos os processos, inclusive a análise de produtos.

Ela se faz necessária para poder surpreender o cliente, oferecendo um produto que lhe traga soluções, ante os concorrentes. Para isso, além das próprias características deste produto é preciso considerar preço, bônus, tecnologia embarcada.

Todos os elementos devem ser apreciados e analisados detalhadamente, principalmente no quesito tecnologia. Este merece atenção especial e pode fazer a diferença na hora que o cliente tiver que optar entre o seu produto e o do concorrente.

Avaliação de brand awareness

Esse termo inglês significa o quanto uma marca é conhecida ou reconhecida no mercado pelo público em geral.

Nessa etapa da pesquisa a avaliação de brand awareness mostrará se as iniciativas adotadas pelos concorrentes estão realmente surtindo efeito junto aos consumidores. Se suas marcas são bem recebidas, bem-vistas e aceitas.

Para que essa avaliação surta o efeito desejado é preciso considerar quatro elementos primordiais: share of voice; sentimento; geografia e plataformas de mídia social.

Talvez nem tão conhecido pelos gestores, o primeiro se refere ao market share, o percentual de visibilidade da marca no mercado. Os demais, como seus próprios nomes sugerem, são mais fáceis de serem entendidos e colocados em prática.

Mas, em um mundo globalizado, saber em qual plataforma digital os concorrentes são mais populares, pode fazer toda a diferença.

Além disso, pode representar uma ótima oportunidade para identificar redes sociais não muito usadas, mas com excelente potencial para divulgação da sua marca, produtos ou serviços.

Análise de marketing

Em um mundo cada vez mais digital a análise marketing deve considerar os fatores que trazem sucesso para as organizações na internet. É preciso identificar quais são as mídias sociais mais usadas; a publicidade; os influenciadores; o conteúdo etc.

Ferramentas de atendimento e de vendas e os diferenciais exclusivos também precisam ser identificados nesse tipo de análise. Ela envolve ainda o levantamento dos perfis, palavras-chaves e hashtags relacionadas ao concorrente.

Ferramentas e indicadores que auxiliam na análise competitiva

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Ferramentas e indicadores que auxiliam na análise competitiva.

Toda organização ou gestores que buscam atingir suas metas e objetivos mais rápido necessitam elaborar um planejamento estratégico minucioso.

Para isso existem inúmeras ferramentas e indicadores que ajudam a executar essa tarefa com uma análise competitiva muito mais ágil, fácil e acertada. Um bom planejamento estratégico responde por quase 90% dos acertos de uma organização.

Reduz falhas e retrabalho. Além disso, ele funciona como um caminho que deve ser seguido para se obter as soluções e resultados estimados.

Para ajudar nessa identificação, apresentamos a seguir algumas destas principais ferramentas e indicadores que, com certeza, farão a diferença nos resultados de uma análise competitiva.

Cinco forças de Porter

Esse modelo idealizado pelo professor americano da Harvard Business School, Michael Porter, foi publicado inicialmente como um artigo em 1979.

Com o título “As cinco forças competitivas que moldam a estratégia”, era direcionado a analisar a competitividade entre empresas, no segmento em que estavam inseridas no mercado.

Na realidade as cinco forças avaliam importantes componentes como:

* Rivalidade entre os concorrentes, avaliando itens como preço, produtos, tecnologia, marketing;

* O poder de negociação e da barganha com os clientes e com os fornecedores;

* Ameaça de novos concorrentes, o que poderia representar uma redução do seu market share;

* Ameaça de produtos ou serviços substitutos.

Análise SWOT

Traduzido para o português, SWOT é o mesmo que FOFA, sigla para os aspectos internos e externos da empresa. Ou seja, SWOT significa: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

Aspectos importantes que consideram os pontos fortes e as vantagens competitivas, bem como os pontos fracos e as desvantagens dessa competição para o seu negócio.

Criada na década de 1960 pelo também professor e pesquisador da Universidade de Stanford, Albert Humphrey, esse modelo de análise SWOT trouxe mais objetividade ao processo de planejamento.

Essa análise possui critérios específicos para avaliar produtos, processos, clientes, distribuição, finanças e administração.

É uma ferramenta estratégica que mapeia os pontos fortes e os fracos e também o posicionamento da sua empresa e do concorrente no mercado.

Benchmarking competitivo

Essa ferramenta de análise de processos internos surgiu a partir das pesquisas da americana Xerox. Em 1970 ela conduzia suas pesquisas sobre os concorrentes, usando esses dados para melhorar o seu desempenho e os resultados.

Mais tarde, nos anos 80, foram os japoneses quem otimizaram a ferramenta, em especial no mercado automobilístico. Benchmarking é um conceito de avaliação aplicado para estudar algumas ações e comportamentos de outras empresas.

Entre elas o volume de investimento em marketing ou quais as soluções adotadas que deram certo. Desta forma, munidas de informações, sua organização pode estipular metas mais tangíveis e alcançáveis.

Para se ter uma ideia dos seus resultados, na época a Xerox comprava equipamentos japoneses, por exemplo, e os desmontavam para conhecer sua tecnologia. Assim poderiam entender como elas conseguiam vender com preços inferiores aos seus no mercado. Ainda existem outros tipos de benchmarking.

– Interno, onde a empresa utiliza seus próprios padrões como metas dos indicadores;

– Funcional, que prioriza os processos e os resultados de uma atividade;

– O genérico que trata dos processos semelhantes, mas em diferentes atividades;

– O colaborativo, que busca uma melhoria contínua em relação a metas.

– Market share

Essa pesquisa busca conhecer qual o percentual de participação de uma empresa no mercado. Seus resultados ajudam a conhecer melhor o potencial para expansão ou não dos negócios em um determinado nicho.

O market share pode ainda identificar a porcentagem de relevância da empresa diante dos seus concorrentes; seu valor de mercado; percentual de preferência do consumidor; volume de vendas e muitos outros fatores.

Essa análise de market share também traz dados sobre o valor da marca e da organização, refletindo o tamanho da sua operação comparada às demais empresas do mesmo segmento.

Para se calcular esse indicador é preciso avaliar alguns parâmetros e informações sobre público-alvo; faturamento; valor de mercado; penetração da marca, entre outros.

Análise Pestal

O estudo propicia uma análise macro das forças que podem afetar um negócio. São fatores que podem ser de ordem política, social, econômica, tecnológica, ambiental e até legais. A análise Pestal deriva do termo PEST (política, economia, social e tecnologia).

São derivações que a empresa não tem domínio, mas podem impactar diretamente o seu processo produtivo.

Para se prevenir ela precisa de um bom planejamento estratégico, aproveitando as oportunidades que apareçam e minimizando possíveis ameaças que possam surgir. Ainda é preciso entender o ambiente onde ela se insere para poder tomar as decisões certas.

A metodologia da análise Pestal auxilia a organização a detectar ameaças e oportunidades. Munido de informações, o gestor desenvolve uma visão ampla e objetiva do ambiente externo.

Assim poderá encontrar o momento ideal para novos projetos ou até começar um novo negócio.

Matriz BCG

Uma das metodologias de análise competitiva mais difundidas a matriz BCG, realiza um estudo gráfico a partir do ciclo de vida dos produtos ou serviços.

A sigla remete ao banco Boston Consulting Group, fundado em Boston pelo empresário Bruce Doolin Henderson em 1963. Essa matriz analisa ainda o desempenho e o potencial dos produtos de uma determinada empresa no mercado.

Ajuda ainda a identificar o nível de aceitação deles pelos consumidores e quais são os mais relevantes. A matriz BCG ajuda ainda na tomada de decisão em relação à organização da organização.

Seu estudo é realizado a partir de uma tabela de dois eixos, que estão relacionados à participação relativa e ao crescimento do mercado. Ambos se dividem em alto e baixo e os produtos são separados em estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação e abacaxi.

A partir das informações fornecidas pela matriz BCG o gestor pode tomar algumas decisões como, construir, manter, colher ou abandonar.

Conclusão

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Análise competitiva.

Se você chegou até aqui, conheceu um pouco mais sobre as estratégias que uma análise competitiva possibilita ao seu negócio.

Idealizada para reunir uma série de informações sobre os concorrentes e também sobre sua empresa, esse instrumento serve para nortear uma série de ações internas e organizacionais.

A partir dos dados obtidos é possível reconhecer os pontos fortes e os fracos do concorrente e o da sua empresa. O resultado pode inspirar inovações, mudanças e até a troca ou manutenção da produção de determinados produtos ou serviços.

Para isso essa análise tem alguns focos de estudo como preços, distribuição, qualidade dos produtos, vendas, nível de satisfação do cliente, entre outros parâmetros.

Para produzir dados consistentes e fidedignos o gestor pode recorrer a empresas especializadas como a Assensus Contabilidade.

Com uma equipe especializada em trazer as melhores soluções para o seu negócio, a Assensus representa um importante instrumento de gerenciamento e de planejamento estratégico organizacional, bem como na gestão de recursos humanos.

Gerenciar a área administrativo-financeira de uma empresa exige conhecimento técnico e ferramentas modernas que a Assensus disponibiliza para todas as etapas.

Se ficou interessado acesse nosso blog e confira o que podemos fazer pelo seu negócio.

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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