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Como administrar uma empresa? Tudo que se deve saber para boa gestão

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Você sabe como administrar uma empresa de sucesso? Vários fatores afetam o sucesso de um negócio. Neste artigo, vamos compartilhar os últimos dados que você precisa saber antes de abrir uma pequena empresa, o principal motivo pelo qual elas acabam falindo, e algumas dicas profissionais sobre como administrar uma empresa e manter um negócio de sucesso.

A princípio, para ter sucesso nos negócios de hoje, você precisa ser flexível e ter boas habilidades de planejamento e organização. Entretanto, muitas pessoas começam um negócio sem saber como administrar uma empresa pensando que vão ligar seus computadores ou abrir suas portas e começar a ganhar dinheiro.

Porém, começar a ganhar dinheiro em um negócio é muito mais difícil do que se imagina. Por outro lado, saber como administrar uma empresa fará esse caminho ser muito mais fácil.

Como administrar uma empresa?

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O que fazer para estruturar uma empresa? Você pode evitar que seu empreendimento comercial perca dinheiro, dedicando seu tempo e planejando todos os passos necessários para alcançar o sucesso.

Segundo o IBGE, seis em cada dez empresas fecham em cinco anos de atividade. Por isso, qualquer que seja o tipo de negócio que você queira iniciar, usar as nove dicas a seguir pode ajudá-lo a como administrar uma empresa.

1. Organize-se

Para atingir o sucesso comercial, é preciso estar organizado. Isso o ajudará a completar as tarefas e a se manter em dia com tudo que deve ser feito.

Uma boa maneira de ser organizado é criar uma lista de afazeres a cada dia. Desse modo, você garantirá que não está esquecendo nada e completando todas as tarefas que são essenciais para a sobrevivência de seu negócio.

2. Mantenha Registros Detalhados

Todas as empresas de sucesso mantêm registros detalhados. Ao fazer isso, você saberá onde o negócio está financeiramente e que desafios potenciais você pode estar enfrentando.

Só de saber isso, você terá tempo para criar estratégias para superar esses desafios.

3. Analise sua concorrência

Em síntese, a competição gera os melhores resultados. Para ter sucesso, você não pode ter medo de estudar e aprender com seus concorrentes.

Afinal de contas, eles podem estar fazendo algo que você pode implementar em seu negócio para ganhar mais dinheiro.

Desse modo, eles serão um forte exemplo de como administrar uma empresa, ou até mesmo do que evitar.

4. Entenda os Riscos e as Recompensas

A chave para ter sucesso é assumir riscos calculados para ajudar seu negócio a crescer. Uma boa pergunta a fazer é “Quais são os riscos se isso der errado?”.

Se você pode responder a esta pergunta, então você sabe qual é o pior cenário possível. Este conhecimento permitirá assumir os tipos de riscos calculados que podem gerar recompensas tremendas.

Entender riscos e recompensas inclui ser inteligente quanto ao momento de iniciar seu negócio.

5. Seja Criativo

Esteja sempre procurando maneiras de melhorar seu negócio e fazer com que ele se destaque da concorrência. Por isso, reconheça que você não sabe tudo e esteja aberto a novas ideias e diferentes abordagens para seus negócios.

6. Mantenha o foco

O velho ditado “Roma não foi construída em um dia” aplica-se aqui. Só porque você abre um negócio não significa que vai começar a ganhar dinheiro imediatamente.

Leva tempo para que as pessoas saibam quem você é, portanto mantenha-se concentrado em atingir seus objetivos de curto prazo.

7. Prepare-se para fazer sacrifícios

O caminho para iniciar um negócio é um trabalho duro, mas depois de abrir suas portas, seu trabalho acaba de começar.

Em muitos casos, é preciso dedicar mais tempo do que se você estivesse trabalhando para outra pessoa, o que pode significar passar menos tempo com a família e amigos, por exemplo.

8. Preste um ótimo serviço

Há muitas empresas de sucesso que esquecem que é importante fornecer um ótimo serviço ao cliente.

Se você prestar um serviço melhor para seus clientes, eles estarão mais inclinados a vir até você na próxima vez que precisarem de algo em vez de ir até sua concorrência.

9. Seja Consistente

A coerência é um componente chave para ganhar dinheiro. É preciso continuar fazendo o que é necessário para ter sucesso dia após dia. Pois isso criará hábitos positivos a longo prazo que o ajudarão a ganhar dinheiro á longo prazo.

Como administrar uma empresa do zero?

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Quer saber o primeiro passo de como administrar uma empresa? Você tem que começar pelo início. Ou seja, pesquisa de mercado, objetivos profissionais, personas do comprador. Além disso, você também deve olhar para si mesmo.

1. Entenda o mercado e defina objetivos claros

Não subestime a importância de conduzir uma pesquisa de mercado cuidadosa e detalhada. Descubra o que é mercado consumidor, qual a sua importância e os tipos. 

Afinal, você precisa de dados concretos sobre seus clientes ideais, a concorrência existente, crescimento e demanda esperados, tendências de mercado, e muito mais.

Estes tipos de insights são importantes e o ajudam a tomar decisões.

Você também precisará ser claro sobre os quatro pontos: produto, preço, promoção e lugar.

Eles podem orientar a criação de sua pesquisa de mercado, plano de marketing e personas de clientes, e servir como um fantástico ponto de partida se você não tiver certeza de onde começar.

Com objetivos comerciais e pesquisa em mãos, não se esqueça de pensar no que você quer pessoalmente, também.

Há uma razão pela qual as companhias aéreas nos instruem a colocar nossa máscara de oxigênio antes de ajudar os outros: se não cuidamos de nós mesmos, não podemos cuidar de outra pessoa.

Da mesma forma, se você não tiver objetivos e planos pessoais para sua saúde mental, você não será tão eficaz na condução de seus negócios.

2. Elabore um plano de negócios

Se você criar um plano de negócios formal, ou documentar objetivos profissionais, fluxos de trabalho ou qualquer outra coisa, estes pensamentos precisam ser escritos em algum lugar e compartilhados com todos os seus interessados.

Na era digital, isto é mais fácil do que nunca. Um documento armazenado na nuvem e acessível a todos não só permite a consistência e a colaboração, mas também a evolução ao longo do tempo. As mudanças podem ser feitas, salvas e compartilhadas automaticamente.

Por isso, faça um plano, estabeleça metas, crie fluxos de trabalho e escreva-os.

3. Estabelecer metas de receita e rentabilidade

Para que uma empresa tenha sucesso, ela tem que ganhar dinheiro suficiente para sustentar as operações e trazer um lucro que possa ser reinvestido para o crescimento futuro.

Faturar os custos de sua empresa, incluindo a aquisição, produção, pessoal, capital e muito mais, determina quanto dinheiro sua empresa precisa trazer em uma base mensal, trimestral e anual para ter sucesso.

Este também é um ótimo momento para revisitar sua estrutura de preços.

Seus produtos têm os preços adequados? Quantas unidades você precisará vender a cada período para atingir suas metas de receita e lucratividade?

Documente e apresente estas informações de forma clara para que você saiba exatamente o que precisa fazer para manter seu negócio funcionando e prosperando.

4. Contratar os funcionários certos

Não construa uma equipe qualquer, construa sobretudo uma super equipe.

Conforme o orçamento e a demanda permitem, rodeie-se de especialistas em áreas que você não é. Peça a opinião e o feedback deles.

Envolva-os em decisões que os impactarão direta ou indiretamente para fomentar um maior investimento no que você está construindo, e para tomar decisões melhores e mais bem informadas juntos.

Afinal, quando você ganha, toda a empresa ganha.

Mas, isso não é tudo, o erro número um que os empresários cometem é tentar fazer demais. Não tente fazer tudo sozinho.

Empresários e líderes de sucesso delegam aos funcionários, freelancers e consultores, conforme necessário. Isto alivia a carga dos funcionários em tempo integral e permite que você e sua equipe se concentrem em suas áreas específicas de especialização.

Como administrar uma micro empresa ou MEI?

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Nenhum empresário gosta de ser preso ao dinheiro, mas a má administração do fluxo de caixa acontece.

Segundo uma pesquisa do Sebrae, mais da metade das pessoas ouvidas (52%) admitiram que necessitam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira.

Mas, você sabe o que é controle e gestão financeira?

A gestão financeira é o processo de lidar com as finanças de sua empresa através da elaboração de orçamentos, estabelecimento de metas, acompanhamento de despesas e receitas, e investimento.

Com um bom plano de administração do dinheiro, você pode evitar períodos de fluxo de caixa negativo e garantir que sua empresa esteja no caminho certo para gerar lucro.

A falta de uma administração inteligente do dinheiro pode levar a problemas como fazer pagamentos atrasados, ficar sem dinheiro e não cobrar em suas contas a receber.

Para manter as operações comerciais funcionando sem problemas, você precisa de dinheiro suficiente para cobrir as despesas. Por isso, criar e monitorar um orçamento pode simplificar a maneira como você administra o dinheiro. Pois, os orçamentos ajudam a estabelecer metas de despesas e receitas.

Seu orçamento estabelece as despesas necessárias para operar seu negócio. Quando você souber quanto pode gastar, poderá administrar de forma mais fácil o dinheiro da empresa.

Um orçamento também prevê o montante de receita que sua empresa receberá. Se você descobrir que sua receita é menor do que o orçado, encontre maneiras de cortar despesas e aumentar a receita.

Saiba mais sobre o MEI, aqui: MEI precisa de contador? Tudo o que você precisa saber a respeito

O que é necessário para fazer uma boa administração?

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Ao mesmo tempo que muitas empresas fracassam, outras se destacam no mercado. Há, é claro, uma infinidade de razões pelas quais um negócio pode fracassar.

De acordo com Marcos Marques, mentor referência em gestão para pequenas e médias empresas, há algumas que são mais comuns do que outras. Leia essas dicas e veja como administrar uma empresa de forma mais simples e fácil.

Falta de marketing

A presença de uma estratégia de marketing é um dos sinais indicativos de que uma empresa conseguirá ou não prosperar. O marketing abrange tudo, desde encontrar clientes e fidelizá-los com novos produtos e serviços.

Má assistência ao cliente

Com novos negócios surgindo da noite para o dia, o preço e o produto não são suficientes para diferenciá-lo da concorrência. Porém, como você trata seus clientes é.

Invista em treinar sua equipe de atendimento ao cliente sobre as melhores práticas para encantar seus clientes.

Nenhum plano de escalonamento

As pessoas iniciam negócios por muitas razões diferentes. Algumas querem pagar as contas com um trabalho paralelo, outras querem substituir seu trabalho em tempo integral e ser seu próprio chefe.

Qualquer que seja sua razão, decida se você deseja que sua empresa seja escalada por alguém além de você como funcionário. Às vezes, o marketing é imprevisível.

Produto sem demanda

Um ótimo serviço ou produto não o levará a lugar nenhum se ninguém precisar dele. A devida pesquisa de mercado é essencial nos estágios iniciais do início de um negócio.

Determine quem compraria o produto, com que frequência e por que. Isto ajuda você não só a encontrar seu nicho, mas também a planejar de forma adequada o inventário e prever as vendas.

Falta de dinheiro

Lançar e construir um negócio é caro. Você precisa de capital, investimentos, empréstimos e/ou receita para superar os tempos de escassez. Um orçamento detalhado pode ajudá-lo a manter o controle da receita e das despesas.

Os empresários e proprietários de negócios mais bem-sucedidos sabem que devem cercar-se de pessoas mais espertas do que eles.

Se você decidir escalar seu negócio, você precisará de uma equipe forte para ajudá-lo a fazer um grande trabalho. A única maneira de fazer isso é recrutando e contratando as melhores pessoas.

Muita concorrência para o seu produto

Se o mercado já está saturado e já existem muitos fornecedores estabelecidos, você estará travando uma batalha difícil. Por isso, é melhor oferecer um produto que tenha menos concorrência. Veja 10 ideias de negócios promissores em 2021 aqui. 

Preços incorretos

Se seus preços são muito altos e você limita sua base de clientes. Ou se os preços estiverem muito baixos e você não estiver conseguindo receita suficiente para manter o negócio. Tudo isso deve ser analisado, o preço deve ser de acordo com o mercado e de forma a trazer lucro para sua empresa. Descubra como precificar seu produto pelo site do Sebrae.

Como administrar uma empresa financeiramente?

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A princípio você deve separar fundos comerciais e pessoais. Você tem uma conta bancária separada para sua empresa? Mesmo que você não seja obrigado a separar fundos comerciais e pessoais, fazer isso é fundamental para a administração do dinheiro.

Além disso, os extratos bancários comerciais são úteis para rastrear a rentabilidade, conciliar seus livros contábeis e monitorar os gastos.

Misturar seus fundos pessoais e comerciais pode resultar em registros desorganizados, levando a gastos excessivos e oportunidades de crescimento perdidas.

Quando você combina as duas contas, rastrear os fundos recebidos pela empresa torna-se difícil, tornando desafiador o monitoramento de entrada e saída de dinheiro.

Se seus fundos comerciais e pessoais estão em contas separadas, você pode estar propenso a gastar o dinheiro da empresa com gastos pessoais, e vice e versa.

Além disso, você deve ter uma reserva de dinheiro. Afinal, colocar em prática dicas de gerenciamento de dinheiro pode melhorar a gestão do fluxo de caixa. Mas às vezes, o inesperado acontece, e você fica precisando cobrir uma despesa de emergência.

Mantenha uma reserva de dinheiro para ajudá-lo quando você estiver em um aperto. Você pode começar uma reserva de dinheiro abrindo uma conta de poupança empresarial. Certifique-se de depositar regularmente em sua reserva de dinheiro.

Como controlar o dinheiro que entra e sai da empresa?

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1. Fique atento aos prazos

Se você não sabe quando suas contas devem ser pagas, tais como contas a pagar, pagamentos de empréstimos comerciais ou pagamentos com cartão de crédito, você pode não ter dinheiro suficiente à mão.

Sem mencionar que não saber quando pagar as contas pode gerar taxas ou juros adicionais, reduzir seu crédito comercial. Além de prejudicar as relações com credores e fornecedores.

Para evitar o atraso no pagamento das contas, mantenha-se atento aos seus prazos. Registre quando os pagamentos devem ser pagos e defina lembretes para que você não esqueça.

Marque as datas de vencimento em papel, telefone ou calendário no computador e faça um cronograma de pagamentos consistente.

2. Monitore os gastos

Antes de tudo, você sabe quanto dinheiro você gasta por dia, semana ou mês? Nesse sentido, se você não monitorar os gastos, você pode estar acumulando contas que não precisa. E desse modo, não monitorar os gastos pode levar ao gasto excessivo e ao mau uso dos fundos.

Muitos empresários têm múltiplas contas, tais como uma conta corrente, conta poupança e conta de cartão de crédito. Certifique-se de saber quanto você retira ou gasta de cada conta para ficar em dia com os saldos.

É fácil usar seu cartão de crédito comercial para cobrir pequenas despesas. Por exemplo, um pequeno almoço para o pessoal aqui, uma nova máquina de café para a sala de descanso ali… Mas, pequenas despesas se somam.

Se você não ficar de olho em seus gastos, você pode ser surpreendido com uma conta de tamanho considerável para a qual você não estava preparado.

Ao monitorar os gastos, você também deve levar em conta os cheques não descontados. Pois, quando você passa um cheque, o recebedor não precisa descontá-lo imediatamente. Se você esquecer de monitorar os gastos, poderá acabar com uma conta inesperada.

Acompanhe suas despesas administrando seus livros contábeis. Você pode usar um software simples para registrar as transações contábeis, como a Conta Azul, por exemplo.

3. Não se esqueça das contas a receber

Se você oferecer crédito aos clientes, você deve estar bem ciente de que talvez não receba dinheiro por mercadorias vendidas ou serviços prestados até a data de vencimento ou além dela.

Afinal, após uma semana ou um mês, pode ser fácil esquecer as contas a receber. Mas se você quiser administrar melhor o dinheiro, você deve se lembrar dos valores devidos a sua empresa e buscar os pagamentos.

Para ajudá-lo a lembrar das contas a receber, registre-as desde já em seus livros.

Desse modo, crie um resumo das contas a receber para acompanhar os totais das contas a receber. Um resumo de contas a receber mostra quais clientes devem dinheiro a sua empresa, o valor devido, quais clientes estão devendo e o total de suas contas a receber.

Embora o rastreamento de seus recebíveis seja essencial para a gestão do dinheiro inteligente, o recebimento de pagamentos é ainda mais importante.

Você pode prosseguir com os pagamentos enviando faturas e avisos de atraso aos clientes. E se sua empresa precisar de dinheiro antes da data de vencimento, você pode oferecer um desconto no pagamento antecipado, por exemplo.

O que é necessário para fazer a contabilidade de uma empresa?

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Assensus Contabilidade

Com experiência sólida, a Assensus Contabilidade conta com processos ágeis e eficientes e oferece a seus clientes ferramentas que simplificam todas as etapas do dia a dia corporativo.

Assim, torna mais simples o cotidiano e ainda entrega mais transparência e eficiência.

Toda a atuação da Assensus Contabilidade está comprometida em garantir o crescimento contínuo de seus clientes. Por isso, oferece assistência diferenciada por meio de profissionais capacitados e atualizados no mercado.

Saiba como administrar uma empresa com  Assensus!

Conclusão

Saber como administrar uma empresa bem-sucedida requer acima de tudo, tempo, esforço e compromisso. Afinal, leva tempo para estudar os negócios que estão dando certo, cultivar uma reputação de confiabilidade e construir credibilidade.

Mas, o que torna um negócio bem-sucedido? As empresas mais bem-sucedidas centram tudo o que fazem em torno de seus clientes. Como resultado, cultivam um senso de confiança e se tornam especialistas em seu espaço.

Portanto, quando uma empresa é capaz de combinar estas três coisas, ela é capaz de compreender seu público-alvo. Além de promover a lealdade do cliente e desse modo fornecer uma solução para seu problema que não pode ser alcançado em nenhum outro lugar.

Por isso, pegue o que você aprendeu aqui e coloque em ação com nosso modelo de plano de negócios. Desse modo, você estará no seu caminho para iniciar e manter um negócio de sucesso que irá encantar seus clientes e fazer dinheiro.

Esperamos que o post tenha sanado suas dúvidas sobre como administrar uma empresa, caro leitor!

Não deixe de acessar o blog da Assensus e ficar por dentro de mais assuntos e dicas sobre contabilidade.

Enfim, não pense duas vezes: permita que sua empresa alcance resultados nunca vistos!

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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