Assensus

Blog da Assensus

Acesse nosso conteúdo exclusivo sobre contabilidade,
gestão empresarial, empreendedorismo e mais.

Missão, visão e valores: o que é, objetivo, como definir, exemplos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sua empresa já tem definida a missão, visão e valores?

Antes de fundar uma empresa, o empreendedor precisa definir quais serão as suas estratégias organizacionais, dentre elas a missão, a visão e os valores, estes irão compor a sua empresa.

Se sua empresa não souber para que ela existe, a sua missão, ela  não conseguirá definir uma estratégia de crescimento, porque os objetivos da empresa não serão claros.

Definida a missão, a empresa deve determinar uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, quais objetivos ela deseja atingir nos próximos anos.

Os valores retratam como o empreendedor vê o mundo e como a empresa se posicionará no mercado no futuro, em outras palavras como a empresa se comportará.

São os objetivos e a visão que guiam o negócio no futuro, garantindo o seu posicionamento e o destaque da empresa dentro dos princípios em que ela foi fundada.

Os conceitos podem parecer simples, porém definem pontos importantes para o propósito da empresa, influenciam no seu funcionamento e traçam metas e objetivos para alcançar a posição desejada no futuro.

Além disso, ter missão, visão e valores ajuda no planejamento estratégico e proporciona diversos benefícios para um negócio.

Saiba mais o que é missão, visão e valores, qual o objetivo desse conceito, por que ele é necessário para a sua empresa, como definir cada um deles, entre outros. Confira!

O que é missão, visão e valores de uma empresa?

missao visao valores missao visao valores sebrae
O que é missão, visão e valores de uma empresa?

Missão, visão e valores são ferramentas de gestão organizacional  que dão personalidade, identidade e direcionam as  estratégias de uma empresa.

Portanto, na prática é como um conjunto de instruções e regras que guiam a organização ao longo de sua trajetória. Mas, o que cada um deles significa?

  • Missão: É o propósito da empresa existir, em outras palavras, é sua razão de ser. Uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço, mas sim, para levar um benefício (do produto ou serviço) ao seu público-alvo.
  • Visão: É onde  a empresa deseja chegar (em período definido de tempo). É fundamental que uma empresa tenha indicadores e metas para saber se está alcançando seus objetivos.
  • Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros

Assim, cada um deles ajuda de alguma forma a empresa a alcançar seus objetivos e metas a longo prazo. Por isso, é importante que a missão, visão e os valores de uma empresa sejam definidos logo no começo da organização.

Afinal, esses preceitos são o guia moral e comportamental de todos envolvidos no projeto e é essencial para a prática empresarial.

Além disso, segundo o Sebrae, essa deve ser uma preocupação de todas as empresas, estabelecer as diretrizes e planejamento do negócio, o que independe de tamanho, estrutura ou há quanto tempo uma empresa atua no mercado.

Ter uma missão, visão e valores traz diversos benefícios para a sua empresa, desde ajudar na integração de toda a empresa, até ajudar na elaboração de estratégias e planejamentos e na motivação de toda a equipe.

Qual o objetivo de se estabelecer a missão, visão e valores de uma empresa?

missao visao valores porque e necessario uma empresa definir missao visao valores
Qual o objetivo de se estabelecer a missão, visão e valores de uma empresa?

Todas as empresas precisam de algumas informações cruciais para poderem  se destacar no mercado.

É como planejar uma viagem, você precisa de algumas informações básicas, não é mesmo?  Destino, orçamento, pontos turísticos, data da viagem, entre outros, são todas informações necessárias para que uma viagem ocorra.

O mesmo acontece com a atuação das empresas no mercado.

A missão, visão e os valores são informações essenciais para o funcionamento de uma empresa, e não uma simples formalidade como muitos podem pensar.

Portanto, definir o propósito da empresa, o que pretende construir, os ideais que a empresa defende, quais objetivos a longo e curto prazo, entre outros, são uma parte essencial de começar um negócio.

A falta dessas diretrizes claras vai atrapalhar o crescimento de sua empresa, uma vez que é impossível manter uma equipe motivada e produtiva sem que todos tenham a mesma missão, visão e valores.

Assim, o objetivo desse conceito é melhorar a gestão, o planejamento estratégico , definir o direcionamento do negócio e guiar as decisões feitas dentro da empresa de modo a atingir os resultados esperados.

Por que é necessário para uma empresa definir a missão, visão e valores?

missao visao valores missao visao valores natura
Por que é necessário para uma empresa definir a missão, visão e valores?

Agora que falamos sobre os objetivos de se estabelecer missão, visão e valores em uma empresa, vamos falar sobre como e porque é necessário definir essas diretrizes em sua empresa.

Em primeiro lugar, esses conceitos são fundamentais na cultura organizacional da sua empresa, afinal, eles definem o melhor caminho para todas as ações da empresa e os objetivos que devem ser alcançados, além de ajudar a mensurar os resultados.

Portanto, é um tópico que se relaciona completamente à administração da empresa, e como os gestores, líderes e colaboradores devem agir dentro do negócio.

Assim, missão, visão e valores são conceitos necessários para ter a certeza de que toda a companhia esteja alinhada em todos os aspectos, com os mesmos planos, objetivos e valores em mente.

Esses conceitos devem ser constantemente validados ao longo da existência da empresa.

Para isso, de tempos em tempos é importante  aplicar avaliações e questionários aos gestores e colaboradores a fim de avaliar se o trio missão-visão-valores está bem entendido por todos.

Como definir a missão de uma empresa?

A missão de uma empresa pode ser definida como a razão da existência dela, ou seja, o propósito maior pelo qual os sócios, os gerentes e a equipe trabalham.

Assim, a missão é como a identidade geral da empresa, ela deve comunicar da melhor forma possível o propósito da organização.

Além disso, escrever a missão de uma empresa é um grande exercício de autoavaliação pois uma boa definição deve esclarecer o benefício gerado pela empresa ao seu público alvo.

Escrever a missão faz todos os envolvidos questionarem o propósito e os objetivos daquele empreendimento, o que garante um entender melhor de todo o negócio e o que desejam para o seu futuro.

Portanto, uma boa missão deve responder à pergunta básica: para que essa empresa existe?

Essa pergunta é o que dá sentido para todo o trabalho e todo o esforço dos envolvidos em consolidar um negócio.

Portanto, a cada decisão tomada, os membros da empresa devem se questionar se isso está de acordo com a missão proposta pelo negócio.

Esse exercício de autoavaliação é de grande valor para o negócio, além de ser um diferencial competitivo, afinal, uma empresa com uma missão clara não cai em contradição.

Como definir a visão de uma empresa?

missao visao valores missao visao valores empresa
Como definir a visão de uma empresa?

Ter visão do futuro é saber se antecipar às oportunidades, dificuldades  e propostas do mercado, além de querer chegar a algum lugar. Essa é uma habilidade essencial para todo gestor.

No entanto, a visão que falamos aqui se trata de algo que deve ser compartilhado entre a equipe e formalizado, como uma estratégia para chegar a algum objetivo.

Portanto, além de uma missão, a empresa deve ter visão de onde quer chegar e de como deseja se posicionar no futuro.

É necessário definir metas e objetivos alcançáveis para atingir nos próximos anos. Para isso, é fundamental que existam indicadores e metas para medir o desempenho da equipe em atingir esses objetivos.

Como definir os valores de uma empresa?

Os valores da empresa são como os princípios de uma pessoa, eles guiam todas as ações e comportamentos dos indivíduos que fazem parte da empresa e que, como consequência, são a empresa.

Isso inclui os sócios, os acionistas, os gerentes e a equipe de colaboradores. No entanto, um conjunto de valores é algo diferente de uma crença em alguma coisa.

Uma crença é apenas algo que eu acredito, ou que um grupo acredita nesse caso. Os valores estão mais ligados ao comportamento, agir conforme a empresa como um todo acredita.

Assim, para os valores fazerem algum sentido em um negócio, eles devem ser seguidos por todos que fazem parte da organização.

Portanto, o conjunto de valores de um negócio deve ser claro e bem definido para todos os colaboradores, assim como devem ser exigidos como uma espécie de mandamento da empresa, que todos devem seguir.

Para que isso aconteça, existem alguns critérios que os valores devem atender, como:

  • Serem objetivos e de fácil compreensão de todos;
  • Serem de conhecimento de todos da empresa;
  • Serem obrigatórios, todos os colaboradores e sócios devem segui-los.

Alguns exemplos disso são: colocar a satisfação do cliente em primeiro lugar, ter responsabilidade social, ser uma empresa sustentável e que respeita o meio ambiente, etc.

Como falar sobre missão, visão e valores?

missao visao valores missao visao valores exemplo
Como falar sobre missão, visão e valores?

Falar de forma aberta e clara sobre missão, visão e valores é a melhor forma de engajar os colaboradores de sua empresa e ter a certeza de que todos estão trabalhando pelo mesmo objetivo.

Afinal, são essas diretrizes que definem todo o propósito do trabalho diário dos gestores e colaboradores. Por isso, a missão, visão e os valores devem sempre ser lembrados dentro do seu negócio.

Uma maneira de fazer isso é a partir de avaliações frequentes para saber o que as pessoas sabem desses conceitos e como eles estão sendo aplicados no dia a dia.

Além disso, palestras e eventos informativos sempre são uma ótima forma de conscientizar a equipe e promover um trabalho melhor.

No entanto, lembre-se que esses conceitos não são fixos e podem mudar conforme o tempo. Caso isso aconteça, é importante informar a toda a equipe o porquê da mudança e como ela será positiva.

Dessa forma, deve haver novamente uma preparação para que os colaboradores entendam a nova missão, visão e valores e consigam aplicar no dia a dia.

Onde apresentar a missão, visão e valores de uma empresa?

Para que a missão, visão e valores da empresa sejam um conceito eficiente, todos os envolvidos no negócio e nos projetos devem estar cientes de todas as diretrizes e alinhados com os objetivos da empresa.

Assim, a equipe deve ser a primeira a receber informações sobre como a organização é definida e os objetivos da empresa para o futuro próximo.

Assim, a missão, visão e valores da empresa serão o guia de como esses colaboradores devem agir, seja na execução de um projeto, no atendimento a clientes, na negociação com alguma outra empresa, etc.

Por isso, é de extrema importância que haja um cuidado na hora de apresentar esses conceitos, para que eles sejam repassados de forma fiel.

É recomendado que haja um plano de execução e uma abordagem planejada pelo time de Marketing e de Comunicação da empresa, para transmitir todo o conteúdo para o resto da equipe.

O mais importante nesse aspecto é que, assim como os gestores, a equipe também acredite na mensagem transmitida e na missão, visão e valores da empresa.

Exemplos de missão, visão e valores de empresas populares

missao visao valores peter drucker missao visao valores
Exemplos de missão, visão e valores de empresas populares.

Confira exemplos de missão, visão e valores de grandes empresas populares na cultura popular.

A primeira se trata da missão da Apple, empresa gigante de tecnologia, que tem como missão:

“Projetar os melhores computadores pessoais do mundo, levando a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo”.

Além disso, temos a missão de outra gigante da tecnologia, a Google: “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.

Fora do universo da tecnologia, temos a missão da Nike, famosa empresa de artigos esportivos: “Levar inspiração e inovação para os atletas de todo o mundo”.

A missão da Disney também é bastante inspiradora: “Levar alegria para todas as pessoas do mundo”.

Para representar as empresas brasileiras temos a Nubank, que tem como missão: “Combater a baixa bancarização no Brasil, trazendo opções mais acessíveis e desburocratizadas e oferecendo o melhor atendimento ao cliente do mundo”.

Além disso, a missão da Cacau Show também é bastante memorável: “Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate”.

Agora, confira exemplos de visão de algumas empresas que são destaque em suas áreas de atuação:

  • Duratex tem a visão de ser uma empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.
  • Arcor: Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.
  • Mercedes Benz: ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos.

Conclusão

missao visao valores missao visao valores nike
Missão, visão e valores.

Agora você já sabe sobre o que se trata o conceito de missão, visão e valores em uma empresa e a importância dessas diretrizes para o sucesso de um negócio.

As práticas mencionadas devem sempre ser acompanhadas de grandes apresentações e resoluções otimistas, para que as diretrizes cumpram um de seus objetivos, que é engajar a equipe de colaboradores.

Afinal, é essencial que todos estejam trabalhando para o mesmo objetivo e com o mesmo mindset dentro de uma organização, assim o trabalho fluirá melhor e os resultados serão positivos.

Assim, vá além de uma apresentação simples e tediosa.

É importante manter o ambiente de trabalho ativo e inovador, para isso é preciso que a empresa estimule a criatividade e inovação, o que deve ser visto na apresentação da missão, visão e dos valores da empresa.

Lembre-se que esse é um aspecto importante para o sucesso de seu empreendimento e pode te dar uma grande vantagem competitiva no mercado.

Author: Marketing AssensusDep. de Marketing da Assensus

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Siga a Assensus nas Redes sociais:

Posts em destaque

Você também pode gostar destes conteúdos

Assine nossa Newsletter

Troque de Contador

Trabalhe Conosco

×