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Como atrair mais clientes? Estratégias e ferramentas para obter êxito

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Você sabe como atrair mais clientes para o seu negócio? Atrair clientes e criar uma conexão verdadeira entre eles e sua marca tem se tornado cada vez mais difícil, não é mesmo?

E não é para menos, afinal, vivemos em uma época onde a  tecnologia, as mídias sociais e os sites tem alcançado cada vez mais espaços… são muitas opções de canais e ferramentas à nossa disposição – o que torna a concorrência ainda maior.

E a concorrência aumenta devido às novas empresas que vão surgindo no mercado, além do fato de que, ter uma pequena ou média empresa, por exemplo, não é mais uma tarefa tão complicada. Segundo um levantamento da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) patrocinado pelo SEBRAE, o empreendedorismo cresceu tanto no país que, um a cada três brasileiros possui a sua própria empresa.

Duvida? Pois saiba que, ainda de acordo com levantamento da GEM, o Brasil é o 7º país do mundo com mais empreendedores.

Neste cenário, é preciso entender como deve-se usar tais estratégias de atração de clientes para se diferenciar perante o mercado e ter sucesso. Porém, se abrir uma empresa é fácil hoje em dia, manter-lá é o lado difícil, sendo o maior desafio que você empreendedor irá encarar.

Mas, muita calma! Neste texto te mostraremos algumas ideias práticas e estratégias essenciais que vão te ajudar na hora de atrair clientes e crescer no mundo dos negócios. Pronto? Então, vamos lá! Boa leitura!

Importância de saber como atrair mais clientes

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Importância de saber como atrair mais clientes.

Para iniciarmos esta conversa, é preciso reforçar mais uma vez que conquistar novos clientes não é uma tarefa fácil, mas muito importante justamente por conta da competição que cerca todos os mercados.

E atrair clientes não é somente investir no bom atendimento e qualidade dos serviços prestados. É mais que isso! Você precisa investir em estratégias de marketing que te ajudem a se diferenciar para o público certo para o seu negócio.

Isso mesmo! As estratégias de marketing bem traçadas, geram uma grande oportunidade de atrair mais clientes, focando onde eles estão mais presentes, entendendo os seus principais interesses e direcionando os seus esforços para o público alvo da sua empresa.

Por exemplo, estima-se que, em média, cada pessoa passa mais de seis horas por dia na Internet. Então já sabemos que a maioria dos seus clientes está lá, certo? Mas, e você, está conectado também?

Se respondeu não, está na hora de mudar este pensamento! Contudo, vale dizer que investir em marketing digital não será algo tão simples se o seu orçamento estiver apertado.

Por este motivo, este texto irá ajudá-lo a  entender algumas estratégias básicas e não tão caras, usando as mídias sociais, o telefone ou até pessoalmente.

O que avaliar antes de saber como atrair mais clientes?

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O que avaliar antes de saber como atrair mais clientes?

Primeiro passo é saber o que se deve avaliar, antes mesmo de saber atrair novos clientes e iniciar esta atração. Fazer um mapeamento do negócio e elaborar uma estratégia são duas das principais ações que o empreendedor necessita considerar antes de buscar por clientes para o seu negócio.

Pode parecer que não, mas fazer isso é essencial para que você conheça o mercado e entenda qual o perfil e comportamentos dos seus clientes em potencial, ou seja, daqueles que você está tentando atrair.

Fora isso, a empresa necessita ter clareza com relação às suas expectativas, respondendo a perguntas como:

  • Por qual motivo desejo aumentar minha carteira de clientes?
  • Eu tenho condições de atrair mais clientes para minha companhia?
  • A empresa vai conseguir atender estes novos clientes, mantendo o mesmo padrão e qualidade dos serviços e atendimentos?
  • Qual é o perfil de cliente que eu desejo atrair para o meu negócio?

Compreender como anda a companhia, suas perspectivas de crescimento, suas metas e objetivos a médio e curto prazo, além de saber o quanto ela é capaz de aumentar sua carteira de clientes são processos importantes que devem ser feitos antes de iniciar a captação de novos clientes. Então responda as perguntas abaixo e se prepare!

– Seu negócio tem condições de atender mais clientes?

Engana-se quem acredita que atender um cliente fica limitado ao momento de interação com ele, seja pessoalmente ou por telefone e internet (muitos populares, especialmente, durante a pandemia da Covid-19).

Porém, um bom atendimento acontece não só durante a compra, mas antes e depois dela. Isso porque, com interesse e cuidado com o cliente, além de muito planejamento você consegue melhorar significativamente a forma como tratar seus clientes, e assim, garantir um padrão e condições de atender cada vez mais clientes.

– Qual a meta de crescimento para definir como atrair mais clientes?

como atrair mais clientes homem celular
Meta de crescimento para definir como atrair mais clientes.

Tudo vai depender do seu objetivo e do quanto atrair novos clientes é importante para o seu negócio. Ou seja, não há uma meta de crescimento específica, mas sim o que você prioriza neste momento. Assim, você poderá definir um plano de ação e começar a atrair mais pessoas. Faça um levantamento e analise quais produtos/serviços você consegue oferecer com qualidade no momento e comece os esforços por aí.

– Qual o perfil e comportamento dos seus clientes em potencial?

Para traçar estratégias eficientes no seu negócio, é essencial que você conheça bem o perfil de cada cliente em potencial que você deseja atrair. Com as características bem alinhadas, você pode direcionar as ações e investir no que realmente gera grandes resultados — otimizando seus recursos.

– Quais as mídias mais utilizadas pelos seus clientes em potencial?

Como dissemos anteriormente, de nada importa investir em mídias que não são as utilizadas pelos clientes que você deseja atrair. Então, é importante entender em quais mídias eles estão – é na revista? no jornal? na Internet? Isso é essencial para traçar estratégias eficientes. Nesse ponto é recomenda-se que seja feita uma pesquisa de mercado, para entender o comportamento dos seus potenciais clientes e onde os mesmos estão.

Aliás, já que estamos falando em Internet, vamos ver a seguir dicas de como você pode atrair novos clientes usando as mídias sociais, que como já sabemos, é um ambiente potencial para empresas que buscam por crescimento e expansão

Como atrair mais clientes pelas mídias sociais?

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Como atrair mais clientes pelas mídias sociais?

Nos dias de hoje é quase indispensável estar presente nas mídias sociais, afinal, trata-se de quase um imperativo para a atração de novos clientes e ter sucesso no mundo dos negócios.

De acordo com um estudo feito e divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, com a junção de dados da Hootsuite e WeAreSocial, sobre o uso de redes sociais no Brasil e no mundo. O país é o 3° que mais utiliza redes sociais no mundo, com uma média de 3h42m por dia.

Ao considerar todos os países, o Brasil fica atrás somente da Filipinas e Colômbia, que gastam em média 4h15m e 3h45m, respectivamente. Ou seja, estar nas redes sociais é estar perto dos seus velhos e novos clientes.

Mas será que você e o seu cliente em potencial estão na mesma rede social? Sim, porque não adianta estar em todas – se o seu cliente estiver apenas em uma específica.

Por isso, faz toda a diferença mapear o perfil e comportamento dos seus clientes. É este mapeamento que irá te ajudar a identificar as mídias sociais que são mais usadas pelo seu público, para que você não perca tempo investindo em locais que não há novos clientes e sim, em estratégias de marketing digital realmente eficientes para sua companhia.

Veja abaixo algumas dicas de como atrair novos clientes nas principais redes sociais de hoje em dia (Whatsapp – rede social de mensagens, Instagram e Facebook – perfeitas para compartilhamento e engajamento e TikTok – usada para publicação de vídeos curtos e criativos).

– Como atrair mais clientes pelo Whatsapp?

O primeiro passo é usar o Whatsapp Business e não deixar de usar a automatização de mensagens, afinal, sem isso você pode perder o contato, ou pior, ser denunciado por estar invadindo um celular de um potencial cliente. Agora você tem a praticidade de receber pagamentos pelo aplicativo, então aproveite!

– Como atrair mais clientes pelo Instagram?

O Instagram é uma das principais redes sociais atualmente, sendo uma grande chance de atrair novos clientes. Para isso, saiba usar as estratégias da rede como a criação correta dos conteúdos, o uso adequado das hashtags, o uso de outras ferramentas como stories, lives, reels e IGTV – tudo que garanta uma interação direta com seu público.

– Como atrair mais clientes pelo Facebook?

O Facebook continua sendo a maior rede social, onde muitas pessoas se conectam todos os dias. Por isso, é importante mantê-la sempre atualizada, tanto nas informações como nos conteúdos. Aliás, você pode alavancar ainda mais o seu público usando o Facebook Business e impulsionando suas publicações, por exemplo.

– Como atrair mais clientes pelo TikTok?

Uma novidade do mercado, principalmente para médios e pequenos negócios. Pensando nisso, a própria rede social anunciou no ano passado a nova plataforma TikTok Ads Manager.

A novidade permite que empreendedores façam anúncios no app, com a ideia de conquistar mais clientes para o negócio. Antes isso só era permitido para grandes empresas. Além disso, o TikTok é uma rede jovem que se utiliza de vídeos curtos e criativos e isso é uma boa iniciativa para quem deseja chamar atenção na Internet.

Dicas gerais de como atrair mais clientes

como atrair mais clientes mulher sorrindo telefone
Dicas gerais de como atrair mais clientes.

Tendo em mãos um mapeamento bem feito, um planejamento bem estruturado e o perfil comportamental dos potenciais clientes, elaborado conforme dados. Você já é capaz de começar a colocar em prática as dicas que vamos mostrar mais adiante.

São dicas úteis e simples, que te demandará mais tempo que dinheiro, com resultados realmente eficientes para a sua empresa. Confira!

– Invista em ações de marketing

Investir em ações de marketing já não é uma novidade, afinal, o marketing é essencial para o crescimento e expansão de qualquer negócio. O inbound marketing, por exemplo, é uma estratégia de marketing focada especialmente na atração, conversão e encantamento dos clientes.

Diferenciando-se do chamado outbound, o inbound é onde usam-se as estratégias indiretas, se afastando das estratégias tradicionais de publicidade.

É um tipo de ação de marketing que se baseia na ideia de criação de conexão com um determinado público, a exemplo na Internet é através do SEO. (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca), marketing digital, marketing de conteúdo e outras estratégias específicas das redes.

Vale ressaltar que é importante mesclar as ações investindo não só no marketing indireto, como no direito. O fundamental aqui para que ambas deem certo é ter certeza do público que se quer atingir.

– Invista em parcerias e networking

Sem dúvidas você já ouviu falar em networking, certo? Afinal, é muito importante tanto para os profissionais da empresa quanto para a própria empresa. Saber criar boas oportunidades de negócio através de parcerias e networking faz toda a diferença e você pode fazer isso frequentando eventos do setor, conferências, palestras, workshops, meetups, etc.

– Faça com que seus clientes atuais sejam voluntariamente propagadores do seu negócio

Já ouviu falar no popular boca-a-boca? Então, invista nisso! Quando você oferece uma boa experiência aos seus clientes já consolidados, voluntariamente eles serão os propagadores do seu negócio, o indicando para a base de amigos e familiares que o cercam, por exemplo.

Como usar a Lei da Atração para atrair mais clientes?

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Como usar a Lei da Atração para atrair mais clientes?

Você que chegou até aqui, já anotou dicas de atração de clientes nas principais redes sociais, dicas de estratégias de marketing – focadas especialmente no ambiente digital. E agora, está na hora de entender mais sobre a chamada Lei da Atração.

Aliás, vamos iniciar esse tópico com uma pergunta: você já ouviu falar na Lei de Atração, usada justamente para atrair novos clientes? Se você não sabe como ela funciona ou nunca nem ouviu sobre, nós vamos te ajudar! Leia este tópico até o fim!

Primeiro de tudo, até antes mesmo de entender sobre essa lei, você precisa entender quais são os seus objetivos e metas claras, afinal, o que você deseja? Para qual finalidade você quer atrair mais clientes? Por exemplo, um gerente de vendas tem em mente que seu objetivo é aumentar as vendas dos seus produtos.

Após a definição dos seus objetivos, é preciso internalizar o seu desejo por meio de afirmações positivas e da visualização. Ou seja, neste momento é importante que você não pense em coisas negativas como “não está dando certo!”, “o negócio não está andando para frente”, “os clientes não virão”. Troque tudo isso por “as coisas estão fluindo e prosperando”, “a empresa está no caminho certo”.

Sobre a visualização, você pode criar cenas que te motivam. Faça isso sentado na cadeira da sua empresa, com os olhos fechados e imaginando por alguns minutos o triunfo que está sendo a atração dos seus novos clientes, o quanto isso está funcionando bem no seu negócio. 

A respeito desse processo de visualização, é interessante que você faça-o ao acordar e antes de dormir. Pode ser feito como citado acima, durante a tarde, por exemplo, na sua sala de trabalho.

Além disso, é muito importante que você sinta a realidade da cena, sinta as conversas, os sons do ambiente, o cheiro da sala, o toque das suas mãos nos documentos, na caneta, os  sorrisos do seus clientes satisfeitos com o seu atendimento e seus serviços prestados, as coisas fluindo como devem fluir.

Assim como existe a Lei da Gravidade (onde você solta um objeto e ele cai), a Lei da Agricultura (onde se colhe o que planta), temos a Lei da Atração que também funciona, pois com ela você recebe aquilo que está emitindo.

E se você está duvidando disso, saiba que há relatos de vários empreendedores que aplicaram ela e se deram bem. Foram gerentes e diretores de vendas que relatam os bons frutos em livros de especialistas da área como como Neville Goddard e Joseph Murphy.

Conclusão

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Como atrair mais clientes?

Como vimos ao longo deste conteúdo, a captação de novos clientes não é uma tarefa simples, afinal, exige que suas ações sejam feitas com base em um bom conhecimento de mercado e que tenha estratégias alinhadas com cada perfil, comportamento e necessidades do seu público-alvo.

Logo no começo, já reforçamos que atrair clientes não é somente investir no bom atendimento e qualidade dos serviços prestados, se você é daquele tipo de empreendedor que acredita que um bom atendimento é suficiente para que novos clientes cheguem ao seu negócio.

É mais que isso! Você precisa investir em estratégias de marketing que te ajudem a se diferenciar.

O inbound marketing, por exemplo, foi uma das estratégias de marketing destacadas aqui, pois ela é focada especialmente na atração, conversão e encantamento dos clientes. Diferenciando-se do chamado outbound, o inbound é onde usam-se as estratégias indiretas, se afastando das estratégias tradicionais de publicidade.

É um tipo de ação de marketing que se baseia na ideia de criação de conexão com um determinado público, a exemplo na Internet é através do SEO, marketing digital, marketing de conteúdo e outras estratégias específicas das redes.

E falando em Internet, falamos das principais mídias sociais (Whatsapp, Instagram, Facebook e TikTok) e como usá-las corretamente para atrair novos clientes.

Colocando nossas dicas em prática, com certeza você criará um ambiente favorável para melhorar o desempenho da sua empresa. Além do mais, que tal praticar a Lei da Atração que falamos mais acima? Ela é uma ótima arma para atrair novos clientes para o seu negócio e sim, ela funciona!

Você gostou das nossas ideias para atrair novos clientes? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros empresários, que estão em busca de estratégias para melhorar o desempenho dos seus negócios.

Veja mais conteúdos como este em nosso blog e fique preparado para o mundo dos negócios! E se busca por experiência em contabilidade e processos ágeis e eficientes, por meio de tecnologias, saiba que na Assensus você encontra tudo que precisa para ter uma empresa de sucesso!

Aproveite e compartilhe!

Author: Gabrielle Laiz de Souza DinizComercial e Marketing

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