Você certamente já ouviu a palavra “startup”, mas você sabe o que esse termo em inglês significa e como criar uma startup? Você entenderá, com o artigo a seguir, o conceito desse tipo de empresa, quais são seus modelos de negócio e como abrir uma!
Estamos acostumados a escutar diversos termos para se referir a empresas todos os dias, pois elas sem dúvidas integram nosso cotidiano. Dentre eles, o que escutamos com certa frequência é “startup”, nome que vem se popularizando atualmente.
Justamente por ser considerado algo relativamente novo para os padrões brasileiros, pode acabar gerando alguma confusão por parte do público. Porém, apesar de ter um nome em inglês e rebuscado, baseia-se em conceitos já conhecidos por nós.
Venha conosco para entender tudo sobre o mundo dessas empresas!
O que é startup?
Muitos podem pensar que o conceito dessa palavra em inglês que significa “dar partida” é simplesmente ter uma empresa iniciante e isso basta para saber como criar uma startup. Mas não, esse tipo de negócio vai muito além de apenas começar algo.
A definição adequada de startup é uma empresa que tem um modelo de negócios que se repete e vê potencial de crescimento naquela frente. Além disso, elas se configuram por ser empresas com ideias inovadoras e usarem a tecnologia a seu favor.
Para fazer essa engrenagem funcionar, precisamos do mais essencial: pessoas. Essas são as responsáveis por aplicarem seus mindsets empreendedores e revolucionários, para que assim, a companhia ganhe o destaque que merece.
Quais são os tipos de startup?
Assim como em qualquer empresa comum, as startups também podem ser divididas em alguns tipos, para que se torne mais fácil sua identificação. Até porque, sabemos que no mercado, existem prestadoras de serviços para todos os tipos de áreas.
No caso delas, a divisão pode ser feita em 3 tipos: B2B (Business to business), B2C (Business to consumer) e B2B2C (Business to business to consumer). Essa separação ajuda a entender qual tipo de serviço sua empresa vai prestar, portanto, esse é um passo importante para saber como criar uma startup.
Vamos conferir agora quais são esses tipos e como as corporações trabalham em cada um deles.
B2B
Como o nome em inglês já sugere, Business to bussiness se refere a nada mais do que um serviço que uma empresa presta para outra, sem chegar ao cliente final. Esse tipo de operação sempre foi muito praticado e com certeza você conhece uma empresa desse ramo.
Entre os exemplos, podemos citar: Adobe, que contém pacotes de aplicativos de edição, além do Trello, aplicativo de esteira de produção de conteúdo.
E uma coisa é fato, esse empreendimento é muito lucrativo. O mercado brasileiro de B2B em 2017 movimentou 1,81 trilhão de reais, segundo o levantamento “Business to Business Online” publicado no E-commerce News.
Portanto, considere sempre esse tipo de investimento, pois é discreto e lucrativo!
B2C
Mas caso sua empresa não seja daquelas que fazem o trabalho de auxiliar outras corporações, você pode optar pelo modelo business to consumer. No B2C, a empresa presta serviços diretamente ao consumidor.
Esse tipo de negócio criou e até os dias atuais sustentam as maiores empresas do planeta no topo do ranking, como as gigantes da tecnologia Apple e Samsung. Hoje, todos os produtos que você encontra no supermercado vem de uma companhia B2C.
Caso queira mais exemplos, é possível incluir: Uber, Facebook, WhatsApp, Instagram, entre milhares outras.
Segundo dados da revista Forbes, no levantamento de 2020 sobre as 10 empresas mais valiosas do mundo, mais da metade delas eram B2C.
B2B2C
E ainda existe um terceiro modelo para que as organizações prestem serviços, o business to business to consumer, baseado normalmente em parcerias. Esse tipo de empresa consiste em uma ligação entre as empresas e o consumidor final.
A Amazon é um ótimo exemplo com seu marketplace, onde ela faz parcerias com milhares de lojas que podem divulgar seus produtos no site. A Amazon faz todo o serviço de divulgação, venda e entrega, em troca de uma porcentagem do produto.
Outras empresas B2B2C são: iFood, Walmart, Submarino, máquinas de refrigerante em fast foods, mercado livre etc. Como pode notar, elas ligam o consumidor a um catálogo de companhias parceiras em troca de algo.
Entender em qual dos modelos de negócio suas ideias se aplicam é importante para entender como criar uma startup bem-sucedida.
Quais os modelos de negócios de startups?
Cada tipo de startup também tem seu próprio submodelo de negócios, que, como descrito no tópico anterior, podem variar de público-alvo. Encaixar sua ideia no modelo de negócios existentes vai fazer com que você defina seu estilo de empresa.
Você pode criar uma startup de Saas (software as a service) que disponibiliza servidores ou modos de automatizar trabalhos manuais desnecessários, focando em B2B. Também pode vender no marketplace para o público em geral, claramente partindo para o B2C.
Pode ainda divulgar sua marca nas redes sociais, funcionando como uma espécie de parceria, onde a rede social ganha acessos e novos usuários com sua marca lá dentro.
Em suma, os modelos de negócios variam, mas todos podem ser muito lucrativos se abordados no momento correto e de maneira certa.
Como criar uma startup do zero?
Chegou a hora de saber como criar uma startup! Não se preocupe, pois apesar das burocracias que qualquer empresa enfrenta em nosso país, o processo até a criação dela é mais divertido que entediante.
Porém, antes de iniciar o processo, fique ciente: criar uma startup leva tempo, esforço e pelo menos algum dinheiro, então entre na jogada preparado para lidar com esses 3 aspectos.
Com todas as ressalvas feitas, podemos navegar desde nossa vocação e laço criativo até as questões financeiras e de marketing. Tudo isso para que seu processo de como criar uma startup não seja estressante e se desenvolvam rápido e bem.
Identifique a área onde suas habilidades são importantes
Primeiramente, você deve definir onde suas habilidades podem se encaixar como um fato decisivo para mudar o mercado. Afinal, caso você se guie unicamente pelo dinheiro e não pelo amor que tem no que faz, as chances do seu negócio falhar dar errado já começam altas.
Não se trata apenas de gostar do que faz, mas sim de entender em que sentido suas habilidades podem transformar o mercado e como você poderá aplicá-las na empresa.
Portanto, além de encontrar um problema em um setor, esse deve corresponder a uma de suas habilidades e como você é capaz de mudar o mercado usando-as.
Dar esse bom primeiro passo é ótimo para evitar atuar em um setor que você não gosta ou não sabe resolver seus problemas.
Encontre um nicho de mercado correspondente
As maiores empresas surgem para solucionar os maiores problemas, e é pensando nisso que você deve atuar. Pense assim: qual área do mercado está carente? Qual serviço todas as empresas necessitam? Que produto todas as pessoas precisam e nem sabem?
Todas as startups têm ideias inovadoras, portanto, se suas ideias não solucionam os problemas que essas perguntas criaram, o caminho traçado pode não ser o certo.
Afinal, por que abrir uma loja de peixes num lugar que já tem diversas lojas bem estabelecidas? Para resolver as reclamações dos consumidores, para oferecer produtos diferenciados e mais saborosos, com um ótimo atendimento.
Caso contrário, sua empresa será apenas uma no meio de gigantes.
Defina qual o tipo e modelo de negócio de sua startup
Essa é a parte que define em que setor do nicho escolhido sua empresa vai trabalhar, se tornando uma peça essencial para o decorrer da corporação. Chegamos no ponto onde o trajeto da empresa se torna relativamente bem definido, sendo que você já sabe a área e o modelo de negócios da startup.
É recomendável que você use algum aplicativo para poder visualizar todo seu modelo de negócios em apenas uma página para facilitar a compreensão. A partir desse ponto, todo o seu modo de trabalhar e testes se irão se basear no nicho do nicho que você aborda.
Identifique qual a persona que será o foco do negócio
Apenas definir em qual área você atuará, oferecendo um produto específico para ela não é o suficiente para alcançar o estrelato. É necessário definir também uma persona.
Exemplo: você desenvolveu um software para automatizar serviços de atendimento digital, mas qual é o tamanho das empresas que você quer atingir? Elas têm capital para pagar por serviços complexos e trabalhosos?
Então você define sua persona como empresas usuárias do Simples Nacional, no ramo de contabilidade. Pronto, você pode adequar seu produto!
Definir a persona dos seus clientes te ajudará a definir os preços dos produtos/serviços e a complexidade deles. Sendo assim, configura-se como um passo essencial no processo de como criar uma startup.
Crie o seu MVP (minimum viable product)
Após isso, você precisa colocar em prática sua ideia, mas investir tudo em algo que você não sabe se dará certo é como dar um tiro no escuro. Aí entra o MVP (Produto Viável Mínimo, em português).
Nessa etapa, você colocará em teste uma de suas ideias no mercado e verá como o mesmo reage a ela. Caso a experiência seja, você tem o alvará de que seu produto está preparado para receber um aporte e divulgação maiores da sua empresa.
Vale salientar que, o produto não precisa necessariamente estar em sua versão final, até porque melhorias sempre são bem-vindas. Apesar disso, o conceito principal da sua ideia deve estar inserido ali.
Demarque a sua USP (unique selling proposition)
Essa etapa é literalmente um divisor de água entre a empresa comum e a marcante. Sua USP é a responsável por mostrar o que sua empresa tem que nenhuma outra no mercado possui.
Dessa forma você obtém diversos benefícios que te motivarão nos estágios de como criar uma startup. Esses benefícios que, apesar de muitas vezes não serem perceptíveis para pessoas leigas no assunto, agem de forma subconsciente em todos.
A propaganda do McDonald ‘s de 2020 que se refere a “fome de méqui” é uma prova disso, salientando que a rede de fast food tem um sabor único em seus sanduíches. Essa é a USP do McDonald ‘s; e a sua, qual vai ser?
Elabore um plano de negócios
Agora você vai reunir todas as informações que já elaborou, de preferência em um modelo de negócios Canvas. Isso será necessário para obter todas as informações que faltavam para sua startup ganhar uma face característica.
Nesse modelo Canvas, estão inclusas sua proposta de valor, seus segmentos de clientes, seu mecanismo de comunicação com o público e seu modo de se relacionar com eles.
Além disso, colocar suas atividades, parcerias e recursos principais farão com que você possa definir seus custos de produção e receitas, definindo um valor final.
Seu plano de negócios já está formado e todo o futuro está traçado, basta ter material humano e público para que seu plano de como criar uma startup seja um sucesso.
Forme uma equipe que fortaleça o desenvolvimento da ideia
Uma mente brilhante e empenhada pode criar e desenvolver uma ideia, mas apenas diversas delas podem tornar essa ideia um sucesso absoluto. Esse é o espírito, você precisa encontrar pessoas com a mesma mentalidade empreendedora que você!
Eles irão se dedicar para que tudo ocorra da melhor maneira possível, tentando achar soluções para todos os problemas que surgirem, apontando possíveis melhorias para o produto e a corporação. Motivar a equipe também será muito mais fácil, já que estarão interessados na ideia.
Um movimento comum de se ver no mercado é o de fundadores de grandes corporações saindo do comando das mesmas por vontade própria. Isso acontece por 2 fatores: vontade de ter novos desafios e confiança na equipe.
Ninguém abdicaria do posto de presidente de uma grande empresa caso o time responsável por gerir ela não fosse confiável e tivesse ideias parelhas. Portanto, seu time será o coração da sua startup.
Invista no marketing e captação de clientes
Sua hipótese foi criada, seu produto foi testado e aprovado, sua persona foi definida, seu plano de negócios foi traçado e sua equipe está formada. Parece o cenário perfeito, mas falta uma coisa: seus compradores.
Não confunda público-alvo com compradores, pois esse primeiro serve para definir que você sabe que precisa do seu produto e que consequentemente comprarão ele. A questão desse público-alvo realmente adquirir essas ideias é o que os define compradores.
E não há estratégia melhor se não o marketing para unir sua vontade de fazer vendas com a necessidade/vontade dos compradores em um só lugar.
O marketing está em todo lugar, e investir nele para captar clientes é quase tão importante no processo de como criar uma startup quanto ter uma ideia genial.
Dicas para atrair investidores para sua startup
Os investidores precisam ver firmeza no que estão escutando, então ter um plano de negócios bem trabalhado e organizado é o primeiro passo.
Você precisa achar investidores que estejam interessados em ver um negócio prosperar, pois os primeiros são muito importantes para sua companhia.
O mercado de praticamente qualquer setor já tem centenas de empresas desempenhando a mesma função, então apresente o diferencial da sua.
Esses investidores irão gostar de conhecer todo o material humano da sua empresa, e nesse momento, ter uma equipe que pensa o mesmo que você é ótimo! Além disso, ter uma política de cargos e salários bem definida realça o ar de seriedade.
Por fim, você precisa do xeque-mate, ou um “killer pitch”. Esse será o responsável por prender a atenção dos seus possíveis investidores de vez, fazendo-os te escutar!
Exemplos de startups bem-sucedidas e populares
Para você que sonha em como criar uma startup, mas não tem os exemplos para isso, algumas empresas bem-sucedidas podem te motivar, como as abaixo:
- Nubank – banco digital;
- iFood – aplicativo de delivery de comida;
- Hotmart – plataforma de venda de cursos;
- Facebook – maior rede social do planeta;
- Google – maior aplicativo de buscas do mundo;
Contabilidade para startup
Agora você já sabe como criar uma startup, mas e para cuidar da área fiscal e contábil da empresa? Neste momento não existe espaço para erro, principalmente no início da sua empresa, pois qualquer falha pode ser fatal.
Não seja negligente e dê a devida importância para a contabilidade, pois essa área muitas vezes define o sucesso ou fracasso das companhias.
Para esses casos, é sempre recomendado que um profissional na área seja contratado, e aí entra a Assensus Contabilidade.
Assensus Contabilidade
Na Assensus Contabilidade, você conta com um time de especialistas sempre atento às suas necessidades. Dessa forma, terá o apoio necessário para assertividade nas decisões que envolvem as áreas: Fiscal, Contábil e Departamento Pessoal.
Para obter mais informações ou entrar em contato conosco, acesse nosso site. Se quiser segurança nas finanças, não hesite em chamar a Assensus Contabilidade.
Conclusão
Ao chegar no final deste artigo, você conseguiu entender diversos conceitos importantíssimos e pode obter um passo a passo sobre como criar uma startup.
Primeiramente, você leu que as startups são empresas com ideias inovadores e mentes empreendedoras que buscam um problema para propor uma solução em meio ao mercado.
Foi possível entender os 3 tipos em que as startups se colocam no mercado, lição que também serve para o mercado em geral, pois esses estilos são globais. Com o B2B, B2C e B2B2C você pode localizar sua empresa e ajudar a montar seu modelo de negócios.
Por fim, você aprendeu todos os passos que uma pessoa precisa desenvolver para que a startup saia do papel e se torne a empresa dos sonhos.
Agora que você sabe tudo o necessário para criar uma startup, leia nosso artigo sobre como abrir uma empresa para completar seu ciclo de ensino.
Nos acompanhe para mais conteúdos do tipo. Os próximos artigos estão incríveis!