Você sabe o que é e para que serve um plano de negócios? Sabemos que abrir um negócio demanda muitos fatores e o principal deles é, provavelmente, a organização. O plano de negócios está aí para ajudar nessa missão e guiar seus passos para um empreendimento viável e sustentável.
Por meio deste documento, é possível mapear todos os aspectos da empresa, desde custos, passando pelo público-alvo e estratégias de marketing, até seu ponto de venda ideal. É uma espécie de guia sobre a empresa feito com base em pesquisas e análises reais para pautar todo o desenvolvimento em busca de seus objetivos.
Se você quer saber mais sobre como funciona e conhecer cada etapa para montar um bom plano de negócios, siga com a gente e acompanhe nosso passo a passo.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento usado para estabelecer o modelo, objetivos, recursos e estratégias de um empreendimento. Por meio dele é possível averiguar a viabilidade do negócio, evitando, assim, que se enfrente riscos imprevistos no futuro.
Isso porque o plano de negócios é uma espécie de mapa que aponta os caminhos mais seguros e viáveis para que sua empresa alcance suas metas. Por essa razão, ele deve ser baseado sob diversos pontos de vista: financeiro, mercadológico, operacional, estratégico, dentre outros.
Sendo assim, não é possível montar um plano de negócios baseado apenas em ideias e especulações, é preciso que se faça uma pesquisa aprofundada, com dados e análises reais, para que a base do documento seja sólida e ele possa, de forma efetiva, elucidar os caminhos para o melhor desenvolvimento da sua empresa.
Para que serve um plano de negócios?
De forma simplificada, o plano de negócios serve para determinar a viabilidade de uma empresa. Ele se baseia em pesquisas e análises de dados para estabelecer quais são os caminhos que sua empresa deve seguir para alcançar seus objetivos no mercado.
Tais objetivos também devem ser mapeados no plano, assim como o modelo de negócio, seus recursos, estratégias e tudo o que envolve o futuro do seu empreendimento.
Dessa forma, é possível antever algumas situações e se preparar para enfrentá-las da melhor maneira, de forma a não prejudicar o caminho até suas metas.
Qual a importância do plano de negócios?
Ter um plano de negócios é de extrema importância, tanto para empresas que estão começando, quanto para aquelas que pretendem realizar uma ampliação. Este planejamento evita que erros aconteçam pela falta de conhecimento e análise, já que ele diminui as incertezas e aponta a direção mais segura para as tomadas de decisão.
É claro que ele não elimina completamente os riscos, pois imprevistos sempre podem ocorrer, porém, as chances de problemas gerados por falta de informação são bem menores.
Veja algumas das vantagens de fazer um plano de negócio para sua empresa:
- Facilita a reunião e organização das ideias de negócio em um só documento;
- Dá apoio à administração da empresa quanto a estratégias e números;
- Ajuda sócios, clientes, funcionários, e todos os envolvidos no negócio a se comunicarem e a entenderem melhor o direcionamento da empresa;
- Facilita a captação de recursos humanos e financeiros;
- Direciona empresas que pretendem ampliar seu negócio.
Como fazer o plano de negócios?
Agora que você já entendeu melhor qual a importância e necessidade desse documento, deve estar pensando que fazer seu plano de negócios é um bicho de sete cabeças.
Mas, fique tranquilo, pois não é assim tão complicado. É claro que é um trabalho que demanda pesquisas, tempo e dedicação, mas nós estamos aqui para te ajudar neste caminho.
Veja a seguir as etapas essenciais para se fazer um plano de negócios eficiente.
Estruturação do plano de negócios
Um bom plano de negócios deve ser composto por diversas seções que permitam um entendimento do negócio como um todo. Elas devem ser organizadas de maneira que o leitor possa facilmente entender o funcionamento da empresa descrita.
O documento costuma se subdividir em planos mais específicos, como plano de marketing, plano financeiro, dentre outros.
Normalmente, a estrutura de um plano de negócios deve conter as seguintes seções:
- Sumário executivo;
- Público-alvo do empreendimento;
- Análise de mercado;
- Plano de marketing;
- Plano operacional;
- Planejamento financeiro;
- Avaliação de viabilidade.
Veja abaixo qual conteúdo deve estar descrito em cada uma dessas seções.
Elaboração do sumário executivo
O primeiro passo para se montar um plano de negócios é a elaboração do sumário executivo. Esta seção é uma espécie de resumo de todo o plano e pode ser considerada como a principal seção do documento.
Ele deve conter os dados dos sócios, como atribuições e experiência profissional de cada um; dados do empreendimento, como missão, setor de atuação, capital social, fontes de recursos, enquadramento tributário e forma jurídica.
De forma sucinta, o sumário deve conter todas as principais informações, disponibilizando uma visão geral sobre seu negócio.
Determinação do público alvo do empreendimento
Este é um ponto importantíssimo do processo e do seu plano de negócios. É a partir da definição do público-alvo que suas estratégias serão criadas a fim de atingi-lo de forma certeira e eficiente.
Para definir o público-alvo, é necessário realizar uma pesquisa de mercado para levantar o máximo de informações possível sobre seu cliente. Você deve compreender qual é o seu comportamento, se é pessoa física ou jurídica, quais são suas dores e o que ele está buscando.
Essa pesquisa pode se dar por meio de questionários, entrevistas, análise da concorrência e trocas de informações com potenciais clientes.
Dessa maneira, você conseguirá coletar os dados necessários para estabelecer os próximos passos de seu negócio.
Realização da análise de mercado
Nesta seção entram as pesquisas de mercado, dados sobre a concorrência e sobre o posicionamento da empresa.
Aqui você precisa identificar quem são seus clientes, fornecedores e concorrentes; além de detalhar os produtos que vai oferecer e entender qual a localização do seu empreendimento, seja ele físico, digital ou misto.
Então, com todas essas informações coletadas, é possível identificar o melhor caminho para que a empresa atinja seus objetivos, além de indicarem tom e direção para as ações promocionais.
Elaboração de um plano de marketing
Nesta etapa, deve-se começar descrevendo quais serão os principais produtos e serviços fornecidos pela sua empresa. Então, é preciso acrescentar uma relação de preços, que deve considerar custos, benchmarks de mercado, e a disposição de pagamento do consumidor sobre seu produto.
Outro item importante, são as estratégias de promoção que serão utilizadas (publicidades, amostras, eventos, descontos, dentre outros), além da estrutura para a comercialização e a localização ideal para seu ponto comercial ou a melhor plataforma de vendas online.
Determinação do plano operacional
Agora é o momento de pensar no seu empreendimento na prática. Aqui você deve definir a estrutura física de sua empresa, incluindo, também, uma cópia da planta do imóvel onde ela ficará instalada.
Além disso, deve-se acrescentar a capacidade produtiva para definir a quantidade ideal de matéria prima a fim de reduzir desperdícios, e as necessidades de recursos humanos.
Por fim, o documento também deve conter os processos operacionais, informando como funcionará a fabricação de seus produtos, a venda dos mesmos, os prestadores de serviços e todas as rotinas administrativas.
Planejamento financeiro do negócio
O planejamento financeiro é uma etapa de suma importância em seu plano de negócios. Aqui você deve detalhar o investimento total na sua empresa, começando antes mesmo dela abrir as portas.
São os gastos de valor fixo para equipamentos, móveis, legalização, obras, divulgação e treinamento de funcionários. O capital de giro também entra aqui, incluindo um valor para estoque inicial e um valor de caixa suficiente para cobrar a diferença entre o prazo de pagamento aos fornecedores e o prazo de recebimento do pagamento dos clientes.
Também é importante listar se o investimento no empreendimento virá de recurso próprio dos sócios ou de terceiros, no caso de haver investidores, além de listar a porcentagem de cada fonte.
Por fim, devem ser acrescentados estimativa de faturamento mensal, estimativa de custos das matérias primas, custos de comercialização, custos com mão de obra, depreciação dos investimentos fixos e custos operacionais fixos.
Avaliação geral da viabilidade de execução do plano de negócios
Chegamos, enfim, à última parte do seu plano de negócios. Neste ponto, você deverá realizar uma avaliação geral da viabilidade de execução do seu plano. Para isso, você poderá analisar alguns indicadores:
- O quanto a empresa deve faturar para cobrir seus custos;
- O quanto lucrará em relação ao faturamento;
- A rentabilidade, que é o lucro dividido pelo investimento total;
- E o prazo de retorno sobre seu investimento.
Com todas essas informações, agora você pode ter uma melhor visão sobre a viabilidade de seu plano e, assim, colocar em prática seu empreendimento.
Como fazer um plano de negócios pelo Canvas?
Como pudemos ver anteriormente, o plano de negócios é um documento extenso, cheio de informações e detalhes. Por isso, apesar de ser uma ferramenta crucial, já que funciona como um guia para a empresa, ele pode não ser a opção mais prática e viável para uma consulta no dia a dia.
Sendo assim, uma boa opção é criar um plano de negócios no Canvas, que é uma ferramenta que traz um modelo diferente e inovador para o plano de negócios. Trata-se de um quadro com 9 divisões, onde você poderá dispor das informações mais essenciais sobre seu empreendimento. São elas:
- Proposta de Valor: o valor da sua empresa para o mercado e os problemas que seu produto/serviço pretendem resolver;
- Segmento de Clientes: o público-alvo que deseja atingir;
- Atividades-Chave: os principais produtos/serviços que a empresa vai oferecer;
- Principais Recursos: tudo o que é necessário para a empresa funcionar, como funcionários, equipamentos, etc;
- Principais Parcerias: fornecedores mais importantes, serviços terceirizados essenciais;
- Relacionamento com o Cliente: relação empresa-cliente e seus custos. Aqui deve-se pensar na expectativa do cliente e também em estratégias de marketing;
- Estrutura de Custos: os custos que serão necessários para manter a empresa funcionando;
- Canais: formas pelas quais os clientes serão alcançados e poderão adquirir seu produto/serviço;
- Fontes de Receita: origem dos recursos que garantem que o negócio se mantenha, além do valor de seu produto/serviço.
Para criar um plano de negócio no modelo Canvas, você pode usar a ferramenta específica, ou simplificar usando uma lousa ou mesmo uma folha de papel. O importante é que nele estejam sintetizados os dados mais importantes do plano.
Modelo de plano de negócios
Agora que você já entendeu melhor sobre a importância do plano de negócios e quais as informações que devem estar incluídas no documento, ficou em dúvida sobre como colocar em prática?
Separamos para vocês dois tipos de modelos de plano de negócios para ajudar a orientar a criação da ferramenta para seu empreendimento.
Veja aqui um modelo de plano de negócios na forma mais completa e tradicional.
E, agora, veja abaixo um modelo simplificado no padrão de plano de negócios Canvas. Nessa opção, basta preencher cada um dos quadrantes com as informações correspondentes, conforme listado no seu plano mais completo, como explicamos acima.
Fonte: https://sitebemfeito.com.br/blog/como-criar-um-plano-de-negocios-no-canvas/
Não tem segredo! Organize suas ideias e mãos à obra!
Conclusão
Neste texto, vimos que o plano de negócios é um documento essencial para que seu empreendimento alcance seus objetivos, sejam eles a curto ou longo prazo. Porém, para que ele cumpra seu papel de maneira eficiente, é preciso baseá-lo em pesquisas e análises de dados reais, para que, assim, tenhamos um cenário verossímil.
Se você está iniciando um negócio, certamente já sabe que irá precisar de uma boa assessoria contábil para guiar seu caminho, já que a contabilidade é parte crucial para o desenvolvimento de uma empresa.
Os profissionais da Assensus estão à disposição para facilitar esse trajeto, oferecendo processos de alta qualidade, ágeis e eficientes, e buscamos prestar um atendimento consultivo com proximidade e dinamismo aos nossos clientes.
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