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Scale-up: o que é e como construir uma empresa do futuro

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Quando você entra no mundo da tecnologia, logo fica exposto a toda uma nova gama de terminologia utilizada dentro do ecossistema tecnológico. Desde o básico como startup e capital de risco, até termos como scale-up.

Nesse sentido, scale-up é um desses termos que está se tornando cada vez mais importante. E embora a cultura startup ainda seja um mundo de inovação, ideias e talentos tecnológicos, às scale-ups não ficam para atrás e estão cada dia mais comuns.

Dito de forma simples, a scale-up é uma fase distinta do crescimento da empresa. Em outras palavras, é uma empresa que alcançou um certo nível de crescimento, teve algum sucesso impressionante e está pronta para crescer ainda mais.

Por isso, se uma empresa está angariando investimentos para financiar seu crescimento, ela geralmente se mudará para o território das scale-ups quando tiver passado por suas primeiras rodadas de financiamento.

O que é uma scale-up?

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O que é uma scale-up?

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), uma scale-up é uma empresa que tem um retorno médio anual de pelo menos 20% nos últimos 3 anos, com pelo menos 10 funcionários no início do período.

Já o Endeavor a define de uma forma um pouco mais simples: as scale-ups são empresas que cresceram pelo menos 20% por ano durante os últimos três anos.

Outra maneira de definir scale-up é através da evolução de uma empresa em fase de expansão, ao se tornarem empresas de crescimento.

Isto é, uma vez que tenham resolvido a pesquisa de mercado, o desenvolvimento e identificado um modelo de negócios escalável – elas sobem um degrau para a fase de expansão.

O principal desafio de uma scale-up é o crescimento do modelo de negócios já identificado, mantendo os controles operacionais.

Aqui, as empresas solidificam e escalam sua posição no mercado, unindo forças com colaboradores e identificando oportunidades de expansão contínua.

O que é o programa de Scale-Up Endeavor?

O Scale-Up Endeavor é o programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil. Afinal, é um programa de crescimento especificamente projetado para apoiar e auxiliar uma empresa de alto crescimento durante uma parte extremamente importante de sua jornada.

Um período de tão alto crescimento pode causar muito estresse para fundadores e funcionários, portanto, ter conselhos e apoio nesta fase é inestimável. Sendo assim, o Endeavor coloca toda a empresa à prova através de inúmeros desafios.

E nessa hora o Endeavor ajuda a estruturar toda a base da empresa e a eleva ao próximo patamar.

A Scale-up Endeavor é o programa para as principais ampliações de crescimento em escala do Brasil. Afinal, a expansão de sua empresa pode ser um sério desafio, e o programa Scale-up Endeavor faz parceria com especialistas do setor para descobrir os segredos da expansão.

Desde o aumento do número de funcionários e a abertura de um escritório internacional, até a criação de uma cultura empresarial invencível. Se sua empresa está crescendo rapidamente e tem grandes ambições, então este programa pode ser para você.

Para a turma de 2022 o Scale-Up Endeavor está incentivando a inscrição de scale-ups fundadas por mulheres e/ou pessoas negras!

Quais as principais características de uma scale-up?

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Características de uma scale-up.

Desenvolvimento escalonável

Em resumo, a escalabilidade nos negócios é o processo de aumentar a produção ou o potencial de serviços de sua empresa. Muitas vezes é uma consequência natural do aumento da demanda por serviços ou produtos de uma empresa.

Geralmente está ligada ao crescimento da receita, mas nem sempre a lucros maiores. Por essa razão, vale a pena assegurar o caminho para uma alta escalabilidade comercial no início de sua atividade.

Há uma variedade de métodos para melhorar a escalabilidade do negócio. No século XXI, as formas mais eficazes incluem ter um bom plano de processos internos e criar softwares avançados que permitam aliviar os recursos da empresa (ou seja, os funcionários).

Também vale a pena mencionar a eficiente Automação Robótica de Processos (RPA), que assume o uso de software especializado para realizar tarefas repetitivas de rotina.

A implementação da RPA é, em sua maioria, relativamente simples, pois não requer mudanças nas regras da operação comercial.

Além disso, soluções tecnológicas externas podem aliviar os funcionários e executar atividades em série mais rapidamente, eliminando o aspecto de erro humano. Dessa forma, os funcionários liberados são livres para se concentrarem em outras tarefas significativas.

Portanto, a escalabilidade empresarial pode apontar para aumentar o número de funcionários, ou construir e utilizar software avançado para fazer mais trabalho na empresa com o pessoal existente.

Possuem um modelo de negócio validado

A princípio, a validação do modelo de negócio é o processo de determinar se há necessidade de seu produto em seu mercado-alvo. A validação de sua ideia comercial pode permitir prever de forma razoável se as pessoas irão comprar seu produto ou serviço, e se seu negócio será lucrativo.

Por isso, é importante validar sua ideia no início do processo empresarial para garantir que você não perca tempo e recursos criando um produto que não possua um bom ajuste.

Por isso, garantir a validação do modelo de negócio também pode incutir confiança entre investidores, crowdfunders e bancos que estão pensando em financiar sua empresa.

Ao passar pelo processo de validação de sua ideia comercial, você pode obter uma compreensão mais profunda de como seu produto atende ou não aos pontos de dor de seus clientes-alvo.

Os insights que você obtém podem ajudá-lo a criar uma oferta que não só atenda às necessidades de seu segmento de mercado, mas que permita ganhar cada vez mais clientes.

Apresentam um crescimento exponencial

A princípio, o crescimento exponencial é a taxa de mudança medida em um determinado número de intervalos de tempo iguais.

Basicamente, quando um negócio cresce 100%  em múltiplos intervalos de tempo, cada aumento de 100% é adicionado ao valor inicial, resultando em uma composição e um ambiente de crescimento exponencial.

Isto significa que mesmo que sua empresa cresça 100% por ano, ela não possui necessariamente um crescimento exponencial. Mas se sua empresa crescer 100% a cada ano durante muitos anos, ela começaria a experimentar um crescimento exponencial.

Por isso, tenha em mente que duplicar seu crescimento a cada ano não é necessariamente um crescimento exponencial. São necessários muitos anos deste tipo de expansão para atingir um crescimento exponencial.

Mas, o que causa o crescimento exponencial? Um dos maiores fatores de crescimento exponencial é chamado de “coeficiente viral”. O coeficiente viral é o efeito massivo que o marketing boca-a-boca pode ter.

Por exemplo, se um cliente está satisfeito com seu produto o suficiente para recomendá-lo a cinco de seus amigos, e então essas 5 pessoas o recomendam a mais outras 5 pessoas, seu negócio vai crescer exponencialmente.

Depois de viral, um produto ou serviço pode ser tomado por efeito de rede. Sendo assim, o produto se torna mais valioso à medida que mais pessoas o utilizam.

Possuem a inovação como um princípio

A cada dia, as empresas inovadoras criam novos produtos, métodos e ideias. Pois, elas conseguem encarar os problemas de maneira diferente e encontrar soluções que outros não conseguem. Bem como, fornecem um fluxo infinito de valor para suas empresas.

Na verdade, a inovação pode ser o componente mais importante de uma empresa de sucesso.

A inovação facilita o crescimento, independentemente do tamanho do negócio. Por exemplo, você pode ter uma pequena startup, mas se você inovar, você pode fazer o seu negócio crescer rapidamente.

A inovação certa permitirá que você ofereça algo único a seus clientes. Isso faz com que as marcas se destacam no mercado e facilita o aumento de receita para as empresas. Afinal, as necessidades dos clientes estão em constante mudança.

Por exemplo, um dia, seus clientes podem precisar exatamente do que você tem a oferecer, e no dia seguinte, eles podem precisar de algo mais.

Nesse sentido, as empresas inovadoras preveem mudanças no mercado e fornecem soluções antes mesmo que as pessoas percebam que precisam delas. Você não pode atender às necessidades de seus clientes a longo prazo, a menos que você esteja disposto a inovar.

Se uma empresa permanecer estagnada, seu negócio acabará se desestabilizando. Por isso, é muito mais fácil para uma empresa inovadora se tornar uma scale-up.

Exemplos de scale-ups brasileiras

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Exemplos de scale-up.

Atualmente, segundo o Endeavor, no Brasil há cerca de 20 mil scale-ups. Essas empresas representam cerca de 0,5% das empresas do país.

Entretanto, as scale-ups brasileiras são responsáveis por gerar 1,6 milhões de empregos no período de 2014 a 2017.

Também segundo a Endeavor, um estudo feito em 2015 mostrou que as scale-ups contratam, em média, 31,3 novos funcionários por ano, sendo que a média do restante das empresas é de apenas 0,34.

No Brasil, temos alguns exemplos de scale-ups, entre elas:

Outra consideração importante é que cerca de 92% das scale-ups brasileiras são empresas de pequeno e médio porte. Além disso, essas empresas costumam ser mais jovens que as demais, em média a idade das scale-ups brasileiras são de 13,9 anos.

Nesse sentido, cerca de 60% das scale-ups se encontram em cidades com menos de 500 mil habitantes.

Por exemplo, a maioria delas se encontra nas cidades de Guarulhos (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Duque de Caxias (RJ), Aparecida de Goiânia (GO), Camaçari (BA), Ananindeua (PA) e Contagem (MG).

Start-up e scale-up: qual a diferença?

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Diferença entre start-up e scale-up.

Além dos diferentes estágios de financiamento, há outras características distintas que diferenciam uma startup de uma scale-up.

Por isso, é importante estar ciente dessas características, pois é um bom indicador de como lidar com a questão: Quando uma startup se transforma em uma scale-up?

Como discutido anteriormente, a maior diferença entre uma startup e uma scale-up é a confiança em torno do retorno sobre o investimento (ROI).

Uma vez que uma startup se forma em sua fase de expansão, o período de experimentação foi reduzido e a empresa descobriu o que funciona para ela e o que a torna lucrativa.

Este fator faz com que a scale-up seja uma oferta muito mais atraente do ponto de vista de investimento. Afinal, o método da empresa foi experimentado, testado e a empresa provou que funciona.

Logo, o alto crescimento e a redução do risco de sobreviver aos testes de mercado os fazem procurados pelos investidores e pelos funcionários que procuram se juntar à próxima grande empresa.

Isto nos leva à próxima grande diferença: Uma startup pode ter uma tendência maior para tentar explorar novos métodos de fazer as coisas funcionarem. Pois, elas assumirão riscos ao longo de sua jornada para descobrir o que funciona melhor. Afinal, elas não têm muito a perder.

Entretanto, as scale-up são mais capazes de mitigar e reduzir os riscos. Pois, essas empresas sabem o que funciona, e enquanto ainda trabalham rápido e inovam rapidamente, os riscos que assumem são mais calculados.

As outras diferenças importantes entre uma startup e uma scale-up é a diferença no funcionamento interno da empresa. Enquanto uma start-up tenderá a ter uma dispersão de pessoal que pode desempenhar várias funções e usar diferentes lugares no local de trabalho.

As scale-up tendem sobretudo a ter uma força de trabalho mais concentrada e com especializações centradas, proporcionada por um maior número de funcionários.

As scale-ups também tendem a ter um processo mais formal de contratação e de hierarquia, enquanto as startups têm mais probabilidade de ter uma cultura inovadora.

Além disso, as scale-ups estão pensando em incorporar processos mais robustos, tais como: uma visão claramente articulada e uma declaração de missão, processos de pessoas como estruturas de progressão e o cultivo de uma cultura empresarial positiva e duradoura.

É possível uma startup se tornar uma scale-up?

Não há um prazo específico para a transição de uma startup para uma scale-up, ela será diferente para cada empresa. Algumas startups podem até mesmo se encontrar no meio do processo de escalonamento antes mesmo de saberem que ele já começou.

Por esta razão, é importante se preparar de acordo. Por exemplo, algumas startups ainda seriam classificadas como startups 5 anos após a sua fundação, enquanto outras alcançariam o status de scale-up dentro de 3 anos.

Normalmente, de acordo com relatórios globais recentes da Forbes, a duração média da fase inicial de uma startup é de cerca de três anos. Depois a trajetória é simples: start-up, expansão, scale-up e, por último, uma empresa sustentável.

As duas últimas fases estão simplesmente preocupadas em sustentar e melhorar seu lugar no mercado. Como scale-up, o crescimento ainda é importante, mas a empresa já é considerada uma líder em sua área.

Quais os objetivos de uma scale-up?

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Objetivos de uma scale-up.

Crescer em um ritmo mais rápido

Para uma empresa se tornar uma scale-up ela precisa ter uma taxa de crescimento constante. Por isso, permanecer em crescimento é um dos maiores objetivos desse tipo de empresa.

Contribuir com a inovação

Pessoas talentosas e inovadoras querem trabalhar para empresas inovadoras. Você não vai atrair funcionários talentosos a menos que sua empresa tenha um histórico de criação.

Os inovadores querem ser desafiados e encorajados a criar regularmente, por isso você precisa de uma cultura de inovação para recrutar esse talento.

Sendo uma empresa inovadora, você experimentará mais crescimento, se destacará ainda mais da concorrência e atenderá às necessidades de seus clientes de maneiras que você nunca imaginou. Será então que sua empresa atingirá um nível totalmente novo.

Possuir relevância no mercado

O posicionamento e a relevância da empresa é o que a diferencia da concorrência. Bem como, a torna mais atrativa para os consumidores. Sendo assim, sua empresa deve ser relevante para que seus clientes comprem o seu produto.

Por isso, é fundamental apresentar o posicionamento da empresa logo no primeiro contato com o cliente. Isso, como resultado, o motivará a continuar consumindo o seu produto.

Dicas para construir uma scale-up de sucesso

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Dicas para construir uma scale-up de sucesso.

Possua um produto ou serviço já validado

Como dito anteriormente, para que uma empresa se torne uma scale-up ela precisa ter um produto validado. Afinal, a forma mais segura de crescer com o seu negócio é ter uma solução com comprovação.

Por exemplo, não se pode criar a demanda por um produto, ela já existe. Nesse sentido, a scale-up encontra essa demanda e a capitaliza em negócio.

Faça um bom planejamento

Feito a validação do produto ou serviço, a empresa precisa planejar os próximos passos. Afinal, com planejamento e mapeamento das operações o empresário consegue identificar e medir o andamento da empresa. Tanto positivamente quanto negativamente.

Calcule as diferentes variáveis

O crescimento de uma empresa não depende exclusivamente dela, mas sim do mercado do qual ela pertence. Nesse sentido, esse tipo de empresa deve calcular todas as variáveis que podem afetar o seu negócio.

Seja flexível às mudanças

Reforçando o que foi dito anteriormente, a empresa deve ser flexível a todas as mudanças do mercado. Pois essas mudanças podem afetar diretamente a taxa de crescimento da mesma.

Busque a inovação

A inovação é vital no local de trabalho porque dá às empresas uma vantagem na penetração mais rápida nos mercados e proporciona uma melhor conexão com mercados em desenvolvimento, o que pode levar a maiores oportunidades.

A inovação também pode ajudar a desenvolver conceitos originais enquanto dá ao inovador uma atitude proativa e confiante para assumir riscos e fazer as coisas acontecerem.

Quando uma empresa tem uma cultura inovadora, ela cresce facilmente, apesar do fato de que o processo criativo nem sempre é simples.

Tenha metas grandes

O estabelecimento de metas comerciais é importante por várias razões, incluindo a de que elas:

  • Fornecem uma maneira de medir o sucesso;
  • Manter todos os funcionários na mesma página quanto a quais são os objetivos da empresa;
  • Dar aos funcionários uma compreensão clara de como a tomada de decisões atinge os objetivos da empresa;
  • Assegurar que a empresa está indo na direção certa.

Conheça a Assensus Contabilidade

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Scale-up e contabilidade.

Somos uma empresa com uma vasta experiência em contabilidade e possuímos processos ágeis e eficientes, por meio de tecnologias.

Oferecemos para os nossos clientes, ferramentas para que todas as etapas sejam feitas da forma mais simples possível, facilitando a operação cotidiana, proporcionando mais transparência e eficiência.

A Assensus Contabilidade preza pela qualidade dos serviços prestados, sempre com comprometimento e alta performance. Nosso principal diferencial é fornecer um atendimento consultivo, próximo e dinâmico, fazendo com que nossos clientes sintam que são parte de nós.

Atuamos para garantir o crescimento contínuo de nossos clientes, através de uma assistência única e exclusiva, realizada por profissionais capacitados e atualizados.

Conclusão

Os números que seu negócio gera no dia-a-dia são a base de evidência que você pode empregar para tomar muitas das decisões detalhadas. Bem como, escalar o seu crescimento e se tornar uma scale-up.

Entretanto, muitas vezes, os empresários falam em seguir seus instintos, mas a verdade é que os dados comerciais o ajudarão a tomar decisões estratégicas muito melhores.

Um bom contador deve desempenhar um papel crucial para ajudá-lo com isto, entregando os dados de forma oportuna e em um formato que seja fácil de usar.

Quer saber mais? Acesse nosso site e saiba mais!

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

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