Assensus

Blog da Assensus

Acesse nosso conteúdo exclusivo sobre contabilidade,
gestão empresarial, empreendedorismo e mais.

Estratégia adaptativa: conceito, elementos, como implantar na empresa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ter uma estratégia adaptativa pode fazer com que seu negócio tenha uma nova perspectiva perante seus consumidores, evitando, até mesmo, que ele não caia no ostracismo, como várias empresas de renome passaram ao longo dos séculos.

Quer exemplos? Você lembra da Kodak, uma das gigantes do mundo da fotografia, ou da Blockbuster, que era a maior rede de locadoras do planeta? Pois bem, elas não acompanharam as movimentações do mercado e não migraram para o mercado digital e perderam espaço para câmeras digitais, celulares e streaming, respectivamente.

Esses “cases de fracasso” são retratados por Sandro Magaldi e José Salibi Neto no livro Estratégia Adaptativa, que tem como foco mostrar como sua empresa pode se adaptar às realidades cotidianas.

E pensando nisso, nós preparamos este guia completo, mostrando os ensinamentos dos autores para você entender melhor o que é a Estratégia Adaptativa. Continue conosco e mergulhe nesse mundo que poderá te ajudar a ter uma nova visão de mercado.

O que é estratégia adaptativa?

estrategia adaptativa criatividade
O que é estratégia adaptativa?

Estratégia adaptativa foi um termo consagrado por Sandro Magaldi, co-fundador da plataforma meuSucesso.com, e por José Salibi Neto, que trabalhou com nomes consagrados do mundo corporativo, como Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna.

O livro foi concebido com o objetivo de trazer um novo olhar para as empresas que estão estagnadas em seu nicho de atuação e que estão buscando o sucesso através de novas possibilidades e condicionantes. Não à toa, empresas líderes de mercado, como a Netflix, a Amazon e a Sony são listadas como cases de sucesso de estratégia adaptativa.

A ideia é mostrar que ainda que o vento sopre favoravelmente para você, o sucesso não é um parâmetro enraizado, é fluido. A cada dia uma métrica diferente irá apontar para o que é relevante para o público ou não.

Por isso, é necessário sempre estar atento ao que o mundo oferece, como o mercado entrega e o que pode oferecer. Assim, evita-se casos em que uma empresa de renome, como a Blockbuster, mergulhe em um declínio sem fim por simplesmente não conseguirem mais se adaptar ao que o contexto pede.

Para esse cenário não se repetir, os autores criam quatro parâmetros de estratégia adaptativa, sendo eles:

  1. obsessão pelo cliente;
  2. cultura organizacional;
  3. agilidade;
  4. gestão de dados.

Mais adiante, explicaremos detalhadamente cada um desses parâmetros.

Conceito de estratégia adaptativa

De acordo com Sandro Magaldi e José Salibi Neto, autores do livro “Estratégia Adaptativa: O novo tratado do pensamento estratégico”, estratégia adaptativa é praticar uma gestão inovadora e que abraça as mudanças. É ser capaz de perceber e compreender as mudanças do mundo atual e se adaptar aos novos cenários e contextos de maneira ágil.

De acordo com este conceito, as empresas devem ter desapego no que diz respeito aos processos organizacionais e à maneira como seus produtos e serviços são entregues. Dessa forma, então, livrar-se de práticas ultrapassadas e abraçar o novo para evoluir, verdadeiramente, seu negócio.

Livro “Estratégia adaptativa: O novo tratado do pensamento estratégico”

O livro “Estratégia Adaptativa: O novo tratado do pensamento estratégico” publicado em 2020, foi escrito por Sandro Magaldi e José Salibi Neto, dois gurus em gestão organizacional e empreendedorismo.

Magaldi assina também sete outros livros sobre negócios que já somam mais de 100 mil cópias vendidas, além de ser co-fundador da meuSucesso.com, plataforma online que se define como uma escola para empreendedores.

José Salibi Neto é co-autor de 7 livros, incluindo o best-seller “Gestão do Amanhã”. Além disso, também já trabalhou com grandes nomes como Philip Kotler, Peter Drucker, Michael Porter, Bill Clinton e Tony Blair.

No livro, os autores buscam ajudar as organizações a entenderem e aplicarem o conceito de estratégia adaptativa a fim de alcançarem o sucesso. Eles mostram que não existe uma fórmula exata para chegar ao topo, mas que os gestores devem saber adaptar seu negócio às evoluções de mercado, já que o que o torna relevante hoje, pode torná-lo obsoleto amanhã.

Qual o objetivo da estratégia adaptativa?

estrategia adaptativa informacao
Qual o objetivo da estratégia adaptativa?

Como o nome já diz, estratégia adaptativa tem como objetivo fazer com que o negócio se adapte aos novos cenários e tecnologias. Ela ensina que não basta alcançar o sucesso com um produto ou serviço e, então, parar de buscar.

É preciso estar atento às inovações do mercado a fim de se manter relevante, afinal, com as novas tecnologias o comportamento do cliente muda, assim como suas necessidades. Com isso, produtos e serviços que costumavam ser imprescindíveis há 10 anos, hoje podem estar obsoletos. O mesmo pode acontecer com seu negócio.

Por isso, os autores ressaltam diversas vezes durante o livro que é mais perigoso ficar parado do que se manter em movimento.

Leia também: Scale-up: o que é e como construir uma empresa do futuro

Importância da estratégia adaptativa

Como dissemos acima, o mundo hoje não é mais o que foi no passado. O que você consome hoje, o que você veste, os equipamentos que usa, são completamente diferentes do que eram há 10 ou 20 anos. Até mesmo a pandemia mudou radicalmente hábitos de consumo e comportamento.

Por isso, se um negócio não acompanha as tendências e inovações do mercado, ele certamente ficará para trás com relação aos que estão atentos aos novos contextos. A estratégia adaptativa tem como premissa a ideia de que para atender as pessoas da melhor forma é preciso se adaptar, mudar, inovar.

E é por isso que ela se torna fundamental, para que sua empresa não caia no erro de ignorar as mudanças que são cada vez mais frequentes na sociedade e se torne atrasada ou, até mesmo, obsoleta.

Quais são os 4 elementos da estratégia adaptativa?

estrategia adaptativa ideias
Quais são os 4 elementos da estratégia adaptativa?

O livro de Sandro Magaldi e José Salibi Neto traz quatro elementos que servem como base para a implementação da estratégia adaptativa de forma eficaz:

  1. Obsessão pelo cliente;
  2. Cultura organizacional;
  3. Agilidade;
  4. Gestão de dados.

Confira a seguir uma breve explicação sobre cada um desses elementos.

Obsessão pelo cliente

O foco principal da estratégia adaptativa é o cliente. Ela busca ajudá-lo a tomar as melhores decisões de acordo com suas necessidades, sendo que, para isso, é preciso oferecer várias opções de compra.

Para entender as necessidades do cliente e descobrir o que irá ajudá-lo a sanar tais demandas, é preciso observar cautelosamente seu comportamento a fim de oferecer um facilitador para sua vida.

Um exemplo simples é pensar na modernização dos meios de pagamento. Hoje em dia é possível pagar por uma compra usando apenas seu telefone celular. Isso se deu pois foi notado que, por muitas vezes o cliente se esquecia da carteira e acabava passando por situações constrangedoras. Ao mapear o problema, os bancos e empresas de tecnologia buscaram uma solução prática e eficiente.

Sendo assim, você já pensou no que acontecerá com os estabelecimentos que não se adaptarem a essa nova tecnologia? Fica fácil perceber como a estratégia adaptativa faz toda a diferença, não é mesmo?

Cultura organizacional

A cultura organizacional é mais um ponto muito importante para a estratégia adaptativa. Ela é uma espécie de identidade da empresa, que direciona suas escolhas e a maneira em que as coisas são executadas por lá.

Por isso, é preciso que a cultura organizacional da empresa esteja alinhada com a ideia de inovação para que a estratégia adaptativa seja executada com sucesso. É necessário que ela abrace a criatividade, a tecnologia e esteja pronta para executar o que for proposto para inovar.

Isso porque, se a cultura organizacional tiver seu foco em cumprir processos antiquados, dificilmente o negócio conseguirá seguir uma estratégia adaptativa. Para funcionar, a empresa deve estar focada em resultados e não em processos.

Agilidade

O terceiro elemento é quase autoexplicativo: agilidade. Inovação está diretamente ligada à velocidade. É preciso acompanhar as mudanças de cenário e as novas tecnologias para não ser “engolido” por elas.

É importante dar destaque às mudanças de cenário, pois podemos ser pegos de surpresa, como ocorreu com a pandemia da COVID-19. Muitos negócios fecharam as portas durante o período, pois não conseguiram se adaptar à brusca mudança de cenário. É preciso ter, acima de tudo, inteligência para agir na velocidade certa e atender às demandas que surgem com agilidade.

Uma dica importante é se utilizar de metodologias ágeis para auxiliar na organização e resolução dos problemas dentro da companhia, como, por exemplo:

Gestão de dados

Por último, mas não menos importante, vem a gestão de dados, pois uma estratégia adaptativa eficiente deve ser pautada em dados. Não podemos contar com achismos quando falamos sobre inovação, precisamos comprovar a aplicabilidade do plano.

Tomar decisões sem basear-se na ciência e em dados concretos, pode ser um risco até mesmo para a existência da companhia. Portanto, não abra mão das ferramentas de coleta, armazenamento e análise de informação, assim como proteção de dados, organização e processamentos.

Baseie-se em dados concretos.

Como funciona a estratégia adaptativa para vendas?

estrategia adaptativa pagamento celular
Como funciona a estratégia adaptativa para vendas?

Quando falamos sobre vendas, a ideia da estratégia adaptativa é: ofereça soluções que facilitem a vida e resolvam as dores do consumidor. Não adianta querer apenas empurrar determinado produto ou serviço, é preciso mostrar que ele fará diferença na vida de quem o adquirir.

Sabemos que, atualmente, o perfil de vendas mais incisivo não agrada mais ao público, que busca uma experiência diferenciada e personalizada. O que o consumidor quer, é encontrar no vendedor/empresa alguém que compreenda seu problema e ofereça uma solução eficiente.

Sendo assim, para implementar a estratégia adaptativa em vendas, é importante:

  • Estudar seu mercado;
  • Conhecer bem seu cliente;
  • Ser ágil na descoberta de soluções;
  • Estar sempre atualizado.

Leia também: Mercado consumidor: o que é, qual a sua importância e os tipos

Quais os principais desafios de se implantar a estratégia adaptativa?

estrategia adaptativa empresa
Quais os principais desafios de se implantar a estratégia adaptativa?

A este ponto, podemos dizer que os maiores desafios para se implantar a estratégia adaptativa são os antigos costumes das organizações e a falta de preparo de suas equipes para lidar com os obstáculos impostos pelas novas tecnologias e por contextos inesperados.

Além disso, o conceito de estratégia adaptativa também traz a necessidade de rever o que é considerado “certo” ou “funcional” pelas organizações, de buscar um olhar mais aberto, moderno e inovador.

Se voltarmos mais para o presente, principalmente após a pandemia de COVID-19, o livro se encaixa por oferecer uma reflexão de como extrair referências e aprendizados sobre tudo o que acontece ao nosso redor para nos adaptar aos novos contextos que nos cercam.

Nesse raciocínio, um dos aprendizados mais relevantes que podemos extrair é como as empresas podem se adaptar a terrenos instáveis e que a volatilidade é uma constante.  Essa perspectiva deve vir acompanhada de um sistema que preze pela agilidade, pela gestão baseada em dados e por uma cultura organizacional que apoie a dinâmica do ambiente em mutação.

Conclusão

estrategia adaptativa streaming
Estratégia adaptativa.

Como visto ao longo do artigo, “Estratégia Adaptativa” é uma obra de cabeceira para líderes, CEOs, diretores ou mesmo gestores que precisam tomar decisões estratégicas em suas empresas.

A mensagem que o livro passa é a de que sua empresa não pode fazer mais o que fazia antes, precisa gerir os negócios de uma nova maneira. Para tal, precisam entender o contexto que as cercam e criar uma nova cultura organizacional, para, assim, trazer um novo modelo de negócio que converse com as transformações do mercado.

Inovação não é achismo. É uma ciência de dados. Coloque-os em prática na sua empresa e passe a encarar o novo mundo de frente e atender às necessidades do mercado consumidor.

Author: Gabrielle Laiz de Souza DinizComercial e Marketing

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Siga a Assensus nas Redes sociais:

Posts em destaque

Você também pode gostar destes conteúdos

Assine nossa Newsletter

Troque de Contador

Trabalhe Conosco

×