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Análise SWOT: auxílio no planejamento estratégico de uma empresa

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Você já ouviu falar em análise SWOT? Essa ferramenta, também conhecida como análise FOFA, é uma importante aliada para avaliar cenários e viabilidade de projetos antes de tirá-los do papel.

Muito utilizada no mundo do marketing, ela consiste em analisar os pontos positivos e negativos de uma empresa e colocá-los lado a lado com os objetivos que deseja alcançar, a fim de perceber o que precisa ser melhorado e o que já está no caminho certo.

A análise SWOT ajuda o empreendedor a conhecer mais a fundo sua empresa e também o mercado em que ela está inserida, já que observa fatores internos e externos.

Quer saber mais sobre a análise SWOT/FOFA e aprender como aplicá-la na sua empresa? Confira abaixo o artigo que preparamos. 

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma importante ferramenta utilizada para avaliar os ambientes externos e internos de uma empresa. SWOT nada mais é que uma sigla que significa “strengths, weaknesses, opportunities and threats”, palavras que, traduzindo para o português, significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

O método foi criado em meados da década de 1960 por um consultor de empresas chamado Albert S. Humphrey, e já passou por diversas reformulações desde então, a fim de se adaptar a diferentes tipos de projeto.

Cada uma das palavras da sigla identificam as análises que serão feitas pela empresa. Forças e fraquezas se referem ao ambiente interno, ou seja, o que está ao alcance da empresa, seus pontos positivos e negativos, enquanto oportunidades e ameaças são fatores relacionados ao ambiente externo, o que a empresa não pode controlar. Explicaremos de forma mais detalhada sobre os fatores mais adiante.

SWOT ou FOFA?

FOFA nada mais é que a tradução de SWOT: Forças (Strenghts), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats). Portanto, ambas as siglas se referem à mesma ferramenta.

Para que serve a análise SWOT?

A análise SWOT serve para ajudar as empresas a tirarem seus projetos do papel e implementá-los de forma mais segura, traçando estratégias embasadas em fatos e aumentando a chance de que sejam bem sucedidas.

Por meio do estudo dos quatro fatores é possível reunir as informações mais importantes para averiguar a viabilidade do plano e tomar decisões mais acertadas.

Como comentamos acima, a análise SWOT passa pelos ambientes interno e externo de uma empresa. Na análise interna, é possível identificar os fatores positivos e negativos do negócio, mostrando o que deve ser melhorado e o que já funciona bem e deve ser potencializado. 

Já no âmbito externo estão os fatores que não são de controle da empresa, mas para os quais ela deverá estar preparada. Além disso, é possível observar oportunidades que fazem com que o negócio esteja um passo à frente dos concorrentes.

Essa ferramenta pode ser usada tanto por empresas que estão começando sua trajetória, quanto por aquelas que desejam se lançar em novos mercados ou iniciar novos projetos. Também é possível usar esse tipo de análise para o desenvolvimento de qualquer tipo de planejamento, até mesmo pessoal.

Qual a importância da análise SWOT para as empresas?

Análise SWOT importância

A análise SWOT é o pontapé inicial para um planejamento bem sucedido. Afinal, é esse estudo que levará a um diagnóstico mais preciso sobre a viabilidade do projeto, e, se ele não for bem feito, toda sua estratégia estará comprometida.

Sendo assim, é preciso que se examine os quatro pontos com muita atenção. Especialmente os internos, já que eles podem ser trabalhados pela empresa da forma mais adequada, enquanto os externos não estão a este alcance.

Ao observar as forças e fraquezas, certamente será mais fácil identificar os pontos fortes. Porém, é preciso ter franqueza, sem medo de apontar o que precisa ser melhorado. Nenhuma empresa está livre de pontos fracos, por isso, encontrá-los é o primeiro passo para resolvê-los.

Entender com clareza o que é preciso melhorar dentro da organização é uma oportunidade para trabalhar os pontos necessários e minimizar riscos, a fim de tornar seu empreendimento mais sólido.

Leia também: Estratégia Adaptativa: conceito, elementos, como implantar na empresa

Quais são os 4 pontos de análise da matriz SWOT?

Análise SWOT pontos de análise

A matriz SWOT conta com quatro pontos de análise: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Veja abaixo sobre o que trata cada uma delas. 

Forças (strengths)

Na análise SWOT, as Forças são os pontos que apresentam bom desempenho, ou seja, o que está funcionando bem dentro da empresa. Para chegar a essa conclusão, pode-se comparar a performance com o concorrente ou, até mesmo, com outras áreas da própria organização.

Ao entender quais são os pontos fortes, é possível diagnosticar o que está dando certo naquele fator e, assim, usar das boas práticas em outras áreas que estejam precisando de atenção para melhorar seu desempenho.

Uma boa maneira de entender quais são suas forças, é se perguntar o que a empresa faz bem, qual o seu diferencial e o que deixa seu público-alvo satisfeito com a empresa.

Fraquezas (weaknesses)

Já as fraquezas estão relacionadas com o que não está desempenhando tão bem dentro daquele negócio e precisa ser melhorado. Uma boa estratégia para a identificação desse ponto é criar um parâmetro de comparação com as forças que você identificou no tópico anterior.

É importante entender quais são os pontos de atenção do negócio para saber onde e como agir para melhorá-los. Para isso, veja o que poderia ser melhor dentro dos processos da organização, o que está com uma performance abaixo do esperado, por que isso está acontecendo e quais os recursos necessários para melhorar a situação.

Oportunidades (opportunities)

As oportunidades são um ponto de análise do ambiente externo. É possível identificá-las observando suas forças e fraquezas e comparando-as com os mesmos fatores de um possível concorrente.

Elas podem ser uma lacuna no ramo de atuação da empresa, um bom momento econômico ou qualquer fator externo que possa favorecer o desempenho de seu negócio.

Ameaças (threats)

As ameaças também tratam de fatores externos, ou seja, sobre os quais a empresa não tem controle. Elas são tudo aquilo que pode atrapalhar o sucesso de seu projeto.

Dentro desses fatores, pode estar o surgimento de um novo concorrente, uma crise econômica, uma pandemia, e diversas outras situações que possam interferir negativamente na viabilidade do seu projeto.

Como fazer a análise SWOT de uma empresa?

Análise SWOT como fazer na sua empresa

Apesar de parecer algo complicado e demorado, a análise SWOT é bastante simples de ser feita. Isso, junto à eficiência do método, explica a sua popularidade.

Veja abaixo um passo a passo para aplicar a ferramenta na sua empresa:

Levantamento de todos os pontos da análise SWOT identificados na empresa

O primeiro passo é o levantamento dos quatro pontos da análise SWOT baseados na nova empresa ou no novo projeto que pretende implementar.

Comece analisando os fatores internos, aqueles sobre os quais a empresa tem controle, que são as forças (strengths) e fraquezas (weaknesses). São essas características que colocam o negócio em vantagem ou desvantagem em comparação com a concorrência.

Nessa fase, você pode analisar:

  • Localização;
  • Gestão;
  • Equipamentos;
  • Reputação;
  • Recursos humanos e financeiros;
  • Tempo de mercado;
  • Dentre outras características.

Em seguida, é hora de olhar para os fatores externos, as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats), que são aqueles que a empresa não consegue controlar. 

É importante estar atento ao que ocorre do lado de fora, sejam questões econômicas, políticas ou quaisquer movimentos do mercado. Isso possibilita que as tendências sejam identificadas e que seu negócio esteja preparado para elas.

Quanto a esse fator, você pode analisar se alguns tópicos podem apresentar oportunidades ou ameaças para sua empresa:

  • Clientes;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Cenário político;
  • Cenário econômico;
  • Tecnologia;
  • Dentre outros.

Para essa fase de recolhimento de dados, é importante contar com a ajuda de profissionais de diversos setores da empresa e, se possível, de uma ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de planejamento de recursos automatizado que pode auxiliar e muito no processo.

Elaboração da planilha da análise SWOT

Agora que você já identificou todos os quatro pontos da análise, é hora de elaborar a planilha, que serve para dispor de forma objetiva as informações coletadas na primeira etapa.

Por isso, você deve selecionar os pontos mais relevantes e organizá-los em tópicos sucintos e, se possível, em ordem de relevância.

A matriz deve ser formada por quatro quadrantes: nos dois superiores, ficam os fatores internos, enquanto nos dois inferiores, os fatores externos. Nos quadrantes da direita, posicione os fatores positivos e, nos da esquerda, os fatores negativos. Veja no exemplo abaixo.

Análise SWOT elaboração da planilha

Fonte: https://ziptime.com.br/analise-matriz-swot-o-que-e-como-fazer/ 

Dessa maneira, é possível visualizar os tópicos e cruzar as informações a fim de responder às seguintes questões:

  • Quais forças intensificam as oportunidades; 
  • Quais forças diminuem as ameaças;
  • Quais fraquezas atravancam as oportunidades;
  • Quais fraquezas aumentam as ameaças.

Exemplo de análise SWOT

Para que você entenda melhor a análise SWOT na prática, pegamos como exemplo uma análise feita pelo blog do Neil Patel para a marca Coca-Cola. Confira:

  • Força: marketing e publicidade fortes, poder de barganha sobre os fornecedores, clientes fiéis.
  • Fraquezas: foco em bebidas carbonatadas, muitas submarcas com baixa receita.
  • Oportunidades: crescente consumo de bebidas nos mercados emergentes, aumento do consumo de águas em garrafa.
  • Ameaças: escassez de água, mudanças nas preferências dos consumidores leais que estipulam informativos de substâncias negativas no rótulo.

Bom, sabemos que a Coca-Cola é um nome muito forte no mercado de bebidas, mas ela também tem suas fraquezas e ameaças.

Uma boa estratégia para aproveitar uma oportunidade minimizando uma fraqueza, é aumentar a gama de produtos com itens mais saudáveis, águas saborizadas, etc.

Já, para amenizar o efeito das informações nos rótulos, a empresa pode criar campanhas publicitárias que estimulem a prática de exercícios, por exemplo.

Quem deve fazer a análise SWOT?

Análise SWOT quem deve fazer

Uma análise SWOT eficiente deve ser feita não só por uma pessoa dentro da empresa, mas por uma equipe que esteja bem familiarizada com os processos e características do negócio.

Normalmente, a equipe costuma ser liderada por profissionais de marketing, administração ou, é claro, o gestor da empresa. Porém, para que ela seja eficiente, é preciso que pessoas de diversos departamentos também participem, proporcionando uma visão mais ampla e verdadeira do cenário.

Como elaborar o planejamento estratégico de uma empresa a partir da análise SWOT?

Análise SWOT e planejamento empresarial

Para elaborar um planejamento estratégico com base na análise SWOT ou FOFA é preciso alinhar o que foi diagnosticado na análise aos seus objetivos. Então, deve-se desdobrar os resultados a fim de estabelecer metas, primeiramente gerais e, depois, específicas para cada área da empresa.

É indispensável que o planejamento também descreva cada ação e cite os prazos para que elas sejam realizadas.

Por exemplo, suponhamos que você esteja iniciando um e-commerce e, fazendo a análise FOFA, chegou aos seguintes resultados:

  • Forças: atendimento e qualidade dos produtos;
  • Fraquezas: entrega terceirizada que causa atrasos;
  • Oportunidade: produtos com possibilidade de customização;
  • Ameaças: as regiões em que os concorrentes têm lojas físicas compram menos no seu site.

Com o estudo dessas informações, você pode trazer para o seu planejamento estratégico algumas ações pontuais, como:

  • Treinamento para os funcionários que atuam no setor de atendimento;
  • Reforçar a divulgação dos produtos customizados de acordo com o desejo do cliente;
  • Elaborar um plano para que os atrasos nas entregas sejam reduzidos;
  • Criar ações de marketing e promoções nas regiões onde a concorrência está à frente nas vendas.

Em resumo, para elaborar o planejamento com base na análise SWOT, você deve cruzar os dados colhidos e interpretá-los de forma a criar a melhor estratégia para usar seus pontos positivos e melhorar os negativos. 

Conclusão

Análise SWOT e estratégia

Como vimos ao longo do texto, a análise SWOT não tem toda essa popularidade à toa. Ela é uma ferramenta indispensável para um planejamento estratégico eficiente e certeiro e uma excelente forma de evitar imprevistos.

Por meio dela, é possível conhecer a fundo sua empresa e estudar seus concorrentes a fim de antecipar riscos, potencializar suas qualidades e pensar nas melhores formas para se implantar projetos ou adentrar novos mercados.

E se você está pensando em abrir uma empresa ou já está iniciando um novo negócio, não deixe de investir em uma boa assessoria contábil. A Assensus está preparada para atender seu empreendimento e ajudar a fazer as melhores escolhas para tornar suas burocracias menos trabalhosas.

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Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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